quinta-feira, 27 de novembro de 2014

MOSTRA CULTURAL SOBRE A DITADURA MILITAR RECEBE CENTENAS DE VISITANTES

          Neste primeiro dia de nossa Mostra Cultural "Meio Século do Golpe: Ditadura Nunca Mais", nossa escola ficou pequena para tanta gente. Durante todo o dia, centenas de alunos, pais de alunos, pessoas da comunidade e vistantes de outras cidades estiveram prestigiando os stands de nosso evento e absorvendo a produção de conhecimento produzida pelos nossos alunos.
         Desde das 7h da manhã, seis stands montados nas salas de nossa instituição contavam, sobre diferentes enfoques, como se deu o golpe de 1964 e a tirania que representou aquele triste período da nossa história.
           Logo na entrada os visitantes eram recebidos por belas estudantes que colhiam as suas assinaturas e os encaminhavam para as salas temáticas. 




MOSTRA ESTÁ ORGANIZADA POR TEMÁTICAS

SALA 1 – RESGATE HISTÓRICO

          A primeira sala a ser visitada é a sala 1. Coordenada pela professora idealizadora do evento, Fátima Santos, nela, os estudantes Jonatan Tavares e Dallyne Silva, acompanhados de outros alunos, se revezam na apresentação e contam aos visitantes, auxiliados por cartazes temáticos e um curto vídeo, como se deu o Golpe Militar e quem o instituiu. Em suas abordagens, eles fazem uma digressão de todo o período da ditadura, de 1964 a 1985,  destacando os presidentes brasileiros da época do regime e quais foram as suas principais ações ditatoriais.







 SALA 2 – VISÃO DA DITADURA

          A segunda sala está sendo coordenada pela Professoara Arly Silva (Português) e pelo Professor Aurino Júnior (Matemática).  Nesse stand, os participantes podem conhecer um pouco mais sobre como a mídia e as artes retrataram a ditadura militar. Logo no primeiro momento, os alunos apresentam um trayler do filme “O quintal dos guerrilheiros” e em seguida dão sugestões de nomes de outros filmes que tratam do assunto. Ao final, os visitantes são presenteados com um show musical, onde os alunos tocavam e cantavam músicas de artistas perseguidos nos anos 60 e 70 e os convidam a cantarem juntos com eles.





SALA 3 – TORTURA NÃO SE COMEMORA E NEM SE ESCONDE

      A sala 3 vem sobre a assinatura das Professoras Karol (Física), Jacilda (Biologia) e Liliane (Química). Em suas apresentações, os alunos contam como ocorriam os mais diferentes tipos de tortura e, na intenção de dar ainda mais realismo às apresentações, em muitos momentos os estudantes encenam formas de tortura e dão depoimentos como se fossem pessoas que viveram aquela época. Tudo é absolutamente surpreendente nesta sala, com destaque para a teatralização envolvente e emocionante da canção “Cálice”, de Chico Buarque.





SALA 4 – VÍTIMAS DA REPRESSÃO

          A sala 4 vem sobre a orientação da Professora Josiane Silva (Artes) e do Professor Marcus Ronan (Sociologia). Neste stand, os visitantes podem conhecer um pouco mais da histórias de intelectuais, artistas e políticos brasileiros que foram perseguidos e exilados durante os 21 anos do regime militar. Cartazes temáticos circundam todo o espaço e, num mini-palco, montado dentro da sala, alunos encenam personalidades dando depoimentos do horror que viveram nos anos de chumbo. Ao final, uma apresentação em alusão à dançarina Rita Kadilac, que dançava nos presídios e quartéis da época, encerra a a abordagem desta sala.







SALA 5 – CENSURA NA MÚSICA

           Idealizada pelos monitores de dança do Programa Mais Educação, a sala 5 retrata a censura que a música sofreu naquela dura época, quando as letras das canções eram proibidas e muitos compositores e cantores tiveram que se exilar para fugir do regime.  O espaço está todo decorado com fotos de cantores e músicas dos anos 60 e 70 e dois grupos de dança se revezam dançando coreografias com músicas temáticas, com destaque para “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso, e “Prà não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré.





SALA 6 –  A MODA NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR

       Pela sua vasta temática, e pela forma como queriam apresentar o trabalho dos alunos, os professores de Inglês Robson Guedes e Vitória Silva, coordenadores desse stand, optaram por realizar sua exposição no pátio interno da escola. Assim, a mostra "A moda nem anos da ditadura"se tornou uma das maiores atrações do evento.
     A intenção desses professores e alunos era mostrar como as pessoas se vestiam na época do regime militar. Para tanto, uma enorme passarela foi montada para que um grande desfile temático fosse realizado. Vestidos como naquele tempo, meninos e meninas desfilam modelitos dos anos 60 e 70 e enchem de graça e glamour os olhos do público presente, que grita a cada entrada. Para o público feminino, o  destaque eram os vestidos de bolinhas e as fitas de seda na cabeça. Já para os rapazes, o jeans e a jaqueta de couro davam o tom. Tudo era inspirado nos movimentos da Bossa Nova e da Jovem Guarda e no movimento rippie que ganhava força naqueles anos.











2 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostei de tods as salas, mais a qq eu gostei mermo qq fiquei mtt arrepiada foi a sala 3 mtt Fantástico ^^

Anônimo disse...

Realmente , a sala 3 foi incrível ! Eu amei tudo , todas as salas , até porq pude colaborar com um evento tão lindo ! Amei tudo ! Já espero a próxima ! :)