PPP

RESUMO DO NOSSO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO


PPP, UM DOCUMENTO PARA SER REVISITADO SEMPRE
               
O NOSSO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Base Legal:
Aprovado e Autorizado pela SOINSPE e CEE/RN pelo Parecer nº 044 de 27/08/2010, publicado no Diário Oficial nº  12.285, de 28/08/2010

OBJETIVOS GERAIS:
1. Conquistar maior autonomia para a unidade escolar, abrindo possibilidades para a realização de experiências inovadoras, ousadas e desafiadoras;

2. Organizar e desenvolver situações de ensino: reconhecendo e respeitando diferenças relacionadas a fatores tais como nível socio-econômico, cultura, etnia, gênero, religião e outros; formulando objetivos de ensino contextualizados, possíveis de serem atingidos e expressos com clareza; selecionando conteúdos e estratégias de ensino e aprendizagem adequadas às condições dos alunos e aos objetivos pretendidos; planejando instrumentos de avaliação diversificados, que sejam capazes de captar a gama de resultados obtidos com situações criadas e experiências vivenciadas;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Colaborar na formulação de propostas de intervenção pedagógica voltadas para a reorganização do trabalho escolar, tendo em vista o progresso e sucesso de todos os alunos da escola;
2. Possibilitar o uso pedagógico das novas tecnologias de informação e de comunicação, na ação docente;
3. Subsidiar a elaboração e execução de projetos, comprometendo-se com o desenvolvimento profissional, com a ampliação do horizonte cultural e a formação permanente dos docentes;
4. Refletir sobre a prática docente, de forma a aprimorá-la, avaliando os resultados obtidos e sistematizando conclusões a respeito;
5. Possibilitar uma formação pedagógica e social, de forma que o aluno possa atuar como cidadão e como profissional consciente e responsável: pautando-se por princípios da ética democrática - dignidade, respeito mutuo,justiça, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
6. Favorecer a participação da comunidade na gestão democrática da escola, integrando os diversos colegiados (Conselho Escolar, Grêmio Estudantil,  dentre outras), buscando caminhos para resoluções de problemas;
7. Contribuir para a construção de uma sociedade justa, democrática, fraterna e sustentável;
8. Favorecer as reflexões e a busca de informações para a compreensão do significado e da importância da qualidade na educação democrática do ensino público;
9. Superar as imposições ou disputas de vontades individuais oportunizando a  toda a comunidade escolar a vivência da construção e participação de todos na gestão democrática.

METAS A SEREM ALCANÇADAS

1. Efetivar e consolidar a participação da comunidade escola na melhoria do  funcionamento da escola, visando aumentar o rendimento escolar dos alunos e diminuir a evasão escolar através da conscientização dos pais sobre a importância de uma maior aproximação e da participação da dinâmica escolar;
2. Organizar, sistematizar e planejar propostas pedagógicas e conteúdos curriculares no início de cada ano letivo;
3. Apresentar sugestões e orientar o corpo docente para o desenvolvimento de práticas pedagógicas , através de atividades e projetos interdisciplinares; 
4. Promover e implementar ações metodológicas para sanar os déficits apresentados pelos alunos de acordo com a série e a área específica;     
5. Atender às necessidades básicas de aprendizagem dos alunos, reduzindo a reprovação e conseqüentemente erradicar a evasão escolar
6. Fortalecer e assegurar a autonomia da escola mediante aos aspectos pedagógicos e administrativos;
7. Habilitar os funcionários a exercerem bem as suas funções, reconhecendo os seus direitos e deveres na instituição escolar;
8..Promover incentivos á Educação de Jovens e Adultos, incentivando a matrícula e a permanência dos alunos na escola;
9. Avaliar o desempenho profissional e acadêmico da institucional;
10. Promover a integração escola x comunidade ;
11.Oferecer autonomia aos docentes de cada turno para que eles solucionem problemas internos em suas salas de aula;
12. Dinamizar e promover uma maior frequência da comunidade escolar nas reuniões gerais administrativas, inclusive com maior objetividade na definição das pautas;
13. Buscar mais recursos junto aos órgãos competentes a fim de possibilitar um melhor funcionamento da escola como um todo;
14. Atuar com imparcialidade em relação ao cumprimento de horários e atribuições por parte dos servidores em geral;
15 .Monitorar a frequência do aluno através da análise mensal do Diário de Classe do rendimento escolar do aluno – através dos Boletins Escolares, para que possamos intervir em tempo hábil rumo à superação dos problemas já detectados e de outros que possam vir a aparecer;.
16 .Promover cursos de formação continuada sob apoio da equipe gestora e da coordenação pedagógica da escola visando à melhoria do suporte didático aos professores através de seminários, palestras, oficinas e mini-cursos custeados com recursos do PDE e de cursos a distância gratuitos, oferecidos por institutos de educação e pela Escola de Governo do RN;
17 .Ampliar o trabalho voluntário na escola com vistas a melhoria dos projetos e serviços já desenvolvidos.

O QUE DIZ O PPP SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS?

Para tanto será adotada uma prática pedagógica em sala e extra sala de aula, que favoreça:
 1. a experiência trazida pelos educandos como ponto de partida para o saber sistematizado, cuja mediação será o próprio professor;
2. o aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, construindo o aprender a partir da interação com o objeto do conhecimento, saber pensar e no aprender a aprender;
3. o desenvolvimento das potencialidades e a formação crítica, autônoma e participativa do aluno.
 A metodologia aqui descrita e adotada tem como eixo articulador a interdisciplinaridade e a contextualização,  recorrendo a contextos que tenham significado para o estudante e possam mobilizá-lo a construir a aprendizagem num processo ativo, em que ele é o próprio agente construtor.

O QUE O PPP NOS DIZ SOBRE PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO?

A avaliação será (e o é) parte do trabalho realizado continuamente em sala de aula. Assim sendo, deverá possibilitar ao professor a revisão dos procedimentos teóricos/metodológicos utilizados, tendo em vista o replanejamento das mesmas com vistas a uma retomada da prática docente.
            Quanto ao aluno, a avaliação deverá apontar para a percepção dos avanços e dificuldades de aprendizagem. Para tanto, serão utilizados instrumentos de avaliação que possibilitem aos alunos a re-elaboração dos conhecimentos já adquiridos, visando a apropriação de um saber significativo e a construção de novas realidades. Para tanto, é necessário considerar a importância de uma diversidade de instrumentos e situações que possibilitem, por um lado, avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares e, outro, contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens aplicando-as a contextos diferenciados.

E SOBRE A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

É importante ressaltar, que este documento é um marco orientador de metas e ações, através de um processo contínuo de ação-reflexão-ação na busca de promover mudanças significativas e propor desafios para efetivar a melhoria do processo educativo com a participação e o engajamento de todos que fazem a educação local.
No entanto, uma Proposta Pedagógica não é algo acabado, com metas e ações definitivas, mas é flexível a críticas, questionamentos e aperfeiçoamentos que venham contribuir e possibilitar o desejo e o compromisso de todos na construção de uma educação escolar de qualidade para esta instituição de ensino público. 
Nesse sentido avaliação institucional do nosso estabelecimento de ensino de ensino ocorrerá ao início de cada ano letivo quando analisaremos a realização das metas e das respectivas ações vivenciadas, a fim de promovermos uma reflexão no grande grupo para viabilizar a verificação dos resultados obtidos. 

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