A Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza, situada à Rua Prefeito José Pereira da Silva, Número 182, Bairro São José, Jaçanã - RN, com uma densidade demográfica de 150 habitantes por quilômetros quadrados, segundo o IBGE, se insere numa comunidade carente, formada basicamente por pessoas pobres, semi-analfabetas ou com baixo nível de escolaridade, o que justifica a falta de participação nas decisões da comunidade deixando-os mais próximos da margem da linha de pobreza, com raras exceções.
Com esse perfil essa comunidade expressa valores e preconceitos seculares advindos de uma sociedade culturalmente excludente. Em sua maioria seus moradores sobrevivem da agricultura de subsistência e comercio informal, tendo como principais problemas o desemprego, a falta de saneamento básico, e ausência de projetos de incentivo ao esporte e o lazer.
É mantida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos pertencente à jurisdição da 7ª DIRED com sede em Santa Cruz.
No ano de 1990 o município de Jaçanã passou a oferecer o curso de segundo grau com habilitação em magistério, onde foi implantado, provisoriamente, na Escola Estadual Manoel Fernandes, com turmas de 1ª e de 2ª séries no turno noturno.
Em 1993 o curso que funcionava provisoriamente na Escola Estadual Manoel Fernandes foi transferido para a nova sede, recém-construída, passando a oferecer também o ensino de 1ª a 4ª séries do primeiro grau, hoje 1° ao 5°ano do ensino fundamental, que servia como laboratório de estágio para os alunos do magistério.
A escola aqui identificada teve seu Ato de Criação n° 11.729 de 1° de julho de 1993, publicado no Diário Oficial do Estado em 02-07-1993, e recebeu o nome da Professora Terezinha Carolino de Souza em homenagem póstuma pelo período que lecionou e pela passagem como vereadora no município de Jaçanã. Teve o Ato de Autorização em 06 de setembro de 1995 através do n° 789/95, publicado no Diário Oficial do Estado em 12-09-1995.
Em 1999 a Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza passou a extinguir gradativamente o segmento de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental e o curso do magistério, sendo substituídos pelo segundo segmento do Ensino Fundamental e pelo atual Ensino Médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário