sábado, 27 de julho de 2013

ESCOLA REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS E RENOVA O SEU CONSELHO ESCOLAR

A nova formação do nosso Conselho Escolar
            Durante toda a manhã deste sábado, 27, a equipe gestora de nossa Escola promoveu o mini-curso "Fortalecendo o Conselho Escolar: para participar é preciso conhecer". A iniciativa de oferecer o mini-curso foi da própria equipe gestora, a exemplo do que foi feito há dois anos atrás quando realizou o  mesmo curso, pois diante da necessidade de renovar o Conselho Escolar de nossa instituição, já que o Conselho anterior já tinha cumprido os seus dois anos de mandato, de nada adiantaria formar um novo Conselho se as pessoas escolhidas não soubessem o que é um Conselho de Escola, para que serve e como ele  atua. "A ideia é que cada novo conselheiro fosse escolhido sabendo o que vai fazer e como poderá atuar e não apenas ter seu nome escrito num livro de atas para constar que o Conselho existe e nunca sequer se reunir", explicou o diretor.
              Para a realização do mini-curso, a equipe gestora convidou pessoas dos quatro segmentos que compõem a comunidade escolar: alunos, pais de alunos, professores e funcionários. A equipe gestora dividiu-se em três e cada um dos integrantes ficou designado para repassar o mini-curso a um dos segmentos. O segmento de alunos ficou com o Professor Oton, o de pais com a Professora Vitória e o de professores e funcionários com o Professor Zito.
              A equipe de formadores teve o cuidado de ministrar o mesmo conteúdo do curso simultaneamente com atividades e horários previamente estabelecidos. O cursistas das três turmas puderam, ao mesmo tempo, conhecer o que é um Conselho Escolar e discutir e apontar soluções sobre questões referentes à escola numa espécie de simulação de atuação do Conselho, bem como escolher, dentre os seus pares, quem deveria os representar na nova formação do colegiado.
               O fechamento do curso culminou com apresentação dos grupos numa grande plenária, que em seguida resultou na escolha da diretoria do novo Conselho, com mandato para 2013/2015. Ao final, um grande almoço foi servido às mais de oitenta pessoas presentes. "Foi um dia para ficar na história frente a gestão realmente democrática e participativa que fizemos nesses últimos quatro anos. Este será um dos nossos principais legados: a existência de um Conselho realmente formado como deve ser", destacou a vice-diretora Vitória Macedo.
                   Para conhecer quem são as pessoas que integram o novo Conselho Escolar da nossa instituição, eleitos hoje, clique na página CONSELHEIROS, no cabeçalho desde site, e confira os nomes dos novos integrantes e os da nova diretoria.

Alunos em dado momento da formação
Grupo de pais discute situação-problema
A vice Vitória com um dos grupos de pais
Professores discutem situação-problema
Alunos apresentando possíveis soluções
Pais apresentando possíveis soluções
Pais apresentando resultado do trabalho
Alunos apresentam seu trabalho na plenária
Pais apresentam seu trabalho na plenária
Professores apresentam seu trabalho na plenária
Pai Ivan Isidro, o novo presidente do CE
Josefa Mota (Nenê): a nova vive-presidente do CE
Professora Aparecida: a nova secretária do CE
Os novos conselheiros titulares
Todos se servindo no almoço
Almoço: momento de confraternização
Os seis representantes dos alunos

Nenhum comentário: