quinta-feira, 26 de novembro de 2015

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO APRESENTAM CULMINÂNCIA DE PROJETO CONTRA O RACISMO

Peça teatral com temática racista
      Assim como os alunos do Ensino Fundamental já haviam feito na última sexta-feira, hoje foi a vez de os alunos e docentes do Ensino Médio apresentarem o resultado do Projeto Interdisciplinar contra o Racismo, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra.
      Como de praxe, os alunos da tarde transformaram o pátio central da nossa escola em um grande palco para a realização das apresentações culturais temáticas que elaboraram sob a orientação de seus professores.
É fato que a pedagogia de projetos tem sido uma ação constante em nossa instituição e os nossos alunos têm aproveitando os espaços criados nesses projetos para revelarem seus talentos artísticos por meio de encenação, canto e dança.
   Nesse sentido, boa parte das aulas dos turnos de hoje está sendo dedicada às apresentações dos alunos do turno vespertino. Ainda pela manhã, os estudantes do vespertino vieram especialmente se apresentar para os alunos do turno da manhã que, além dos shows performáticos, puderam também ver a decoração que fizeram na escola servindo de cenário para os colegas do Ensino Médio.

Músicos da escola acompanham cantora
         Já no turno da tarde, as apresentações tiveram início às 14h e, alternando-se em apresentações de canto, dança, teatro e coral, os estudantes mais uma vez deram um espetáculo com apresentações alusivas à cultura negra, com peças teatrais enfatizando o racismo e performances com músicas como “Pérola Negra”, “Sarará Criolo”, “Crena e Fé”, dentre outras. Além disso, uma sala foi toda decorada com painéis e caricaturas de personalidades negras e com fotos de alunos negros da própria escola.
       A apresentação do show "Afrodescendente, quem não é?" ficou por conta dos alunos Luan Gerson (2º A) e Ana Lívia (1º A). “Eu fico encantada com a força que brota desses nossos alunos. Como eles são incríveis! Como eles são capazes de nos surpreender a cada projeto realizado. Fico visivelmente emocionada com o desempenho deles. Amo demais essas criaturas”, disse emocionada a Professora Fátima Santos, que abriu os trabalhos com um breve discurso.
      A apoteose do espetáculo dado pelos alunos veio com o desfile “Beleza não tem cor”, em que alunos/modelos desfilaram roupas com temas e estampas afros.
      Assim como pela manhã e à tarde, as apresentações de hoje  também serão reprisadas para o turno da noite.

Professora Fátima: discurso emocionado
Aluno Yuri (3º A): leitura de dados
Grupo dança ao som de Pérola Negra
Grupo de dança nos bastidores
Peça teatral: alunos do 2º ano A
Ana Lívia e Luan: apresentadores
Allana: nossa linda cantora
Alonis e Marcos: músicos afinados
Peça teatral: Negro é fruto do amor
Mateus em performance teatral
Grupo de Coral: Cor do Brasil
Grupo de Coral prestes a entrar em cena
Jefferson e Alanna: cantaram juntos
Edilma (3º B): atitude e orgulho
Mateus (1º B): raça e orgulho
Romildo (2º A): segurança em ser
Loriene (2º B): diversidade
Desfile: beleza não tem cor
Painel com alunos negros da escola
Painéis de caricaturas



Nenhum comentário: