HISTÓRICO

Dados Sumários


NOME: Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza
ENDEREÇO: Rua Prefeito José Pereira da Silva, 182 - Bairro São José - CEP 59225-000  Jaçanã/RN
TELEFONE: (84) 3295-2413
E-MAIL: escolaterezinhacarolino@yahoo.com.br
CNPJ: 01.832.578/0001-77
CÓDIGO DO INEP: 24040207
TOTAL DE ALUNOS EM 2013:  611 alunos
NÍVEIS DE ENSINO: Fundamental (séries finais) e Médio (Regular e EJA)
CREDENCIAMENTO: Portaria 11.729 de 01/07/1993
AUTORIZAÇÃO: Portaria 044, de 27/08/2010
NOTA DO IDEB: 4,3 (dados de 2011)

Um pouco de nossa Escola

            A Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza – Ensino Fundamental e Médio, situada na Rua Prefeito José Pereira da Silva, 182, Bairro São José, no Município de Jaçanã-RN, é mantida pelo poder público e administrada pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN.
A criação da escola surgiu a partir da reivindicação da comunidade local por
uma escola que oferecesse o ensino em nível médio, tendo em vista que para efetuar seus estudos nesse nível de ensino, os alunos precisavam se deslocar para os municípios vizinhos de Coronel Ezequiel (RN) e Nova Floresta (PB).
No ano de 1990, a comunidade foi atendida em sua reivindicação e a instituição de ensino deu início ao seu funcionamento nas dependências da Escola Estadual Manoel Fernandes com a oferta do Ensino Médio Normal. Em 1993, foi transferida para um prédio próprio, construído pela Secretaria Estadual de Educação a partir de um terreno doado pela Prefeitura do Município, quando implantou o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries, que servia de laboratório para a formação de estágio ao Magistério.
Na forma de sua legalização perante os órgãos superiores, a escola teve seu Ato de Criação oficializado pelo Decreto nº 11.729, de 1º de julho de 1993, publicado em Diário Oficial do Estado, edição de 02 de julho de 1993, com a atual
denominação.
Por sua vez, a Portaria nº 789/95-SECD-GS autorizou o funcionamento do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries e do 2º Grau – Habilitação ao Magistério, com efeito retroativo ao ano de 1990.
Em 1999, o Curso de Magistério e o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries foram extintos gradativamente, sendo substituídos pelo Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano, pelo Ensino Médio Regular e pela modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio, implantada no ano de 2010. Convém destacar que a autorização para as referidas etapas e modalidades de se deu a partir da Portaria nº 044, de 27 de agosto de 2010. Há alguns anos a instituição funciona nos três turnos: matutino (07às 11h30), vespertino (13h às 17h30) e noturno (19h às 22h), com sete salas de aulas, atendendo a um número estimado de 650 a 700 alunos.
A escola está instalada em prédio próprio, apresentando a seguinte estrutura física: 07 (sete) salas de aula, secretaria, diretoria, cozinha, depósito para merenda escolar, almoxarifado, área coberta (pátio interno), biblioteca, laboratório de ciências, sala de multimídia (com 10(dez) computadores, TV e vídeo), sala de professores, sala de apoio pedagógico, 03 (três) depósitos, pátio externo, quadra de esportes não coberta, além de uma grande área externa murada, e de sanitários para alunos, professores e funcionários.
Por se tratar da única escola a ofertar o Ensino Médio na localidade, recebe
alunos, tanto da zona urbana como da zona rural. Com a implantação das políticas
públicas do Governo Federal nas últimas décadas, a escola foi contemplada com a ampliação do seu espaço físico para atender a demanda de alunos existentes no município.
           No ano de 2012, a escola funcionou com vinte turmas, tendo sido: sete pela manhã (dois 6º, dois 7º, dois 8º e um 9º ano), sete à tarde (um 9º, duas 1ª, duas 2ª e 3ª séries) e seis á noite (uma 1ª, uma 2ª e uma 3ª séries, e um 1º , um 2º e um 3ª período de EJA), atendendo a um total geral de 611 alunos.
A organização técnico-administrativa e pedagógica da escola está assim distribuída: Diretor, Vice-diretor, ambos com formação acadêmica em Letras e eleitos por voto direto da comunidade escolar; Coordenador Pedagógico, licenciado em Pedagogia; Coordenador Financeiro, licenciado em Geografia e Curso Técnico em Contabilidade; Bibliotecário, com formação em Letras; Laboratórios, profissionais de educação com Ensino Médio; Secretário Escolar, com formação em Pedagogia; e Auxiliares de Secretaria com o Ensino Médio. Ressalte-se que todo o corpo docente tem formação em nível superior, com licenciaturas específicas para as áreas em que atuam. Todos os profissionais que atuam na escola são concursados, a exceção de quatro ASG´s que são terceirizadas.
A escola organiza suas turmas de modo a assegurar no Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio, uma média máxima de 40 alunos por turma, respeitando os critérios de inclusão.
Os nossos pontos fortes são as nossas conquistas educacionais alcançadas ao longo desses últimos dois anos. A saber, conseguimos reduzir o índice de abandono e reprovação, saindo de um índice de reprovação no Ensino Fundamental de 25% em 2009 para 06% em 2012 e conseguimos aumentar as taxas de aprovação no Ensino Médio de 74% em 2009 para 96% em 2012. Outro fator que nos enche de orgulho foi a nossa saída do anonimato e o nosso reconhecimento enquanto escola de qualidade na nossa comunidade e na região. Nossa ascensão nesse sentido começou em 2008, quando fomos semifinalistas na Olimpíada de Língua Portuguesa, indo até a cidade de São Paulo. Em 2009 representamos o RN na Conferência Nacional da Juventude, em Brasília. Em 2010 fomos campeões regionais dos Jogos Escolares do RN nas modalidades de handebol e pesca, representamos o RN no Parlamento Jovem, em Brasília, fomos novamente semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa (indo a Curitiba), fomos campeões regionais da Gincana da Juventude, aprovamos 30 alunos nos vestibulares regionais e 09 no IFRN e representamos a 7ª DIRED na CIENTEC/UFRN com dois projetos científicos. Em 2011 representamos o RN no Programa Missão Pedagógica no Parlamento, em Brasília, tivemos um aluno finalista no Programa Jovem Embaixador e representamos a 7ª DIRED na CIENTEC/UFRN com três projetos científicos. Em 2012 a nossa ascensão só continuou, uma vez que: representamos novamente o RN no Programa Missão Pedagógica no Parlamento, em Brasília; um aluno nosso foi eleito Parlamentar Jovem do Mercosul 2012/2013; outro aluno nosso representou o RN no Programa Jovem Embaixador; conquistamos o 2º lugar do Prêmio de Gestão Escolar na Etapa Estadual e conquistamos o Prêmio “Jaçanãense do Ano”.
Todas essas conquistas nos deram muita visibilidade e garra para continuarmos, pois num universo de centenas de escola nós nos fizemos ser enxergados pelo trabalho administrativo e pedagógico que desenvolvemos aqui.
Outra grande e importante ação foi alimentação semanal do blog de nossa escola, onde postamos informações sobre tudo que acontece e desenvolvemos em nossa instituição, o qual já atingimos mais de 20 mil acessos em apenas dois anos
As nossas dificuldades de aprendizagem estão ligadas aos componentes curriculares de Matemática (no Ensino Fundamental) e Química (no Ensino Médio), os quais consideramos disciplinas críticas e que apresentam índices de reprovação, ainda que baixos, mas suficientes para nos preocuparmos e desenvolvermos projetos para reduzir ainda mais os índices de reprovação nessas áreas. .Outro fator negativo que nos preocupa são alguns alunos novatos de 6º ano e 1ª série que nos chegam com graves problemas de aprendizagem, pouco conhecimento didático e comportamento indisciplinado. Em geral, esses alunos oriundos de outras escolas trazem consigo um histórico de pouco conhecimento lingüístico e matemático, além de desinteresse pelos estudos. Nosso maior desafio tem sido Inserir esses alunos em nosso projeto de educação institucional e fazê-los entender e respeitar as normas da nossa escola e perceber o nível de que educação que pretendemos lhes oferecer.
Quanto a dificuldades de ensino, enfrentamos a falta de docentes de algumas áreas, sobretudo para o ensino de línguas, o que obriga os gestores (diretor e vice), além de coordenadores pedagógicos – por não suportarem ver os alunos sem professores - irem para a sala de aula, desempenhando a dupla função de gestores e professores, o que certamente negligencia de alguma forma as suas reais funções, pois no momento em que o gestor sai das suas atribuições para ir dar aula, seu espaço fica descoberto e problemas de ordem interna fatalmente acontecem.
Nossas fragilidades e problemas estão diretamente ligados à parte de infra-estrutura da escola e à falta de profissionais de apoio. No que se refere à infra-estrutura, nos falta espaço para almoxarifados, para mais salas de aulas e para a instalação de uma tele-sala, além da cobertura de nossa quadra de esportes. O espaço para construção existe, mas a verba não. Não fossem os problemas estruturais, nos faltam profissionais como porteiros e vigias. Para se ter uma ideia do problema, no final de 2011 a escola foi arrombada e os ladrões levaram muitos equipamentos eletrônicos. Como não há vigias na escola, eles agem livremente. Só nos primeiros meses de 2012 a escola já foi atacada quatro vezes.
De mãos atadas, enquanto comunidade escolar nada podemos fazer diante desses problemas. O que nos cabe é denunciar às autoridades policiais e encaminhar ofício à SEEC pedindo soluções para os problemas. 
            Nessa perspectiva queremos formar em nossa escola um sujeito que seja consciente de seu papel como cidadão, critico, empreendedor, no sentido de estar constantemente em busca de novas informações acerca do conhecimento e em relação ao mundo do trabalho; criativo, consciente de seus direitos e obrigações, e, sobretudo, com conhecimento e atitudes que possam contribuir para a transformação da realidade em que vivemos, seja num contexto de universo, país, região ou localidade.
            A escola que pretendemos construir e ofertar aos nossos alunos a partir desse documento é aquela em que os conhecimentos de prévio e de mundo se
atualizam constantemente, priorizando a formação formal (conhecimentos), aliada á formação humana (valores), salientando-se a visão de ofertar uma educação que seja voltada à formação cientifica, mas que ao mesmo tempo, resgate a “essência” do ser humano, nas suas múltiplas dimensões.
            No tocante ao saber, enfatizamos a relação saber - pensar – agir, almejando a partir daqui ofertar um tipo de saber que realmente condiga com a realidade daquilo que é básico para a vida do nosso aluno e para que este possa prosseguir seus estudos, de modo que esses saberes acumulados possam realmente ser aplicáveis em seu dia-a-dia.
            Sendo assim, nossa escola assume a responsabilidade de oferecer condições ao nosso aluno de que ele possa conhecer os saberes acumulados pela Humanidade, proporcionando-lhe uma visão mais ampla com os conhecimentos da atualidade. Assim, partilhamos do pensamento de que as transformações sociais exigem um novo tipo de escola e consequentemente, um novo tipo de educação e formação para uma nova sociedade.
            Esse aspecto se caracteriza como um dos princípios norteadores do compromisso constante de todos os agentes educativos de nossa escola, envolvidos no processo, criando-se a visão da necessidade de uma educação que dê conta de formar pessoas capazes de ser sujeitos de suas vidas, conscientes de suas opções, valores e projetos e atores sociais comprometidos com um novo tipo de sociedade e de humanidade”.