domingo, 7 de setembro de 2014

TEMOS O 4º MELHOR IDEB DO RN E 0 2º MELHOR DA REGIÃO

         Nesta sexta-feira, 05, o MEC divulgou o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de todas as Escolas brasileiras, referentes aos dados de 2013. O índice é medido a cada dois anos, sempre em anos ímpares, e reflete o nível de educação oferecido nas escolas avaliadas, tomando como base o resultado da Prova Brasil e os índices de aprovação, reprovação e evasão coletados pelo Censo Escolar dos dois últimos anos.
           O IDEB começou a ser medido em 2005 e de lá para cá o nossos índices têm aumentado satisfatoriamente. Em relação à medição de 2013, a nossa Escola atingiu a média 4,4, aumentando um ponto em relação à medida de 2011, que foi 4,3. Para o ex-gestor, Oton Mário, a nota ainda é baixa, mas deve ser comemorada, pois reflete o trabalho sério que foi realizado nos últimos anos por todos que fazem esta instituição. "Eu esperava que tivéssemos um índice maior, já que havíamos pulado onze pontos de 2009 para 2001. Acredito que o nosso resultado só não foi melhor por causa da reprovação considerável que aconteceu no 7º ano e na 2ª série, no ano passado", disse ele.
              Com a média 4,4 a nossa Escola atingiu a meta prevista para 2017, ficou acima da média nacional (4,0) e estadual (3,1) e conseguiu a quarta melhor posição no Estado do RN, ficando apenas atrás de Santa do Seridó (5,6), Ouro Branco/São Bento do Trairi (5,0) e Acari (4,5), garantindo, portanto, uma das quatro melhores médias do Estado e a 2ª melhor de toda a nossa região, ficando apenas atrás da Escola Estadual Maria Lídia , de São Bento do Trairi, que honrosamente saltou de 2,3, em 2001, para 5,0, agora. 
               É importante lembrar que estamos tratando apenas das escolas que oferecem o Ensino Fundamental - séries finais, ou seja, do 6º ano 9º ano, como é o nosso caso. A nossa escola nunca participou da medição do Ideb para o Ensino Médio, visto que, nesse nível de ensino, o Ideb é feito apenas por amostragem e com escolas previamente escolhidas pelo MEC.

                  Confira na tabela abaixo o Ideb das escolas da nossa região.

CIDADE
E
M
Campo Redondo
3,6
*
Japi
2,8
*
São Bento
5,0
*
Santa Cruz
3,0
2,9
Tangará
2,7
3,4
Lajes Pintadas
2,9
1,6
Coronel Ezequiel
*
1,5
Jaçanã
4,4
3,6
Cuité
3,9
3,9
Nova Floresta
2,5
3,4
Picuí
3,6
4,3
Barra de S. Rosa
3,6
3,5

* Não divulgado. Número insuficiente
E - Escolas Estaduais
M - Escolas Municipais


            

Um comentário:

Anônimo disse...

Esses dados refletem o empenho e a dedicação dos profissionais que fazem parte da escola.

Parabéns a todos os colaboradores desta conquista.

Prof. Luciano Santos