quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ALUNOS PARTICIPAM DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

          A aplicação das provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ocorreu também em nossa Escola nesta quarta-feira, 17 de agosto. Ao todo, dos 631 alunos matriculados compareceram ao certame cerca de 550 alunos. Parte foi avaliada pela manhã e o restante no período da tarde e da noite.
        A OBMEP já está na 7ª edição. Participam do evento professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais.
        A Olimpíada tem o intuito de estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
Está dividida em duas fases: a primeira é uma prova objetiva com 20 questões, aplicada em cada escola inscrita, com a correção feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabarito elaborados pela OBMEP.
       A segunda fase é uma prova discursiva contendo de seis a oito questões, aplicada em centros de aplicação indicados pela OBMEP. Participam dessa fase apenas 5% dos alunos, em cada nível, com melhor pontuação na 1ª fase. “A Olimpíada busca propiciar aos alunos o estudo da Matemática, a interação com outras instituições de ensino, professores, alunos e também com a sociedade científica, por isso é importante a participação da comunidade escolar” disse o coordenador da OBMEP em nossa escola, Professor Emanuel Dantas.
        A premiação será efetuada com medalhas, troféus, bolsas de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Certificados de Menção Honrosa e computadores portáteis com programas para o ensino da matemática (professores e escolas).
        A OBMEP é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).







Nenhum comentário: