quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PROFESSORA JAÇANAN REALIZA CULMINÂNCIA DE PROJETO SOBRE CORDEL

A professora Jaçanan com seus alunos
        Com o tema "Literatura de Cordel, Literatura da Vida" a professora de Língua Portuguesa dos 1º anos do vespertino, desenvolveu durante todo esse segundo semestre um projeto de leitura e produção de textos com os alunos do 1º ano "A".
       De acordo com a professora, o objetivo principal do projeto era que os alunos passassem a valorizar mais a literatura de cordel e dessem a ela o seu devido destaque na cultura popular. "A literatura de cordel precisava ser encarada com uma legítima manifestação da nossa cultura e não como uma literatura de menor valia. Era imprescindível que os nossos alunos aprendessem e internalizassem isso", contou ela.
      Durante todo o processo de execução do projeto, a turma foi dividida em grupos onde puderam conhecer e ler vários cordéis, conversar com o cordelista local Flávio Dantas e produzir seu próprio material em cordel.
       Como culminância do projeto, os alunos teriam que produzir um cordel sobre a temática que mais lhes conviesse, de acordo com as regras e normas sobre o gênero que aprenderam em sala de aula. No processo de produção foram muitas as temáticas que apareceram: vida em sociedade, patriotismo, drogas, esportes, cidadania e principalmente, o amor.
       A exposição final dos trabalhos elaborados pelos alunos aconteceu durante todo o dia desta quinta-feira, 21. Uma tenda foi montada no pátio interno e alunos de todas as turmas foram convidados a prestigiar a exposição e apresentação dos cordéis produzidos.
       O trabalho com cordel desenvolvido pela professora Jaçanan vem coroar e se somar a todos os outros trabalhos desenvolvidos na área de leitura e escrita, neste ano, em nossa escola. Curioso é que, sendo carioca, e há apenas quatro anos em nossa região, a professora se apropriou, se apaixonou pela nossa cultura e se tornou uma das nossas maiores incentivadoras. "Acho que cumprimos o objetivo do projeto. Os alunos, como eu, se apaixonaram pelo cordel e agora são seus difusores", contou orgulhosa.








Nenhum comentário: