quarta-feira, 24 de junho de 2015

CADERNO 3 DO PACTO PARA O ENSINO MÉDIO RESULTA EM PROJETO INTERDISCIPLINAR



As três Professoras de CN
       Os encontros de formação do Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio, com os professores do EM em nossa escola acontece todas as quintas-feiras, pela manhã. Por ocasião dos estudos com o Caderno 3 da Etapa 2 e a comemoração do Dia do Meio Ambiente, as professores da área de Ciências da Natureza: Jacilda (Biologia), Carolina (Física) e Liliane (Química) idealizaram a realização de mais um Projeto Interdisciplinar envolvendo a temática.
       Nesse sentido, as três professoras planejaram juntas uma ação interdisciplinar integrando conteúdos comuns ás três disciplinas. O planejamento resultou no Projeto: "As Ciências da Natureza e o Meio Ambiente: o que temos a ver com isso?" que foi desenvolvido em todas as turmas do Ensino Médio Regular do turno vespertino.
       Durante toda a semana, em suas aulas, as professoras trabalharam conteúdos e metodologias relacionadas ao tema. A culminância do Projeto resultou na realização de uma grande Gincana Temática, envolvendo as sete turmas do turno vespertino e aconteceu na tarde desta segunda-feira, 15 de junho.
        A Gincana envolveu os alunos de uma forma surpreendente. "Todos participaram de uma forma ou de outra. Esta era a hora deles apresentarem os conceitos que foram trabalhados em sala de aula. Estamos muito felizes com os resultados", comentou a Professora Jacilda Martins.
        Ao todo a Gincana contou com dez provas a serem cumpridas, sendo todas relacionadas ao tema. A criatividade dos alunos foi o grande diferencial daquela tarde. Na prova em que era preciso trazer um mascote feito de recicláveis, a turma do 1º ano B fez uma gaivota de papel sobrevoar todo o auditório impulsionada por um drone. Na última rodada, três turmas estavam empatadas. O critério de desempate foi a prova em que as turmas tinham que realizar um desfile de modas com roupas confeccionadas com material reciclado. Por decisão unânime dos jurados, venceu esta prova a turma do 3º ano B que acabou vencendo a disputa final. A turma do 2º A ficou saiu como vice-campeã e o 1º ano B com o terceiro lugar.
        Certamente os alunos aprenderam muito mais através deste Projeto que por meio de aulas teóricas cansativas e enfadonhas. Após o evento, os alunos transformaram o auditório num grande palco da música e da dança e acabaram fazendo um festa particular.

Alunos do 2º B
Alunos do 3º A
Comissão Julgadora
Karol, 3º B - responsável pela vitória de sua turma
Alunos do 1º ano B
Alunos do 1º ano A
Alunos do 1º ano C
Aluna Alanna do 1º ano A
Alunos Maikon e Ingrid do 3º ano A
Alunos do 1º ano A
Alunos do 3º ano B
Alunos se divertem no final






Nenhum comentário: