sábado, 31 de outubro de 2015

ESCOLA REALIZA CULMINÂNCIA DO PROJETO "NA ESCOLA OU NO CIRCO, O ESPETÁCULO É O SABER!"

       Durante todo o dia dessa quinta-feira, 30, a nossa escola se transformou em um imenso picadeiro, onde a magia e a alegria do circo foi trazida para dentro da instituição, com apresentações circenses protagonizadas pelos próprios alunos.
      Estudantes de todos os turnos, acompanhados de amigos e familiares, puderam assistir à culminância do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) - "Na Escola ou no circo, o espetáculo é o saber!" produzido e realizado pelos alunos dos 1º anos A, B e C, do turno vespertino e seus professores.
        Durante todo o primeiro semestre letivo deste ano (e parte do segundo), os professores de todas as disciplinas desenvolveram o projeto com os alunos dessas três turmas. A ideia era associar os conhecimentos de cada componente curricular ao universo mágico do circo, o que deveria culminar numa grande apresentação circense no final de outubro. (ver mais detalhes no final desta matéria)
     Nessa perspectiva, durante todo o dia desta quinta-feira, os alunos protagonizaram um verdadeiro espetáculo circense, apresentando conteúdos estudados em sala de aula numa linguagem inovadora, artística e transdisciplinar. 
      O público por sua vez, pode contar com apresentações de dança, malabarismos, contorcionismo, mágica, palhaçadas, saltos, teatro, recital e trapézio realizados por alunos da própria escola, que deram um show de envolvimento e conhecimento com o projeto.
       Especialmente na apresentação vespertina, a trupe contou com a apresentações de números circenses de alunos do programa Mais Educação da Escola Estadual Quintino Bocaiúva (Santa Cruz), promovendo um intercâmbio cultural entre as duas escolas. Quem também surpreendeu a todos foram os professores Aurino Júnior (Matemática) e Josiane Silva (Educação para o Trabalho) que se vestiram de palhaços e participaram ativamente nos números apresentados.
        Ao todo foram três apresentações(manhã, tarde e noite) que enebriaram o público de magia, fantasia e emoção, como só o circo é capaz de fazer, mostrando a capacidade incrível e o talento artístico que emanam dos nossos alunos. Assim, o Projeto cumpriu a sua missão e se despede deixando saudades em todos.

Grupo de palhaços: 1º ano C
História do circo em cordel: alunos 1º ano A
Professor Aurino fazendo palhaçada
Números de matemágica
Trupe da matemática
Trapézio e malha: EE Quintino Bocaiúva
Público chegando para assistir o espetáculo
Kívia e Alanna: dança do ventre
Número de matemágica: professor Aurino
Slogan do Projeto
Público lota o pátio da escola
Professora Josiane: casamento do palhaço
Artistas circenses: saudades!
Jefferson: palhaço nato
Assistentes de mágica: Fran e Rossana
Professoras Liliane e Ciências: Ciências da Natureza
Cida Moura e Fàtima: alegria, alegria
Palhaço Rodriguinho e Professora Jacilda
Damião e Fátima: poesia circense
Cirley: sensação por Rogério

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O PROJETO

       O Projeto “Na escola ou no circo, o espetáculo é o saber!” faz parte do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica – e foi elaborado pela equipe de profissionais da nossa escola.
       Ainda no ano passado, a nossa instituição, foi contemplada com o PIP, que é gerenciado pela SEEC/RN e financiado pelo Banco Mundial. A escola teria que elaborar um projeto interdisiciplinar a ser desenvolvido prioritariamente nas turmas de 1º ano do Ensino Médio.
       Depois de muitas discussões, juntos optamos em trabalhar o universo mágico do circo, já que o objetivo era acolher o aluno novato que chegava a nossa escola.
        Durante todo o primeiro semestre (parte do segundo) deste ano, os nossos professores dos 1º A, B e C estiveram trabalhando com os seus alunos o universo circense, associando-se aos conteúdos previstos em seus componentes curriculares, de maneira multidisciplinar.
        Dentre as ações do projeto, os alunos puderam realizar atividades de pesquisa, oficinas de circo e visitas a companhias circenses que estiveram na cidade e na região. Dentre os conteúdos trabalhados em cada disciplina, ao longo do projeto, estiveram:

Português: A piada e os gêneros textuais do mundo circense
Matemática: O financeiro no universo do circo
História:  História do circo no Brasil e no mundo
Biologia:  Os animais como atração de circo
Geografia:   A Geografia por quem vive o circo
Artes: Construção de materiais no universo circense
Química:   Energias sustentáveis e re-uso da água
Educação Física:  Preparo físico para quem faz o circo
Física:  Deslocamento, velocidade, aceleração
Sociologia:  Aspectos sociais de quem vive de circo
Filosofia:  O circo como opção de vida
Língua Estrangeira:  Os estrangeirismos no mundo do circo.

         Já para a culminância, realizada nesta última quinta-feira, os professores se organizaram por áreas do conhecimento a resolveram trazer apresentações temáticas para o grande público que veio prestigiar o evento. Os alunos por sua vez deram um show de envolvimento e talento nas suas apresentações.
           A área de Matemática, trouxe a “matemágica”, mostrando com os números de mágica estão associados à disciplina. A área de Ciências da Natureza enfatizou as reações químicas, as leis da física e a proibição de animais em apresentações de circo. A área de Ciências Humanas contou a história do circo, a vida mambembe dos artistas circenses e os ritmos musicais brasileiros. Já a área de Linguagens mostrou o gênero piada como elemento fundamental nas apresentações de palhaços e as músicas típicas desse universo.







Nenhum comentário: