Desde o ínicio de ano letivo, o Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, Luciano Gororoba, vem desenvolvendo um projeto com os alunos do 9º ano da manhã sobre os erros ortográficos encontrados nos anúncios públicos espalhados pela cidade.
Após receberem as devidas deliberações do professor em sala e entederem os reais objetivos do projeto, que foi entitulado "Das ruas para a sala de aula: trabalhando a ortografia", munidos de câmeras fotográficas e filmadoras, os alunos daquela turma sala saíram pelas ruas da cidade numa verdadeira caça aos erros encontrados em casas comerciais e placas da circunvizinhança.
De acordo com o professor Luciano, mas que uma aula de campo, o trabalho possui um cunho social muito grande, porque estamos tratando da nossa língua e os alunos podem ver in loco os problemas que um anúncio mal redigido pode causar, o que vai desde a não credibilidade ao estabelecimento comercial a motivo de zombaria e gozação para quem os escreveu. "Cabe à escola propiciar contatos efetivos e sistemáticos com a escrita formal, para que os alunos adquiram o domínio nesta modalidade, sem que nele seja gerada a imagem de que a língua padrão é muito difícil, ou mesmo inacessível à maioria dos sujeitos", acrescentou.
A partir do trabalho, os alunos puderam perceber a importância e a necessidade de se conhecer a ortografia corretadas palavras de nossa língua, sobretudo quando se trata de veiculá-las em frases que acabam compondo o cenário da cidade, uma vez que estão expostas aos olhos e julgamento de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário