terça-feira, 24 de novembro de 2015

TURNO MATUTINO CULMINA PROJETO PELO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

          Apesar de todas as transformações sociais, culturais e tecnológicas pelas quais o Brasil vem passando nas últimas décadas, a questão da discriminação racial ainda é uma triste vergonha nacional. Diariamente, milhares de negros e negras deste imenso país ainda sofrem preconceitos e discriminações de toda ordem, simplesmente por terem a tonalidade de sua pele mais escura, como se isso definisse as capacidades, as habilidades e o caráter de alguém.
         Foi justamente com o propósito de lutar contra a discriminação racial e, aproveitando o Dia Nacional da Consciência Negra, que os professores do turno matutino há uma semana vinham trabalhando com os seus alunos conteúdos voltados ao resgate, à valorização e ao conhecimento da vasta cultura afro-descendente brasileira. 
          Nesta sexta-feira, 20, os alunos do turno puderam expor os trabalhos que elaboraram durante todo o desenvolvimento do projeto, numa grande culminância que aconteceu nas áreas coletivas internas da escola.
           Através de sub-temas como: Personagens negras do folclore brasileiro, Personalidades negras do Brasil e do mundo, Influência da cultura negra na culinária brasileira, Ritos, ritmos e dança afro-brasileira e História da raça negra no Brasil e no mundo, os professores puderam mobilizar os alunos numa grande exposição temática que tomou conta de todo o rol de entrada e do pátio central.
        Além da exposição alusiva com cartazes e faixas, os alunos também promoveram apresentações culturais e degustação de comidas típicas da cultura afro.
           Na próxima quinta-feira será a vez de os alunos do Ensino Médio também apresentarão a culminância de projeto semelhante que estão desenvolvendo.




Nenhum comentário: