segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ESCOLA REALIZA A CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE

IV CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS

Professora Sheila comanda os trabalhos
       Na última quarta-feira, 21, foi realizada em nossa Escola a IV Conferência Escolar do meio Ambiente: a CONVIDA. A necessidade da realização das conferências nas escolas foi amplamente divulgada na imprensa e, em nossa instituição, a tarefa foi cumprida com muito êxito.
       A preparação para o evento teve início com uma reunião pedagógica evolvendo todos os professores do ensino fundamental, onde foram discutidas como seria a dinâmica dos trabalhos a ser desenvolvidos.
A organização da Conferência ficou por conta da Professora de Ciências, Sheila Sonilma e foi dividida em quatro grandes eixos temáticos, representando os quatro elementos da natureza: ar, água, terra e fogo. Ainda no encontro de elaboração ficou acordado que os quatro temas seriam divididos pelas séries/turmas. Assim os 6º anos trabalhariam o tema "água", os 7º anos o tema "terra", os 8º anos ficariam com o tema "ar" e os 9º com o "fogo".
       Durante a execução dos trabalhos em sala de aula, os alunos apresentaram várias propostas e desenvolveram várias projetos de ação ambiental, sendo orientados pelos seus professores. Após a preparação em sala,  finalmente aconteceu a Conferência propriamente dita com a participação de professores, gestores, coordenadores e representantes da comunidade local. Quem também se fez presente no evento foram as técnicas da 7ª Dired, Ione e Bernadete, que saíram encantadas com o que presenciaram.
         A IV Conferência Escolar  foi aberta pelos alunos do 7º ano "A" que apresentaram uma esquete teatral abordando o não-desperdício da água. Durante o evento, foram apresentados oito projetos diferentes, sendo um de cada turma do ensino fundamental, que já haviam sido previamente escolhidos nas próprias salas.. Quer seja através da projeção de slides ou de álbuns seriados, os próprios alunos apresentaram à plenária os seus projetos e as suas ideias por uma escola e um mundo mais sustentável. Os projetos apresentados foram:
6º A - Guardiões da água
6º B O desperdício da água
7º A - Hortas sustentáveis
7º B - Vamos cooperar para um mundo melhor
8º A - Pet plantas: beleza é ter verde
8º B - Ar puro na Escola
9º M - Desloque-se usando a sua própria energia
9º T - Vida saudável usando a energia do corpo.
             Após a apresentação de todos os projetos, a plenária teria que escolher apenas um para representar a Escola na Conferência Regional, bem como o delegado que o defenderá nas próprias etapas.                       A eleição do projeto vencedor se deu por voto e aclamação de todos que estavam na plenária, tendo sido escolhido o Projeto "Pet plantas: beleza é ter verde", do 8º ano "A", que será defendido pela delegada eleita para a etapa regional, Francivânia Santos, daquela turma. De acordo com a Professora Sheila Sonilma, coordenadora da conferência na Escola, todas as etapas de preparação do evento foram muito exitosas. "Fiquei muito realizada com o grande envolvimento dos alunos durante todo o processo da Conferência na Escola e muito feliz com a consciência ambiental que os nossos alunos demonstraram ter, se comprometendo em construir uma escola mais sustentável", disse ela emocionada. 
              O projeto vencedor foi cadastrado no portal oficial da Conferência e segue agora para a etapa regional.

Alunos prestigiam o evento
Alunos do 7º A apresentando
Alunos prestigiam o evento
Alunas do 9º T apresentam seu trabalho
Alunas do 9º M apresentam seu trabalho
Alunas do 6º B apresentam seu trabalho
Alunos do 7º apresentam seu trabalho
Técnicas da 7ª Dired e Profª Cida
Alunas do 8º A apresentando seu trabalho


Nenhum comentário: