segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ALUNOS DO 3º ANO "A" REALIZAM EXPOSIÇÃO DE PROJETO SOBRE O TABAGISMO

Alunos de outras turmas visitam a exposição
       Em alusão ao Dia Nacional contra o Tabagismo, comemorado no dia 29 de agosto, durante todo este mês a Professora de Biologia, Jacilda Macedo, trabalhou com os seus alunos o Projeto “Tabagismo: conhecer para não adoecer”.
      Segundo a professora, o objetivo central do projeto era fazer com que os alunos conhecessem as substâncias tóxicas encontradas no cigarro e os seus malefícios para a saúde. Ela ainda destacou que, apesar da redução no número de fumantes nos últimos anos, o fumo ainda é uma das maiores causas de mortes de pessoas em todo o mundo e que, por isso, o trabalho de conscientização não pode parar.
        Dentro das etapas do projeto, os alunos foram divididos em grupos para os quais foram sorteados sub-temas para que pesquisassem a respeito.  Entre os sub-temas propostos estavam: a) Causas e conseqüências do uso do cigarro; b) Efeitos colaterais e doenças provocadas pelo fumo; c) Efeitos do cigarro na qualidade de vida e na gravidez; d) A vida do ex-fumante após a libertação do vício; e) Teste sobre conhecimentos e perigos do fumo.
      Como forma de chamar a atenção para o problema e promover ações eficazes de combate ao tabagismo, na tarde desta segunda-feira, 01/09, os alunos do 3º ano “A” expuseram no pátio interno da nossa Escola os resultados das pesquisas que desenvolveram sobre o assunto, ao longo do mês.
       Em forma de stands, os estudantes montaram um vasto material temático, confeccionado por eles mesmos, alertando sobre as causas e conseqüências do uso do tabaco. Para propagar ainda mais o teor do material produzido, os alunos das outras seis salas do turno vespertino foram especialmente convidados para visitar a exposição e ouvir as explicações dos expositores.
     Além da vasta produção visual que prepararam sobre o tabagismo, os alunos ainda exercitaram a produção escrita e oral de textos de diferentes gêneros. “Estou muito satisfeita com o trabalho desenvolvido. A empolgação desses alunos em realizar este projeto, o zelo, o cuidado e amor que tiveram com tudo me emocionaram muito. Tenho a sensação do dever cumprido e a certeza de que a a nossa mensagem de alerta foi transmitida”, disse emocionada a Professora Jacilda Macedo.
        A exposição dos alunos do 3º ano “A” foi tão rica e fez tanto sucesso entre os alunos do turno vespertino, que os expositores resolveram deixar tudo montado e apresentar tudo novamente para os alunos do noturno.
















Nenhum comentário: