quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ALUNOS DO NOTURNO REALIZAM CULMINÂNCIA DE PROJETO CONTRA A VIOLÊNCIA

          Em tempos em que a violência não para de nos escandalizar, a nossa escola há alguns anos vem fazendo a sua parte e trabalhando ações de combate e enfrentamento das práticas violentas no interior e fora da nossa  escola.
             Desta vez foi o momento dos alunos do turno da noite mostrarem toda a diversidade de materiais e estudos que fizeram sobre o assunto em consequência do Projeto Interdisciplinar "Raízes da Violência, Conhecer para Combater". 
           Desde março o Projeto vinha sendo desenvolvido em todas as turmas do noturno como forma de cumprimento a um total de 200 (duzentas) horas de estudos extra-classes preconizados pela SOINSPE/SEEC/RN para as modalidades de Ensino Médio Noturno Diferenciado e Ensino Médio - Educação de Jovens e Adultos, para o primeiro e segundo semestres letivos de 2015.
           Divididos em sub-temas e abordando diferentes aspectos da violência, durante todo o ano letivo os alunos se aprofundaram no tema por meio de pesquisas em textos, vídeos e entrevistas.
Na noite desta quarta-feira, 24, chegou a hora de os grupos de alunos exporem para os demais colegas do turno todo o trabalho que foi desenvolvido durante o ano. Para tanto, uma culminância do projeto foi organizada pelos professores integrantes da ação.
As apresentações tiveram início com a vice-diretora, Cida Moura, saudando a todos e destacando a importância de um trabalho rico como este em tempos de escalada da violência em nosso entorno. A gestora foi seguida do Coordenador pedagógico, Zito Lima, que proferiu uma rápida palestra aos presentes, fazendo-os refletir sobre como frear a violência que só aumenta em uma cidade tão pequena como a nossa. "A gente só vai conseguir mudar essa realidade com o conhecimento e a educação e, principalmente, quando a gente conhecer as causas e as raízes do problema. É impossível de se combater aquilo que não se tem conhecimento", alertou ele.

Após os discursos da equipe gestora, tiveram início as apresentações temáticas. Orientados pelas professoras Fátima Santos e Josiane Silva, os alunos do 1º e 2º ano destacaram dados e números sobre a violência contra a mulher no Brasil. Através de slides temáticos e vídeo-reportagens, foram apresentados aspectos da Lei Maria da Penha e do combate à violência ao público feminino, com destaque para a questão das mulheres negras que, além da violência doméstica, também sofrem violência racial.
Entre as apresentações, diálogos e conversais informações, a aluna Vitória Cirsley, do 1º ano U, declamou uma poesia defendendo as mulheres e pedindo o fim de qualquer tipo de violência. Algumas professores acompanharam este dia de culminância, embora não tivessem nenhuma apresentação artística para o momento, uma vez que já haviam culminado suas ações nas salas de aula.
A culminância foi encerrada com a apresentação dos alunos do 2º ano EJA que, orientados pela Professora Jacilda Martins, encenaram esquetes teatrais e apresentaram três canções em forma de coral. A despedida se deu com todos juntos cantando a canção "Paz", de Roupa Nova e celebrando a paz e a união de todos que compõem este turno da escola, com um grande abraço coletivo.

Coordenador Zito em palestra aos alunos
Professora Fátima em suas considerações
Aluno Marciano (1º U) traz dados sobre violência
Aluna Crisley (1º ano U) lê poemas
Professora Jacilda e sua esquete teatral (2º Eja)
Michael e Emlly (2º Eja) em peça teatral
Josefa (2º Eja) em peça teatral
Coral do 2º Eja canta músicas temáticas
Parte do coral do 2º Eja
Parte do coral do 2º Eja
Celebração: Professora Jacilda e sua turma

Nenhum comentário: