terça-feira, 31 de maio de 2016

UFCG FIRMA PARCERIA COM NOSSA ESCOLA NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

        Dando continuidade às ações do Projeto Escolar no combate ao mosquito aedes aegypti, nesses últimos dias, a nossa escola mais uma vez foi palco de atividades educativas voltadas à conscientização da necessidade de extermínio dos focos do mosquito em nossa comunidade.
           Desta vez, em parceria com o Curso de Biologia da UFCG - Campus Cuité - através do Probex (Programa de Bolsas de Extensão) daquela universidade, como uma ação prática do Projeto "Um mosquito, três desafios: saúde ambiental através do lúdico no combate á dengue, chikungunya e zika no Município de Jaçanã-RN", universitários e professores ligados ao projeto realizaram mais uma importante culminância em nossa escola nesta última segunda-feira, 30, aplicando e distribuindo repelentes naturais entre os estudantes.
           Nesta parceria EETCS e UFCG, o referido Projeto é coordenado pela Professora/Doutora Marisa de Oliveira Apolinário (UFCG), orientado pela Professora/Doutora Michelle Gomes Santos (UFCG) e conta com a colaboração dos nossos professores Massilon Grigório (diretor)e Jacilda Martins (titular da matéria de Biologia na escola). Além dos catedráticos envolvidos, o projeto é desenvolvido pelos alunos bolsistas e voluntários: Álisson Costa, Ana Maria Dantas e Jaqueline Moreira, todos graduandos do curso de Biologia daquela universidade. Dentre as ações desenvolvidas por esses universitários estão: aulas teóricas, produção de modelos didáticos, realização de oficinas e gincanas e apresentação de peças teatrais.
           Nesta ação que teve início na última sexta-feira, 27, quando os alunos do ensino médio estiveram na escola produzindo um repelente natural à base de cravo, álcool e óleo vegetal, sendo supervisionados pela Professora de Química, Liliane Macedo, e pelos demais atores envolvidos no projeto; a culminância se deu nesta segunda-feira, 30, quando o repelente foi distribuído entre os funcionários e estudantes da escola como ação de prevenção às picadas do temível inseto.




Um comentário:

Jacilda Macêdo disse...

É um enorme prazer contar com a UFCG como parceira no desenvolvimento de projetos, pois os alunos que desenvolvem o PROBEX já foram alunos da nossa escola o que nos deixa extremamente felizes. Em contrapartida a ação efetiva de usar repelente é necessária, uma vez que repele o Aedes aegypti e nos protege. Essa iniciativa é fruto da constatação dos inúmeros casos de DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA que acomete diariamente nossos queridos alunos, professores, funcionários e que deixa claro como é perigosos esse mal. Fica a dica: Evitem acumular água em recipientes sem tampa; lavem bem os recipientes com bucha ou escova;recolham qualquer recipiente que possa acumular água para não tornar um possível criadouro; uso repelente.