quarta-feira, 27 de junho de 2012

UMA DAS TRÊS VAGAS PARA O PARLAMENTO JUVENIL NO MERCOSUL 2012 É NOSSA

                  Se não nos bastasse a alegria de sabermos que a nossa aluna Marizângela Lima, do 3º B, tinha chegado à etapa final do Programa Parlamento Jovem Brasileiro - 2012, na tarde dessa quarta-feira, 27, uma técnica da Dired nos ligou dizendo que tínhamos conquistado mais uma vitória: um aluno de nossa escola tinha sido escolhido para participar do Programa Parlamento Juvenil no Mercosul - 2012. O aluno em questão é Ismael Romão dos Santos, do 2º ano "A".
                  Ismael Romão , juntamente com Marcos Sérgio (do 2º A) e Luan Oliveira (do 3º A) tinham tido seus textos selecionados pelo professor orientador, Oton Mário, para participar do Projeto e enviados para a seletiva estadual, onde só três trabalhos seriam vencedores e iriam representar o RN em Brasília, em agosto. 
                 De acordo com o Professor Oton, o projeto foi divulgado na Escola mas só poucos alunos  o procuraram para  participar. O requisito era que fosse aluno das últimas séries do Ensino Médio, ter entre 15 e 17 anos, ter bom rendimento escolar, domínio básico de espanhol  e escrever um cordel com 32 estrofes versando sobre  tema "O ensino médio que queremos". "Ao final era para escolher apenas um cordel, mas mandei os três finalistas porque os textos estavam realmente muito bons. Que bom que um deles foi vencedor", comemorou o Professor.
                    Todos na Escola estão muito felizes com a indicação de Ismael e a torcida é grande para que ele faça bonito em Brasília e se classifique para ir para a etapa continental, no Uruguay.



O QUE É O PARLAMENTO JUVENIL NO MERCOSUL?
               Trata-se de um projeto de participação juvenil que contribui para a formação política e a participação ativa da juventude nas questões de transformação social. Além do Brasil, participarão do evento países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
              Este ano, a seletiva estadual estabeleceu com critérios de seleção a produção de um cordel, com 32 estrofes, versando sobre o tema “O ensino médio que queremos”. De todos os cordéis enviados, a equipe organizadora iria escolher três para representar o nosso Estado do RN em Brasília.
            Durante a etapa nacional da seleção, que acontece no mês de agosto, em Brasília, apenas um deles será eleito por meio de processo democrático para representar o RN no Mercosul, num encontro que acontecerá no Uruguay.                  
              O escolhido tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa de diversas ações sociais.

E-MAIL QUE RECEBEMOS DA SEEC/RN

Queridos minha especial  estima!
Prezados Gestores(as), um cordial boa tarde.
A Subcoordenadoria de Ensino Médio-Suem, responsável pela divulgação, orientação e seleção do Programa Parlamento Juvenil do Mercosul, adotou como critério de seleção  o gênero textual cordel para indicar os 03 estudantes que representarão o estado no Encontro Nacional em Brasília no mês de agosto. Nesta quarta-feira, uma banca especializada apreciou os trabalhos de 15 estudantes em que apontou os vencedores abaixo relacionados:

1º lugar: Tatiana Cardoso Novais  - E.E.Prof. José Fernandes Machado (1ª DIRED )
2º lugar:  Ismael Romão dos Santos - E.E. Profª Terezinha Carolino de Souza ( 7ª DIRED )
3º lugar:  Klleyson Freitas dos Santos - E.E.Profª Iracema Brandão de Araújo ( 9ª DIRED )

Queremos parabenizar as Diretorias Regionais de Educação-DIRED, escolas e professores pelo incentivo à participação de todos os estudantes, em especial aos jovens vencedores.

                                                             Aliete Bormann
                                             Subcoordenadora de Ensino Médio




Nenhum comentário: