quinta-feira, 27 de novembro de 2014

ESCOLA REALIZA A ABERTURA DE SUA MOSTRA DIDÁTICA SOBRE A DITADURA MILITAR

Jonatan fala sobre o Golpe Militar de 1964
          Com O tema “Meio Século do Golpe Militar: Ditadura Nunca Mais”, aconteceu nesta noite de quarta-feira a abertura oficial na nossa 1ª Mostra Didática de História do Brasil.
          Organizado e orientado pela Professora Fátima Santos, com a ajuda dos demais professores da escola, o evento foi um sucesso e atraiu um grande público para nossa instituição nesta noite de abertura.  Professores, funcionários, alunos de todos os turnos, ex-alunos, pais de alunos e pessoas da comunidade estiveram presentes e puderam prestigiar palestras  e apresentações culturais alusivas ao tema da Mostra.
             O cerimonialista do evento  foi o Professor Robson Guedes, que iniciou os trabalhos chamando a composição da mesa de autoridades, formada pela vice-diretora Cida Moura, pelo coordenador pedagógico Zito Lima, a Professora Fátima, a Professora Jacilda Macedo e aluna gremista Rafaela Costa.
              Em seus discursos de abertura, todos os oradores destacaram a importância de um evento grandioso como este para uma instituição de ensino como a nossa, sobretudo enfatizando a relevância que é trabalhar um tema como este. Quem também  foi convidado a discursar foi o aluno do 2º ano “A”, Jonatan Tavares, que deu uma verdadeira aula sobre o Golpe Militar de 1964.

Professora Fátima: organizadora da Mostra
Professora Fátima: "cumprimos o nosso dever"
Slides de abertura da palestra de Gutemberg
Vice-diretora Cida Moura discursando
Professor Robson: cerimonialista da noite
Coordenador Zito Lima discursando

PALESTRANTE GUTEMBERG SILVA ENCANTA A TODOS

        Um dos pontos altos dessa noite de abertura foi a palestra do ex-aluno e, agora doutorando em História, Gutemberg Silva. “Me sinto em casa, pois fui aluno daqui e estou vendo muitos amigos, inclusive ex-professores. Estou em família”, disse ele em sua fala de abertura.
        Num tom coloquial, que mais parecia uma amigável conversa, com o auxílio de slides muito bem ilustrados, o palestrando Gutemberg Silva prendeu a atenção dos espectadores e apresentou uma digressão geral do que foi o golpe militar que imperou no Brasil de 1964 e 1985.
          No encerramento de sua apresentação, o palestrante frisou o quando se sentia orgulhoso de participar de um evento como este. “Esta mostra didática foi a maior aula de cidadania que esta escola poderia dar aos seus alunos e comunidade escolar. Falar de um assunto ainda tão delicado e recente é de uma ousadia encantadora. Que bom que vocês estão fazendo a diferença na formação desses novos cidadãos”, disse ele emocionado.
             Ao final de sua palestra, o diretor Massilon Grigório discursou em agradecimento à contribuição de Gutemberg Silva e entregou-lhe um certificado de participação.

Palestrante Gutemberg Silva
Palestra muito dinâmica e interativa
Cida, Gutemberg, Fátima Zito e Jacilda
Gutemberg Silva palestrando
Massilon: entrega de certificado

APRESENTAÇÕES CULTURAIS DIVERSIFICAM A ABERTURA

          Entre um discurso e outro, alunos da escola se revezavam em apresentações culturais de canto e dança que levavam o público presente ao delírio. A primeira apresentação ficou por conta de Wéliton (3º A) e Maikon (2º A) que se cantaram e tocaram músicas de Raul Seixas. O ex-aluno Raedson  também se fez presente e tocou músicas com Wéliton.
          A monitora de dança do Programa mais Educação, Jussara Silva, trouxe o seu grupo de dança e apresentou uma rica coreografia com a música “Que país é este?”, do Legião Urbana.
        Misturando teatro e dança, o também monitor de dança do Mais Educação, Fernando Medeiros, apresentou com os seus alunos uma coreografia da música “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso.
         Encerrando as apresentações da noite, a professora Liliane trouxe os alunos do 1º ano com uma coreografia teatralizada da canção Cálice, de Chico Buarque.
         É importante ressaltar que todas as músicas apresentadas eram de artistas que foram perseguidos pelo regime militar, presos ou exilados em outros países.
           O público saiu encantado com a riqueza e a diversidade das apresentações.

Público assiste a tudo pacientemente
Pátio lotado nesta noite de abertura
Professora Fátima assistindo à palestra
Wélton e Maikon cantam Raul Seixas
Wéliton e Raedson cantam Rasul Seixas
Jussara e seu grupo de dança
Coreografia: Que país é esse?
Grupo de dança orientado por Fernando Medeiros
Coreografia Alegria, Alegria
Grupo de alunos do 1º ano
Momento apoteótico da coreografia
Grupo dançando Cálice, de Chico Buarque

MOSTRA CONTINUA ATÉ SEXTA-FEIRA

          Durante todo o dia desta quinta e sexta-feira a Mostra “Meio Século de Golpe: Ditadura nunca Mais”, segue sendo apreciada e visitada por pessoas da comunidade e caravanas que vêm de outras cidades. Ao todo, seis salas temáticas abordam o período sobre os mais diferentes aspectos. Vale à pena conferir!

Um comentário:

Willy Araujo disse...

Parabéns a todo o corpo docente e discente de mossa instituição. Um show de conhecimento e desenvoltura. Parabéns em especial para minha querida professora Fátima