PPP, UM DOCUMENTO PARA SER REVISITADO SEMPRE
O NOSSO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Base Legal:
Aprovado e Autorizado pela
SOINSPE e CEE/RN pelo Parecer nº 044 de 27/08/2010, publicado no Diário Oficial
nº 12.285, de 28/08/2010
OBJETIVOS GERAIS:
1.
Conquistar maior autonomia para a unidade escolar, abrindo possibilidades para
a realização de experiências inovadoras, ousadas e desafiadoras;
2. Organizar e desenvolver situações de
ensino: reconhecendo e respeitando diferenças relacionadas a fatores tais como
nível socio-econômico, cultura, etnia, gênero, religião e outros; formulando
objetivos de ensino contextualizados, possíveis de serem atingidos e expressos
com clareza; selecionando conteúdos e estratégias de ensino e aprendizagem adequadas
às condições dos alunos e aos objetivos pretendidos; planejando instrumentos de
avaliação diversificados, que sejam capazes de captar a gama de resultados
obtidos com situações criadas e experiências vivenciadas;
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
1. Colaborar na formulação de propostas de intervenção
pedagógica voltadas para a reorganização do trabalho escolar, tendo em vista o
progresso e sucesso de todos os alunos da escola;
2. Possibilitar o uso pedagógico das novas tecnologias
de informação e de comunicação, na ação docente;
3. Subsidiar a elaboração e execução de projetos,
comprometendo-se com o desenvolvimento profissional, com a ampliação do
horizonte cultural e a formação permanente dos docentes;
4. Refletir sobre a prática docente, de forma a
aprimorá-la, avaliando os resultados obtidos e sistematizando conclusões a
respeito;
5. Possibilitar uma formação pedagógica e social, de
forma que o aluno possa atuar como cidadão e como profissional consciente e
responsável: pautando-se por princípios da ética democrática - dignidade,
respeito mutuo,justiça, participação, responsabilidade, diálogo e
solidariedade;
6. Favorecer a participação
da comunidade na gestão democrática da escola, integrando os diversos
colegiados (Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, dentre outras), buscando caminhos para
resoluções de problemas;
7. Contribuir para a
construção de uma sociedade justa, democrática, fraterna e sustentável;
8. Favorecer as reflexões e
a busca de informações para a compreensão do significado e da importância da
qualidade na educação democrática do ensino público;
9. Superar as imposições ou
disputas de vontades individuais oportunizando a toda a comunidade escolar a vivência da
construção e participação de todos na gestão democrática.
METAS A SEREM ALCANÇADAS
1.
Efetivar e consolidar a participação da comunidade escola na melhoria do funcionamento da escola, visando aumentar o
rendimento escolar dos alunos e diminuir a evasão escolar através da
conscientização dos pais sobre a importância de uma maior aproximação e da
participação da dinâmica escolar;
2.
Organizar, sistematizar e planejar propostas pedagógicas e conteúdos
curriculares no início de cada ano letivo;
3.
Apresentar sugestões e orientar o corpo docente para o desenvolvimento de
práticas pedagógicas , através de atividades e projetos
interdisciplinares;
4.
Promover e implementar ações metodológicas para sanar os déficits apresentados
pelos alunos de acordo com a série e a área específica;
5.
Atender às necessidades básicas de aprendizagem dos alunos, reduzindo a
reprovação e conseqüentemente erradicar a evasão escolar
6. Fortalecer e assegurar a autonomia da escola
mediante aos aspectos pedagógicos e administrativos;
7. Habilitar os funcionários a exercerem bem as suas
funções, reconhecendo os seus direitos e deveres na instituição escolar;
8..Promover incentivos á Educação de Jovens e
Adultos, incentivando a matrícula e a permanência dos alunos na escola;
9. Avaliar o desempenho profissional e acadêmico da
institucional;
10. Promover a integração escola x comunidade ;
11.Oferecer autonomia aos docentes de cada turno
para que eles solucionem problemas internos em suas salas de aula;
12. Dinamizar e promover uma maior frequência da
comunidade escolar nas reuniões gerais administrativas, inclusive com maior
objetividade na definição das pautas;
13. Buscar mais recursos junto aos órgãos
competentes a fim de possibilitar um melhor funcionamento da escola como um
todo;
14. Atuar com imparcialidade em relação ao
cumprimento de horários e atribuições por parte dos servidores em geral;
15 .Monitorar a frequência do aluno através da
análise mensal do Diário de Classe do rendimento escolar do aluno – através dos
Boletins Escolares, para que possamos intervir em tempo hábil rumo à superação
dos problemas já detectados e de outros que possam vir a aparecer;.
16 .Promover cursos de formação continuada sob apoio
da equipe gestora e da coordenação pedagógica da escola visando à melhoria do
suporte didático aos professores através de seminários, palestras, oficinas e
mini-cursos custeados com recursos do PDE e de cursos a distância gratuitos,
oferecidos por institutos de educação e pela Escola de Governo do RN;
17 .Ampliar o trabalho voluntário na escola com
vistas a melhoria dos projetos e serviços já desenvolvidos.
O QUE DIZ O PPP SOBRE AS PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS?
Para
tanto será adotada uma prática pedagógica em sala e extra sala de aula, que
favoreça:
1.
a experiência trazida pelos educandos como ponto de partida para o saber
sistematizado, cuja mediação será o próprio professor;
2.
o aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, construindo o aprender a
partir da interação com o objeto do conhecimento, saber pensar e no aprender a
aprender;
3.
o desenvolvimento das potencialidades e a formação crítica, autônoma e
participativa do aluno.
A
metodologia aqui descrita e adotada tem como eixo articulador a
interdisciplinaridade e a contextualização,
recorrendo a contextos que tenham significado para o estudante e possam
mobilizá-lo a construir a aprendizagem num processo ativo, em que ele é o
próprio agente construtor.
O QUE O PPP NOS DIZ SOBRE PRÁTICAS DE
AVALIAÇÃO?
A
avaliação será (e o é) parte do trabalho realizado continuamente em sala de
aula. Assim sendo, deverá possibilitar ao professor a revisão dos procedimentos
teóricos/metodológicos utilizados, tendo em vista o replanejamento das mesmas
com vistas a uma retomada da prática docente.
Quanto ao aluno, a avaliação deverá
apontar para a percepção dos avanços e dificuldades de aprendizagem. Para
tanto, serão utilizados instrumentos de avaliação que possibilitem aos alunos a
re-elaboração dos conhecimentos já adquiridos, visando a apropriação de um
saber significativo e a construção de novas realidades. Para tanto, é
necessário considerar a importância de uma diversidade de instrumentos e
situações que possibilitem, por um lado, avaliar as diferentes capacidades e
conteúdos curriculares e, outro, contrastar os dados obtidos e observar a transferência
das aprendizagens aplicando-as a contextos diferenciados.
E SOBRE A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?
É
importante ressaltar, que este documento é um marco orientador de metas e
ações, através de um processo contínuo de ação-reflexão-ação na busca de promover
mudanças significativas e propor desafios para efetivar a melhoria do processo
educativo com a participação e o engajamento de todos que fazem a educação
local.
No
entanto, uma Proposta Pedagógica não é algo acabado, com metas e ações
definitivas, mas é flexível a críticas, questionamentos e aperfeiçoamentos que
venham contribuir e possibilitar o desejo e o compromisso de todos na
construção de uma educação escolar de qualidade para esta instituição de ensino
público.
Nesse
sentido avaliação institucional do nosso estabelecimento de ensino de ensino
ocorrerá ao início de cada ano letivo quando analisaremos a realização das
metas e das respectivas ações vivenciadas, a fim de promovermos uma reflexão no
grande grupo para viabilizar a verificação dos resultados obtidos.
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