quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PROFESSORES REALIZAM AULA PASSEIO EM AREIA/PB

Grupo recebe as boas-vindas
            O professor de História do 9º Tarde, Willy Félix, e  do 1º ano "B", Fátima Santos, realizaram uma aula passeio á cidade de Areia, na Paraíba, neste último sábado, para onde conduziram alunos dessas turmas turmas.  Ao todo cerca de 20 alunos participaram da aula. O transporte foi cedido pela Prefeitura Municipal de Jaçanã e os alunos triveram que arcar com as despesas de alimentação, gartificação ao motorista e guia turístico.
            A comitiva saiu da nossa Escola ás 6h30 e só retornou às 17h. Já em Areia os alunos puderam conhecer vários pontos turísticos da cidade, que é patrimônio histórico, e associar conteúdos vistos erm sala de aula com o que viram e vivenciaram por lá.
            A primeira parada do grupo foi na Mata do Pau-ferro, onde fioca o Campus da UFPB na cidade. Lá os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a fauna e a flora da região por meio de trilhas ecológicas e alimentar maquinhos Depois da mata, a aula prosseguiu em visitas a engenhos de rapadura ativos e inativos, museus, sobrados, o Teatro Minerva e casarões do Centro Histórico.
           Na viagem os alunos puderam ainda conhecer todo o material escravocrata do século XIX disponível nos museus da cidade, além de almoçar nos dos tradicionais restaurantes de comidade regional do Município. No final da tarde, o guia os conduziu até uma cachoeira onde os estudantes puderam se refrescar e realizar um grande piquenique.
            Para a professora Fátima Santos a viagem foi muito proveitosa e atingiu seus objetivos. "O grupo era pequeno, mas foi uma aula maravilhosa. Associamos teoria e prática e tenho certeza que jamais esses alunos esquecerão esse dia", comemorou ela.

Alunos ouvem explicações do guia

O grupo na Mata do Pau-ferro

Professor Willy e Dallyne

Professores Willy e Fátima

Alunas na Praça de Areia

Grupo segue atrás do guia

Profª Fátima no Campus da UFPB

Grupo em um dos museus visitados
          

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

EQUIPE DE NOSSA ESCOLA PARTICIPA DE SEMINÁRIO EM SANTA CRUZ

Jacilda, Sheila, Rayssa e Ismael: nossa equipe
           Uma equipe de nossa Escola formada pelas Professores de Biologia Sheila Sonilma e Jacilda Macedo e dos gremistas Ismael Romão e Rayssa Ravênia participou nesta sexta-feira, 23, do I Seminário Regional do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas que ocorreu no auditório do IFRN, em Santa Cruz. A convite do Sinte/RN a equipe de nossa Escola era uma das poucas que estava presente e completa: formada por dois professores e dois alunos.
            O evento teve como objetivo central formar equipes nas escolas para trasmitir informações a cerca de temáticas como DST's e AIDS. A organização do evento ficou por conta do Sinte/RN, mas contou com palestrantes de renome regional e nacional da área de Saúde Pública.
           O foco central do encontro foi o crescente aumento dos casos de DST's e AIDS entre jovens e as políticas públicas que estão sendo implementadas para conter este avanço. Dentre elas, a necessidade de as escolas trabalharem projetos educativos com seus alunos sobre o assunto e criar um banco de distribuição de preservativos na comunidade escolar.
           De acordo com Ismael Romão o seminário foi muito proveitoso, pois foi possível conhecer novas pessoas e  interagir bem em todas as tarefas e atividades propostas. "Voltamos cheios de novas informações e ideiais que vamos implementar juntamente com as nossas professores já no primeiro semestre do ano que vem. Nossa escola vai se tornar referência na prevenção às DST's e AIDS, vocês vão ver", idealizou ele.
           As professoras Jacilda e Sheila contaram que o evento  foi realmente muito proveitoso e que já têm em mente que projetos pretendem desenvolver frente as temáticas trabalhadas.

Nossas professoras/biólogas



Jacilda com a diretora regional do Sinte Cristiane


Sheila em momento de apresentação

Momento de palestras


Jacilda em momento de exposição

Sheila apresenta trabalhos de seu grupo

domingo, 25 de novembro de 2012

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA RIFA E DO FESTIVAL

               Fazendo jus ao seu compromisso em realizar um gestão financeira com transparência  e austeridade, a direção da Escola Terezinha Carolino vem a partir deste espaço divulgar as receitas, despesas e saldos referentes à rifa dos brindes sorteados  e ao seu V Festival de Música, tornando assim público todos os valores arrecadados e gastos em prol da construção de uma cisterna em seu interior.
                  É sabido por toda a comunidade escolar e jaçanãense que durante todo o mês de novembro nossa Escola encampou uma grande batalha na intenção de angariar recursos financeiros para a construção de uma cisterna em nossas dependências internas, cujo objetivo é sanar de vez o problema de falta d'água que vimos enfrentando há meses. A sugestão veio dos pais dos alunos em reuniões e eles foram os principais protagonistas desse processo.
                    O valor arrecadado com a venda da rifa e a realização do Festival de Música foi suficiente, pois a construção da cisterna foi orçada em R$ 2.200,00 e arrecadação superou este valor. O saldo restante será usado para inteirar a compra de uma bomba hidráulica. As obras da construção do reservatório já estão em pleno vapor e a comunidade pode vir à Escola conferir.
                  A nossa comunidade escolar está de parabéns, pois fomos à luta e conseguimos, com o nosso esforço e coragem, levantar o dinheiro necessário à construção do nosso reservatório.
Veja como ficou a nossa arrecadação:

                          QUANTO ARRECADAMOS?

AÇÕES
VALORES
Rifa dos Brindes
1.990,00
Comidas do Festival
410,00
Portaria do Festival
625,00
Patrocínios do Festival
60,00
Total
3.085,00


                                   NOSSAS DESPESAS

AÇÕES
VALORES
Ingredientes Comidas
232,00
Bilhetes da Rifa
50,00
Brindes do Festival
28,00
Moto-som Festival
10,00
Atrações/Som Festival
400,00
Total
720,00


            SALDO: R$    2.365,00           


                     

sábado, 24 de novembro de 2012

FESTIVAL DE MÚSICA ATRAI COMUNIDADE LOCAL À ESCOLA

        Nesta sexta-feira, 23, aconteceu a quinta edição do nosso já tradicional Internacional Music Festival. O evento é organizado pelos professores de língua estrangeira e tem como principal objetivo tornar as aulas de inglês e espanhol mais atrativas e significativas para os estudantes, além de oportunizar aos alunos e ex-alunos da nossa Escola  um espaço para que eles possam mostrar seus talentos na arte do canto e da dança.
         Como de costume, o festival funciona também como uma ponte para que a nossa escola possa premiar os seus alunos destaques  e entregar as medalhas aos alunos que participam dos Jogos Interclasses, bem como escolher a beleza estudantil em ambos os sexos.
       Como em outras edições, este ano o evento teve como apresentadores os professores Oton Mário (espanhol) e Vitória Macedo (inglês), além do professor Robson Guedes (inglês) que se responsabiliza pelo concurso da School Girl e do School Boy. O professor Willy (inglês) este ano ficou responsável pela portaria, já que o evento teve que ser pago devido a campanha da Escola para a arrecadação de recursos para a construção de uma cisterna. Além do painel de fundo, toda a quadra da escola foi decorada com painéis produzidos pelos alunos sobre a vida de diferentes cantores internacionais.
        O festival aconteceu na quadra da escola e teve início com a composição da mesa de jurados, uma vez que são eles quem fazem a escolha do Garoto e da Garota Estudantil, e este ano contou com os nomes de peso como a empresária Dayane Fonseca, o modelo Arysson Alexandre e o maquiador Weldes Bandeira. Em seguida aconteceu a entrega das medalhas dos atletas campeões e vice-campeões, a condecoração aos alunos que venceram concursos de redação, a posse da nova diretoria do grêmio estudantil, as apresentações de canto e dança e, por fim, uma grande festa com o DJ Renato Alex e a Banda Tremaê.

Os quatro professores organizadores
Oton, Vitória e Robson: apresentadores
Painel do evento

ATLETAS CAMPEÕES RECEBEM SUAS MEDALHAS

Nunca tivemos tantos atletas nos Jogos Interclasses como neste ano. Pela primeira vez, foram entregues medalhas de campeões e vice-campeões, num total de 148 medalhas. A entrega da premiação foi realizada pelos Professores de Educação Física Claudjan Santos e Socorro Porto, já que são eles quem coordenam os jogos na Escola. 
Neste edição, a escola premiou atletas de futsal, handebol, vôley, baleada, damas e xadrez em categorias como  mirim, infantil e juvenil, masculino e feminino. Para não tomar muito tempo do festival, a entrega das medalhas de todos os atletas foi feita ao capitão de cada time que posteriormente repassou aos demais jogadores de sua equipe.

Mesa das  medalhas e condecorações
Profº Claudjan entrega medalhas ao atleta Elias
Profª Socorro entrega medalhas à aluna Estefany

ALUNOS QUE VENCERAM CONCURSOS DE REDAÇÃO SÃO PREMIADOS

         Além da entregas das medalhas aos atletas, este ano a direção aproveitou o Festival para homenagear os alunos que se destacaram em concursos de redação durante todo o ano na Escola, oferendo-lhes uma medalha de honra ao mérito e um certificado de reconhecimento.
        Os primeiros a receberem a honraria foram os alunos que venceram a Olimpíada de Língua Portuguesa na etapa escolar: Ellen Galdino (6º B - poema), Ana Beatriz ((º T - crônica) e Jane Cleide (3º A  -artigo). Em seguida foi a vez dos que venceram o Concurso de Redação da CAERN: Fátima Silva (6º B), Adriene Matilde (7º B) e Ítalo Rafael (2º B) em suas respectivas categorias.
      A direção da Escola premiou ainda o aluno Ismael Romão (2º A) por ter vencido o Concurso Parlamento Jovem no Mercosul (etapa estadual e  nacional), Gildson Araújo (3º U) pelo Concurso Jovem Embaixador (etapa estadual) e Marizângela Santos (3º B) pelos Concursos: Parlamento Jovem Brasileiro Jovem Senador (etapa escolar).

Gildson Araújo recebe de Vitória sua condecoração
Marizângela Santos recebe de Robson Guedes
Ismael Romão curte sua premiação

NOVA DIRETORIA DO GRÊMIO ESTUDANTIL É EMPOSSADA

       Passados catorze dias de sua eleição, finalmente a nova diretoria eleita para o nosso Grêmio Estudantil é empossada pela direção da Escola. Aproveitando o Festival, o diretor Oton Mário enfatizou a importância do grêmio estudantil em nossa instituição e declarou a chapa vencedora empossada a partir daquele momento. Um chave simbolizou o momento da posse.

Presidente Ismael recebe a chama simbólica

                   PERFORMANCES DE DANÇA ENCANTAM O PÚBLICO PRESENTE

          Este ano tivemos quatro atrações de dança abrilhantando o nosso festival. Os primeiros a se apresentar neste estilo foram os alunos Pedro Thiago e Alex Gomes que deram show em passos de hip-hop e arrancaram suspiros da galera presente. A segunda atração dançante foi o Bonde das Gatinhas, formado por alunas do 6º ano que trouxeram o ritmo do funk para o Festival.
              A terceira atração  levantou o público que ficou estasiado com a performance apresentada. Com uma bela apresentação, dançarinos de várias turmas do Ensino Médio reproduziram coreografias da cantora americana Lady Gaga. A última atração dançante trouxe novamente o funk para o salão, desta vez com um grupo formado só por meninas do Ensino Fundamental.

Grupo Star Ships: Lady Gaga
Grupo Bonde das Novinhas
Pedro Thiago: passos de hip-hop
Grupo Bonde das Gatinhas

ALUNOS CANTORES ENCANTAM O PÚBLICO

          A grande atração desse Festival são os nossos alunos cantores que soltam a voz para delírios de todo o público presente. Neste ano tivemos três grandes participações cantantes. O primeiro a esbanjar o seu talento foi o jovem Luan Matheus (3º A) que abriu a noite cantando uma canção de Os Beatles. A segunda apresentação cantada ficou por conta de Ana Beatriz (Bia - 9º T) que cantou Marisa Monte e emocionou a  todos, inclusive sua tia, a apresentadora Vitória Macedo, que foi às lágrimas.
       A terceira apresentação musical da noite ficou por conta da dupla Waldirene (2º B) e Jadson Mateus (8º B) que dividiram a canção: Rolou Sentimento. Logo em seguida Luan Matheus retornou ao palco cantando Baby e quem também deu o ar da graça foi a veterana dupla, hoje ex-alunos, Silvanira e Adriano que fecharam as apresentações de canto cantando a música Corazón Partío, de Alejandro Sanz, canção que já tornou o hino do nosso festival.

Waldirene e Jadson
Ana Beatriz
Luan Matheus: duas apresentações
Adriano e Silvanira: crias desse Festival

SCHOOL GIRL E SCHOOL BOY TEM NOVOS REPRESENTANTES

          Uma das atrações mais esperadas do festival é sem dúvidas a escolha da Garota e do Garoto Estudantil. É o desfile dos candidatos e candidatas que exalta o ânimo do público e que faz aparecer torcidas fervorosas. Este ano se inscreveram para concorrer ao título de School Girl nove candidatas, mas na hora só se apresentaram três das inscritas: Jussara Malaquias (3º A), Rayssa Ravênia (9º M) e Dallyne Fátima (1º B). Três belas meninas que confundiu a cabeça dos jurados e lhes impôs difícil decisão.
           Já para o título de School Boy, estavam inscritos quatro garotos, mas apenas três desfilaram: David Samuel (3º A), Jadson Mateus (8º B) e Pedro Thiago (8º A).
        A decisão só veio no final do festival com o anúncios dos nomes dos vencedores. Os candidatos e canditadas foram avaliados elo jurados sob três aspectos importantes  para um desfile dessa natureza: beleza, passarela e elegância. Após somadas as notas, o título de School Girl ficou para Dallyne Fátima e o de School Boy para Jadson Mateus.
        Devido a ausência da School Girl 2011, quem passou a faixa a nova Garota Estudantil foi Marizângela Santos, a primeira vencedora em 2008. Já o vencedor do concurso de 2011, Fagner Gomes, se fez presente e passou com honraria o título ao mais novo Garoto Estudantil.

School Boys em desfile
Dallyne Fátima: a nova School Girl
Jadson Mateus: o novo Scgool Boy
Fagner passa título a Jadson
Marizângela passa título a Dallyne

RIFA PARA A CONSTRUÇÃO DA CISTERNA É SORTEADA

            Como havia sido informado para toda a comunidade escolar, a direção da Escola aproveitou o Festival para realizar o sorteio da rifa em prol da construção da nossa cisterna que já vinha sendo organizado há um mês. Os prêmios haviam sido doados por pessoas da comunidade escolar e foram divididos em dois sorteios. No  primeiro prêmio estavam: um ferro elétrico, uma sanduicheira e uma almofada artesanal. No segundo: uma cesta de produtos da Natura e um encosto de portas artesanal.
             O felizardo ganhador  o primeiro prêmio foi o aluno do 1º ano "B", Jailton Garcia. Já o segundo prêmio saiu para Maria Tahynara Gomes.

Pequeno Kauã se prepara para o sorteio
Bilhete vencedor do 1º  prêmio
Bilhete vencedor do 2º prêmio

DJ RENATO ALEX E BANDA TREMAÊ FIZERAM A ALEGRIA DA GALERA

         Mais que um simples festival de apresentações culturais, o nosso evento sempre culmina nunca grande festa de confraternização da nossa comunidade escolar. Desta vez a animação ficou por conta do consagrado DJ Renato Alex e pela Banda revelação do ano Tremaê.
        O DJ Renato já figura cativa e todos os anos abrilhanta o nosso evento. Já a Banda Tremaê fez a sua primeira grande apresentou pública e foi recebida com muito sucesso pelo público presente. Com o estilo swingueira, a banda é cria desse festival, uma vez que todos os componentes já participaram de edições anteriores e são alunos de nossa Escola.
        Segundo o diretor da Escola, o Festival além de ser uma forma de entretenimento é também um canal para que os alunos desabrochem e possam mostrar seus talentos artísticos. "Artistas locais como Adriano e Silvanira, e agora a Banda Tremaê, são o grande exemplo disso", disse orgulhoso.

DJ Renato Alex: figura cativa
Banda Tramaê e seu público
Quadra lotada
Ex-alunos: Alyson. Adelânio e Alex: Banda Tremaê

IMPORTANTE MESMO É AGRADECER

             Não é possível realizar um evento dessas proporções e com tanta carga de emotividade sem parcerias, sem o envolvimento da mão amiga e do desprendimento de pessoas que acreditam que fazer algo diferente é possível. Assim sendo, a gestão escolar e a equipe organizadora desse V Festival de Música aproveita o ensejo para manifestar seus sinceros agradecimentos a:

Solange Galdino (Refúgio e Requinte): pela doação do ferro e da sanduicheira para a rifa da cisterna;
Rosinete Sabino: pela doação da almofada artesanal para a rifa da cisterna;
Deusinha Silva: pela doação do encosto de portas artesanal para a rifa da cisterna;
Denize 2º EJA: pela doação da cesta de produtos da Natura para a rifa da cisterna;
Galvane Modas: pela doação das faixas de School Boy e School Girl;
Flávio Dantas: pela divulgação no moto-som;
Luiz Carrapateria: pelo empréstimo da gambiarra;
Adeilson Azevedo: pela doação dos bilhetes para a rifa da cisterna;
Weldes Bandeira: por toda a ajuda dada durante todo o dia;
Arysson Alexandre: pela ajuda dada na decoração;
Professores e funcionários (todos): por toda a ajuda dada em todos os processos deste Festival;
Meninas da Cantina: pela confecção de tortas e salgados para serem vendidos;
Júlio César: por toda a ajuda dada do início até o final deste Festival;
FM Flores: pela divulgação por seus locutores;
Ao Grêmio Estudantil: por toda a ajuda prestada;
Aos pais dos alunos: pela ajuda na aquisição da rifa e pela presença no evento;
Aos conterrâneos e visitantes: pela presença no evento;
Aos alunos (todos): pela ajuda na venda da rifa e pela presença no Festival;
Aos artistas (alunos e ex-alunos): pelo show que nos proporcionaram;
A todos aqueles que diretamente ou indiretamente contribuíram para que este evento de fato acontecesse e se tornasse o sucesso que hoje o é, nosso eterno MUITO OBRIGADO!


Gente que faz a diferença: muito obrigado!








sexta-feira, 23 de novembro de 2012

NOSSA ESCOLA SEDIA EVENTO PELO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Público lota o pátio
        Durante todo o dia desta sexta-feira, 23, nossa Escola sediou o evento "I Mostra de Cultura Afro-descendente". A mostra foi uma iniciativa das Secretarias Municipal de Educação e Saúde, através do PSE (Programa Saúde na Escola) em parceria com todas as escolas municipais e estaduais de nossa cidade.
        Durante todo o mês de novembro, equipes pedagógicas, diretores e professores de cada instituição de ensino desenvolveram a temática com seus alunos entatizando a diversidade racial  e o respeito à cultura negra brasileira.
        No desenovlimento do projeto cada escola ficou responsável por desenvolver um sub-tema e produzir materiais para serem exibidos nesta mostra cultural que aconteceu hoje. Assim sendo, cada sala de nossa instituição foi ocupada por alunos e professorers de cada escola de nosso município que expuseram toda a produção por eles construída durante o desenvolvimento do projeto. As salas e sub-temas ficaram assim distribuídas:

Sala 1 - Centro Municipal de Educação Rural Ricardo Paulo: "As religiões afro-descendentes";
Sala 2 - Escola Municipal Deputado Jessé Filho: "Aspectos gastronômicos da cultura negra".
Sala 3 - Escola Municicpal  Olindina Estelita de Macedo: "Grandes personalidades negras"
Sala 4 - Escola Municipal Mirian Rocha Vieira: "Vestuários e adereços da cultura afro"
Sala 5 - Escola Municipal Oscar Cordeiro da Costa: "Comunidades negras".
Sala 6 - Escola Municipal Ana Clementina da Conceição: "Os mais diversos preconceitos raciais nas redes sociais".
Sala 7 - Escola Estadual Manoel Fernandes: "Aspectos artísticos da cultural negra"
Sala 8 - Escola Estadual Terezinha Carolino: "O negro na literatura brasileira".

            O evento teve início às 8h com a abertura oficial que contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Flávio Dantas, e de Saúde, Vanderly Laurentino, além de autoridades do cenário educacional local como orientadores, diretores de escolas e professores.
            Após a fala das autoridades, alunos de várias escolas fizeram apresentações de dança, desfiles e de capoeira. A comissão organizadores do evento se disse muito satisfeita com a mostra e com os seus resultados. "Este é um evento maravilhoso que devevria entrar para o calendário da educação do município e acontecer todos os anos", disse a orierntadora educacional Leandra Fernandes.
           Para o nosso diretor Oton Mário, mas que conscientizar a nossa comunidade escolar sobre a não-discriminação racial, o evento aproximou ainda mais os educadores de nossa cidade e trouxe de volta a nossa instituição pessoas que há anos não vinham à Terezinha Carolino.
          O evento teve encerramento poir volta das 16h com apresentações de dança e capoeira no pátio interno de nossa Escola.


Discurso da Diretora vanilda Alves

Discurso do Secretário Flávio Dantas

Alunos da E M Oscar Cordeiro

Capoeiristas da E E Manoel Fernandes

Coreografia: alunas da Terezinha

Apresentações: Professora Ana Maria

Stand E. M. Oscar Cordeiro
Stand  E. M. Mirian Rocha Vieira

Stand E M Ana Clementina

Stand E. M. Olindina Estelita

Stand Centro Rural de Ensino

Stand E. M. Jessé Filho

Stand E. E. Manoel Fernandes

Stand E. E. Terezinha Carolino