sexta-feira, 26 de setembro de 2014

LIÇÕES DE DEMOCRACIA: CHAPAS OPONENTES REALIZAM DEBATE DE IDEIAS PARA A ELEIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL

Comissão Organizadora: Wéliton, Fernando, Juan e Víctor
         Convencer os eleitores ainda indecisos e apresentar propostas dos propensos gremistas para todo o alunado da nossa Escola. Este foi o grande objetivo do debate eleitoral ocorrido entre as duas chapas candidatados à direção do Grêmio Estudantil de nossa Instituição, na tarde desta última quinta-feira, 25/09.
        O confronto de propostas e ideias atraiu alunos de todos os turnos para o pátio interno, onde integrantes da chapa 1 e da chapa 2 fizeram um debate civilizadíssimo com a participação de uma plateia fervorosa que pode intervir com perguntas e torcer pelos seus representantes.
            De um lado os integrantes da Chapa 1, liderada pelo aluno do 1º "C", Francisco Júnior; do outro, o pessoal da Chapa 2, liderada pelo aluno Jonatan Tavares, do 2º "U". Na plateia, eleitores eufóricos que vibravam a cada resposta dada, além de professores, funcionários, pais de alunos e ex-gremistas.
          A realização do debate foi idealizada pela Comissão Eleitoral, sem nenhum envolvimento de profissionais da escola, e intermediado pelos alunos Wéliton Alves (3º "A") e Fernando Henrique (2º "U") que deram início conclamando a todos a entoarem o Hino Nacional, expuseram quais seriam as regras para o confronto de ideias e convidaram os Professores Oton Mário e Cida Moura para discursarem sobre aquele importante momento democrático em nossa instituição. 
          O debate foi organizado em três blocos de perguntas: no primeiro, as perguntas foram elaboradas pela própria Comissão Eleitoral, num total de dez situações-problema que deveriam ser respondidas, alternadamente, por representantes de cada chapa oponente. No segundo bloco, as perguntam advinham dos gremistas que estavam deixando a direção do colegiado. Na dinâmica deste segundo bloco, um candidato respondia, depois havia a réplica e em seguida a tréplica, tal como acontece em um debate televisivo. No terceiro e último bloco, as perguntam eram formuladas por integrantes da plateia e eram direcionadas a uma das duas chapas. Entre os temas discutidos estiveram: indisciplina escolar, vandalismo, bullying, interesse estudantil, práticas desportivas, cultura, projetos escolares, novas tecnologias e relações pessoais. Durante todas as discussões os alunos demonstraram profundo conhecimento das questões administrativas e pedagógicas desenvolvidas dentro da escola.
            O debate foi um sucesso e possibilitou a todos os alunos, tanto os candidatos, quanto os eleitores, vivenciarem de perto, e na prática, todo o processo democrático que permeia uma eleição. "Adorei o debate, apesar de ele não ter influenciado a minha escolha. O que eu queria saber mesmo era se , uma vez sendo eleitos,eles ficariam no mandato até o fim. A resposta de cada uma das chapas me satisfez", contou a aluna Marina Rayene, do 9º "T". Já para o aluno Arthur Medeiros, do 2º ano "A", o debate cumpriu o seu papel e lhe permitiu analisar melhor em quem deveria votar. "Decidi meu voto aqui. Não prestei muita atenção nas respostas dos candidatos, mas fiquei de olho na postura que eles tiveram durante todo o debate", disse Arthur.
               O pleito acontece durante todo o dia desta sexta-feira, 26, das 8h às 21h.
Debatedores Chapa 1: Júnior, Lucas, Alisson e Leanddro
Debatedores Chapa 2: Rafaela, Heloyse, Jonatan e Bia
Lucas respondendo questionamentos
Integrantes da direção que está se despedindo
Jonatan defendendo propostas de sua Chapa
Alunos participando do debate
Fernando e Wéliton: mediadores

Nenhum comentário: