sexta-feira, 18 de setembro de 2015

INJUSTIÇAS QUE TEIMAM EM NOS ASSOMBRAR

         Há coisas nessa vida que me angustiam muito e me deixam “p” da vida. Fico tão mal, mas tão mal com certos comportamentos humanos que se não fizer algo para externar o que sinto, explodo. Como sou “pequeno” e não sou político (graças a Deus!), nada posso fazer diante de tais injustiças. Mas me resta o desabafo com as palavras, nesse texto que ora escrevo. Que meu desabafo ecoe onde têm que ecoar.
        Deplorável, lamentável, desumano. É assim como posso definir as perseguições políticas que estão acontecendo na Escola Terezinha Carolino. Pessoas que estão lá há anos estão sendo demitidas simplesmente pelo capricho e vontade de um certo político jaçanaense que se arvora de sua influência junto ao Governo Estadual para praticar injustiças. Estamos de volta à ditadura militar. Lutamos tanto pela gestão democrática. Lutamos contra influência nefasta da política partidária no interior de nossas escolas estaduais. E agora era aparece de volta, avassaladora, sem levar em conta a autonomia da instituição, sem respeitar seus gestores, nem seu Conselho Escolar e nem sua comunidade. A vontade pessoal de um político correligionário prevalece frente a de centenas de usuários que ali estão. Que espécie de democracia é essa, meu Deus?
         Historicamente, a Escola Terezinha Carolino sempre teve problemas com pessoal de apoio (ASGs, porteiros e merendeiras). De todo o pessoal, só uma era do quadro efetivo (Eluana – já falecida). A escola sempre funcionou com trabalho voluntário de pessoas que se doavam pela escola. Mães de alunos e ex-alunos que, vendo a situação carente da escola, doavam seu tempo para ajudar. Ainda na gestão de Flávio, três contratados terceirizados foram conseguidos e, sem interferência política nenhuma, Flávio teve a autonomia de indicar para ocupar os cargos, pessoas que já tivessem alguma relação com a escola. Assim, priorizou os voluntários, claro!
    Com a conquista do Prêmio Gestão Escolar, em 2013, a escola foi contemplada com mais dois contratos terceirizados. Nesse ano, a Governadora era Rosalba Ciarlini, apoiada pelo Governo Municipal. Apesar de poder indicar quem ele quisesse, o Prefeito em exercício não assinalou com qualquer interferência. Como eu era gestor, na época, pessoalmente indiquei César e Dayane para ocupar as vagas, pois eles já eram voluntários na escola há algum tempo. Em 2014, mais três vagas surgiram e novamente foram contempladas pessoas que já tinham alguma relação de trabalho com a escola.
          Agora, simplesmente do nada, sem mais nem menos, um político de situação diz: “Quero colocar os meus!”. E os “seus”, são simplesmente as pessoas que comungam de suas opções políticas. Sem levar em consideração a relação das pessoas que ali trabalham com os alunos, o tempo em que já estão na escola, seus familiares e suas necessidades humanas, simplesmente orienta que a empresa terceirizada demita o funcionário que lá está e coloque um indicado por ele. Vale mais o seu desejo de tirano: “Vou tirar e pronto”! Vou colocar quem votou em mim!”, do que o bom senso, a ética, o respeito ao outro.
         Meu Deus! Que retrocesso! Aonde vamos parar? Imagina só se uma pessoa dessas assume o poder municipal?! O bom de atitudes desumanas como essas, é que elas revelam o lado mais sórdido do ser humano, quando as máscaras caem e a maldade se desnuda e aparece em trevas.
           Lamento profundamente que ainda tenhamos políticos que pensam e agem assim. Lamento pela educação jaçanaense. Lamento pelos profissionais terceirizados da EETCS, ameaçados de perderem seus empregos. Lamento por mim, que vejo outra vez o retrocesso e a tirania de outros tempos voltar com todo fervor. Tristes tempos! Tristes atitudes! Choro e lágrimas. É o que nos resta.

Oton Mário

4 comentários:

Unknown disse...

Muito obrigado Oton Mário por conseguir passar o que todos estão sentindo a respeito desta situação. Parabéns pelo texto!!!

Unknown disse...

Abaixo as injustiças! Viva a Democracia!

Anônimo disse...

Muita falta de democrancia por parte do governado e seu fulando ' Endiguinada com os governos de hoje em dia ↙↓↘

Anônimo disse...

Senho Candidato eu não sei se o Senhor sabe nos vivemos em um pais democrático onde podemos escolhe em quem nos queremos vota.Eu também não sei se o senhor sabe mas escola é um lugar de aprendizado não de fazer politica,pelo oque eu estou vendo o senhor esta usando O Terezinha carolino como objeto de troca !! by: Luan Gerson