sábado, 6 de julho de 2013

PROFESSOR GOROROBA DESENVOLVE PROJETOS DE LEITURA COM OS SEUS ALUNOS

     Desde o início do 2º bimestre, o Professor de Português Luciano Luna Gororoba, que atua nas turmas dos 6º A e B, 8º A e B e 9º ano da manhã, vem desenvolvendo com os seus alunos projetos de fomento e incentivo ao hábito de ler. 
     As turmas escolhidas pelo professor Gororoba foram os 8º anos e o 9º, com as quais vem trabalhando projetos distintos.
    Nos 8º anos A e B o Projeto chama-se "Jovens Talentos" que tem como objetivo central trabalhar a linguagem sobre as suas mais diferentes formas. "O Projeto consiste em que os alunos percebam a comunicação sobre os mais diferentes aspectos, para tanto desenvolvem trabalhos em diferentes áreas de expressão da linguagem, como: desenho, música, dança, internet e literatura. Depois os socializa", explica o professor.
     Na metodologia desse projeto o aluno escolhe um tema dentro de cada área e realiza um trabalho escrito que posteriormente é apresentado aos demais colegas de sala. Dessa forma cada aluno lê e escreve sobre aquilo que mais gosta e interage com o conteúdo da disciplina e o seu cotidiano.
J    Já na turma do 9º ano, Gororoba vem trabalhando o Projeto "Grandes Clássicos" no qual privilegia a leitura e a socialização dos clássicos da literatura brasileira. De acordo com o professor, o objetivo neste atividade é incentivar o gosto pela leitura e apresentar aos alunos a experiência de se ler e compartilhar textos. Nessa perspectiva, os alunos foram divididos em grupos e estão lendo clássicos como: O Cortiço (Aluísio de Azevedo), Inocência (Visconde de Taunay), Helena e Esaú e Jacó (Machado de Assis), Menino de Engenho (José Lins do Rego), Encarnação, Senhora, O Guarani, Diva e Ubirajara (José de Alencar) e A Escrava Isaura (Bernardo Guimarães). 
     Após a leitura dos clássicos, os alunos deverão socializar o que leram e apreenderam com os demais colegas de sala, através de seminários.
     A realização de projetos como esses estão contemplados no nosso Plano de Metas Educacionais para 2013  e colocam os nossos alunos em sintonia com o universo da leitura e da produção de textos. Parabenizamos o Professor Luciano pela ideia e iniciativa.











Nenhum comentário: