terça-feira, 24 de novembro de 2015

ALUNOS DO CURSO DE BIOLOGIA DA UFCG DESENVOLVEM PROJETO EXTRACURRICULAR EM NOSSA ESCOLA

           A tarde desta segunda-feira, 23, foi dedicada à culminância de mais um projeto interdisciplinar desenvolvido em nossa escola. Desde o mês de junho que os alunos Joabe Fernandes, Jéferson Farias, Lílian Fábian, Álisson Costa, Leandro Loízio e Leonardo Fernandes, do curso de Biologia da UFCG – Campus Cuité - vinham desenvolvendo em nossa escola, juntamente com a Professora Jacilda Martins e os alunos dos 2º anos A e B, o Projeto “Annelida: a vermicompostagem como método de ensino na construção de conceitos sustentáveis”, cujo objetivo principal era incentivar o estudo do filo annelida e o reaproveitamento de resíduos orgânicos sólidos pelas minhocas, transformando-os em húmus, um biofertilizante ricos em nutrientes essenciais ao solo. 
           O projeto extracurricular dos alunos universitários do curso de Biologia integrava a disciplina de Zoologia dos Invertebrados e foi orientado pela Professora Doutora Marisa de Oliveira Apolinário, do Departamento de Educação daquele Campus.
          Desses seis universitários, apenas dois não foram alunos da nossa escola. “Eu já tinha trabalhado esse projeto aqui na época em que cursei o Ensino Médio. Agora, com o aporte da universidade e dos conhecimentos adquiridos lá, achei oportuno trazer esse projeto de extensão para os alunos daqui”, contou Álisson Costa, um dos seus idealizadores.
            Durante todo o desenvolvimento do Projeto, os alunos envolvidos puderam aprender como as minhocas californianas transformam os resíduos orgânicos em húmus para a fertilização do solo. Além de aulas teóricas, eles, com a orientação dos universitários, construíram um viveiro onde puderam observar o ciclo de desenvolvimento das minhocas e, numa espécie de competição em grupos, traziam resíduos orgânicos para alimentá-las.
              Como culminância do Projeto, os coordenadores do projeto resolveram organizar um gincana temática entre os alunos envolvidos. Assim, dividiram as turmas participantes em quatro grupos, que se autodenominaram por: 1. Equivermes, 2. Minhocas Guerreiras, 3. Annelidas e 4. Californianas.
                A competição se pautou basicamente em perguntas e respostas sobre os temas relativos ao projeto, além de, ao final, revelar os nomes dos alunos que mais participaram ativamente de todo o seu processo, premiando-os.
              Entre as premiações estavam brindes, tabletes e eletrônicos e chocolates. A equipe vencedora foi a Equipe Californianas, com um total de 186 pontos.
         Em suas palavras finais, a Professora Jacilda Martins agradeceu o empenho de todos os envolvidos em todas as etapas do projeto e destacou a importância salutar desta parceira entre a escola e a universidade. 







Um comentário:

Unknown disse...

Maravilhoso!!!!

Dá orgulho ver que professores e alunos batalham por um Brasil melhor.