terça-feira, 14 de agosto de 2012

O QUE É AFINAL O PRÊMIO DE GESTÃO?

Muitas pessoas nos param na rua e até na Escola e nos perguntam: "O que foi que vocês ganharam mesmo? Que prêmio é esse? E ganha o que?" Para esclarecer a essas e outras perguntas segue uma nota de esclarecimento abaixo.

Que prêmio é esse?
O Prêmio de Gestão é uma espécie de reconhecimento conferido pelo CONSED (Conselho Nacional de Educação) às escolas que desenvolvem boas práticas de gestão. O prêmio já passou da décima edição e essa foi a segunda vez que nossa escola participou. (edição 2010 e 2012)
Como as escolas fazem para participar?
Para participar, o diretor da  Escola, juntamente com o seu Conselho Escolar inscreve a Escola no Prêmio pelo site do CONSED. Ao se inscrever a Escola tem uma séries de tarefas a cumprir. A primeira é fazer uma autoavaliação de seus índices de aprovação, reprovação e evasão nos últimos três anos e também do IDEB. A segunda é fazer uma avaliação da gestão no ano anterior sobre cinco dimensões: gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de resultados, gestão de pessoas e gestão de serviços. Ao responder como a escola trabalha nessas cinco dimensões há que anexar provas do que se está descrevendo, como atas, fotos e outros documentos. A terceira é fazer um plano de melhorias para a escola e, por fim, contar como se deu todo o trajeto de inscrição do prêmio, desde a inscrição até o momento final.
Como é feita a escolha das escolas vencedoras?
Ao terminar todas as etapas, a escola imprime um relatório final ( o nosso deu 78 páginas) e envia para a Comissão da DIRED. Uma vez aprovado pela DIRED, o relatório é encaminhado à Comissão Estadual. Lá eles analisam e escolhem uma escola por DIRED para ser visitada. Ao visitar a Escola, os membros da comissão comparam e confrontam o que está no relatório e como é a escola na prática. Após essa visita, eles escolhem quatro finalistas estaduais. As quatro são premiadas, mas só uma irá representar o Estado na etapa nacional.
O que a escola vencedora ganha?
A vencedora estadual ganha R$ 6 mil reais e o gestor faz um intercâmbio de um mês nos Estados Unidos, conhecendo as escolas de lá e como a gestão acontece nos States. Das 27 selecionadas (uma de cada Estado), seis são escolhidas pelo CONSED como as Escolas Destaques Brasil. As seis selecionadas ganham R$ 10 mil reais. Das seis um é escolhida como a Escola Referência em Gestão no Brasil. Essa ganha o prêmio de 30 mil reais. Um grande cerimônia de premiação acontece em Brasília.
E nós, ganhamos o que?
Nós ganhamos o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido aqui. Ganhamos uma comenda da Governadora Rosalba Ciarlini agradecendo e parabenizando pelo nosso trabalho  e um certificado de honra pelo 2º lugar. A Secretária Betânia Ramalho nos garantiu que haverá uma premiação para todas as quatro escolas finalistas, mas ainda não nos disse o que era.

Nenhum comentário: