segunda-feira, 2 de setembro de 2013

PROFESSORA APARECIDA REALIZA GINCANA COM SEUS ALUNOS

        Nesta última quinta-feira, 29, as turmas do 7º anos A e B tiveram uma manhã bem agitada em nossa Escola, pois ambas participaram de uma gincana cultural sobre livros e leituras. A ação foi organizada pela Professora de Língua Portuguesa, Aparecida Medeiros, e serviu como culminância do projeto "30 minutos de leitura", que vem sido desenvolvido por ela nas turmas de 7º anos desde o início de março.

         Os preparativos para a gincana começaram ainda no mês de agosto quando os alunos das duas turmas receberam algumas tarefas que deveriam ser cumpridas e apresentadas no dia da culminância, entre elas a missão de arrecadar livros e revistas para serem doados a nossa Biblioteca.
         O evento aconteceu no pátio interno da Escola e não atrapalhou a dinâmica das aulas nas outras turmas. A culminância teve início com a apresentação de grupos de dança que trouxeram coreografias sobre obras que já haviam lido, com base nas músicas Dom Quixote (Engenheiros do Hawai) e Sitio do Pica-pau Amarelo (Gilberto Gil).
          A gincana seguiu com provas surpresas que foram disputadas ponto a ponto pelas duas equipes. Entre as provas mais divertidas, estavam o "passa ou repassa', com questões sobre as obras literárias trabalhadas e lidas dentro do projeto; o "torta na cara", também com questões de literatura infantil; a caracterização de autores; a apresentação de um autor jaçanaense; declamação de poesias; e o estourar de balões onde continha gêneros textuais e autores estudados pelos alunos.
           O evento foi muito divertido para os alunos e muito gratificante para a professora Aparecida. "Estou muito feliz com o trabalho realizado. Se consegui fazer com que 10% dos alunos se apaixonassem pelo universo da leitura, pra mim já valeu à pena. E o projeto não acabou por aqui. Ele continha vivo dentro e fora da sala de aula", disse ela muito otimista.
            Na contabilização da prova de arrecadação de livros e revistas que foram doados a Biblioteca, os alunos do 7º ano "A" conseguiram arrecadar 502 exemplares, contra 627 do 7º ano "B". Ao final , a vitória ficou mesmo com a turma do 7º ano "B" que somou 438, enquanto que a galerinha do 7º ano "A" totalizou 376 pontos.











Nenhum comentário: