segunda-feira, 18 de março de 2013

ALUNOS DE NOSSA ESCOLA VISITAM O MEMORIAL DOS FORTUNATOS

     Em comoração ao cinquentenário de nossa cidade, a Família Fortunatos abriu o Casão, que     e eles mesmos transformaram em memorial, à visitação pública e, nesta segunda-feira, 18, foi a vez de os alunos de nossa Escola conhecerem o espaço.
    Em dois momentos do dia, alunos dos turnos matutino e vespertino tiveram a oportunidade de conhecer de perto a casa mais antiga de Jaçanã (ainda de pé) e se encantaram com a arquitetura do local e o acervo fotográfico em exposição ali existente. Além das dezenas de fotografias que recontam a história de fundação do nosso município e o legado da Família Fortunato para a cidade, os alunos ainda puderam conhecer objetos antigos como panelas de barro, alguidares e arupembas e também motor que gerou a eletricidade para a cidade nos anos 60.
     Pela manhã, os professores que tinham aula na segunda-feira conduziram os alunos até o Memorial, sendo duas turmas por vez, de modo que todas as turmas pudessem conhecer e visitar o espaço. No período da tarde a sistemática foi a mesma: primeiro foram as turmas dos 3º anos e em seguida as demais, que fizeram o mesmo percurso numa caminhada da Escola até o Memorial.
      Mais que uma aula-passeio, a ida ao Memorial oportunizou aos nossos alunos conhecerem um pouco mais sobre a história de nosso Município e o reencontro com as histórias de pessoas que lhes são tão próximas, como a do Poeta Flávio Dantas, ex-diretor e professor em nossa Escola. "Eu achei tudo maravilhoso. Fiquei encantada com as fotografias, mas o que mais me chamou a atenção foi o pilão de madeira. Imagino os antepassados usando aquele instrumento", contou Rossana Yandria, do 9º ano manhã.
       Já para Rafael Dantas, do 3º ano "A" , o passeio ao Museu foi uma forma de redescobrir a nossa Cidade e de agradecer a todos os Fortunatos pela iniciativa em manter a história local e deles viva.















Nenhum comentário: