
Durante todo o dia dessa quinta-feira, 30, a nossa escola se transformou em um imenso picadeiro, onde a magia e a alegria do circo foi trazida para dentro da instituição, com apresentações circenses protagonizadas pelos próprios alunos.
Estudantes de todos os turnos, acompanhados de amigos e familiares, puderam assistir à culminância do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) - "Na Escola ou no circo, o espetáculo é o saber!" produzido e realizado pelos alunos dos 1º anos A, B e C, do turno vespertino e seus professores.
Durante todo o primeiro semestre letivo deste ano (e parte do segundo), os professores de todas as disciplinas desenvolveram o projeto com os alunos dessas três turmas. A ideia era associar os conhecimentos de cada componente curricular ao universo mágico do circo, o que deveria culminar numa grande apresentação circense no final de outubro. (ver mais detalhes no final desta matéria)
Nessa perspectiva, durante todo o dia desta quinta-feira, os alunos protagonizaram um verdadeiro espetáculo circense, apresentando conteúdos estudados em sala de aula numa linguagem inovadora, artística e transdisciplinar.
O público por sua vez, pode contar com apresentações de dança, malabarismos, contorcionismo, mágica, palhaçadas, saltos, teatro, recital e trapézio realizados por alunos da própria escola, que deram um show de envolvimento e conhecimento com o projeto.
Especialmente na apresentação vespertina, a trupe contou com a apresentações de números circenses de alunos do programa Mais Educação da Escola Estadual Quintino Bocaiúva (Santa Cruz), promovendo um intercâmbio cultural entre as duas escolas. Quem também surpreendeu a todos foram os professores Aurino Júnior (Matemática) e Josiane Silva (Educação para o Trabalho) que se vestiram de palhaços e participaram ativamente nos números apresentados.
Ao todo foram três apresentações(manhã, tarde e noite) que enebriaram o público de magia, fantasia e emoção, como só o circo é capaz de fazer, mostrando a capacidade incrível e o talento artístico que emanam dos nossos alunos. Assim, o Projeto cumpriu a sua missão e se despede deixando saudades em todos.
 |
Grupo de palhaços: 1º ano C |
 |
História do circo em cordel: alunos 1º ano A |
 |
Professor Aurino fazendo palhaçada |
 |
Números de matemágica |
 |
Trupe da matemática |
 |
Trapézio e malha: EE Quintino Bocaiúva |
 |
Público chegando para assistir o espetáculo |
 |
Kívia e Alanna: dança do ventre |
 |
Número de matemágica: professor Aurino |
 |
Slogan do Projeto |
 |
Público lota o pátio da escola |
 |
Professora Josiane: casamento do palhaço |
 |
Artistas circenses: saudades! |
 |
Jefferson: palhaço nato |
 |
Assistentes de mágica: Fran e Rossana |
 |
Professoras Liliane e Ciências: Ciências da Natureza |
 |
Cida Moura e Fàtima: alegria, alegria |
 |
Palhaço Rodriguinho e Professora Jacilda |
 |
Damião e Fátima: poesia circense |
 |
Cirley: sensação por Rogério
SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O PROJETO
O Projeto “Na escola ou no circo, o espetáculo é o saber!” faz
parte do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica – e foi elaborado pela equipe de
profissionais da nossa escola.
Ainda no ano passado, a nossa instituição, foi contemplada
com o PIP, que é gerenciado pela SEEC/RN e financiado pelo Banco Mundial. A
escola teria que elaborar um projeto interdisiciplinar a ser desenvolvido
prioritariamente nas turmas de 1º ano do Ensino Médio.
Depois de muitas discussões, juntos optamos em trabalhar o
universo mágico do circo, já que o objetivo era acolher o aluno novato que
chegava a nossa escola.
Durante todo o primeiro semestre (parte do segundo) deste
ano, os nossos professores dos 1º A, B e C estiveram trabalhando com os seus
alunos o universo circense, associando-se aos conteúdos previstos em seus
componentes curriculares, de maneira multidisciplinar.
Dentre as ações do projeto, os alunos puderam realizar
atividades de pesquisa, oficinas de circo e visitas a companhias circenses que
estiveram na cidade e na região. Dentre os conteúdos trabalhados em cada
disciplina, ao longo do projeto, estiveram:
Português: A piada
e os gêneros textuais do mundo circense
Matemática: O
financeiro no universo do circo
História: História do circo no Brasil e no mundo
Biologia: Os animais como atração de circo
Geografia: A Geografia por quem vive o circo
Artes: Construção
de materiais no universo circense
Química: Energias sustentáveis e re-uso da água
Educação
Física: Preparo físico para quem faz o
circo
Física: Deslocamento, velocidade, aceleração
Sociologia: Aspectos sociais de quem vive de circo
Filosofia: O circo como opção de vida
Língua
Estrangeira: Os estrangeirismos no mundo
do circo.
Já para a
culminância, realizada nesta última quinta-feira, os professores se organizaram
por áreas do conhecimento a resolveram trazer apresentações temáticas para o
grande público que veio prestigiar o evento. Os alunos por sua vez deram um
show de envolvimento e talento nas suas apresentações.
A área de
Matemática, trouxe a “matemágica”, mostrando com os números de mágica estão
associados à disciplina. A área de Ciências da Natureza enfatizou as reações
químicas, as leis da física e a proibição de animais em apresentações de circo.
A área de Ciências Humanas contou a história do circo, a vida mambembe dos
artistas circenses e os ritmos musicais brasileiros. Já a área de Linguagens
mostrou o gênero piada como elemento fundamental nas apresentações de palhaços
e as músicas típicas desse universo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário