quinta-feira, 26 de novembro de 2015

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO APRESENTAM CULMINÂNCIA DE PROJETO CONTRA O RACISMO

Peça teatral com temática racista
      Assim como os alunos do Ensino Fundamental já haviam feito na última sexta-feira, hoje foi a vez de os alunos e docentes do Ensino Médio apresentarem o resultado do Projeto Interdisciplinar contra o Racismo, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra.
      Como de praxe, os alunos da tarde transformaram o pátio central da nossa escola em um grande palco para a realização das apresentações culturais temáticas que elaboraram sob a orientação de seus professores.
É fato que a pedagogia de projetos tem sido uma ação constante em nossa instituição e os nossos alunos têm aproveitando os espaços criados nesses projetos para revelarem seus talentos artísticos por meio de encenação, canto e dança.
   Nesse sentido, boa parte das aulas dos turnos de hoje está sendo dedicada às apresentações dos alunos do turno vespertino. Ainda pela manhã, os estudantes do vespertino vieram especialmente se apresentar para os alunos do turno da manhã que, além dos shows performáticos, puderam também ver a decoração que fizeram na escola servindo de cenário para os colegas do Ensino Médio.

Músicos da escola acompanham cantora
         Já no turno da tarde, as apresentações tiveram início às 14h e, alternando-se em apresentações de canto, dança, teatro e coral, os estudantes mais uma vez deram um espetáculo com apresentações alusivas à cultura negra, com peças teatrais enfatizando o racismo e performances com músicas como “Pérola Negra”, “Sarará Criolo”, “Crena e Fé”, dentre outras. Além disso, uma sala foi toda decorada com painéis e caricaturas de personalidades negras e com fotos de alunos negros da própria escola.
       A apresentação do show "Afrodescendente, quem não é?" ficou por conta dos alunos Luan Gerson (2º A) e Ana Lívia (1º A). “Eu fico encantada com a força que brota desses nossos alunos. Como eles são incríveis! Como eles são capazes de nos surpreender a cada projeto realizado. Fico visivelmente emocionada com o desempenho deles. Amo demais essas criaturas”, disse emocionada a Professora Fátima Santos, que abriu os trabalhos com um breve discurso.
      A apoteose do espetáculo dado pelos alunos veio com o desfile “Beleza não tem cor”, em que alunos/modelos desfilaram roupas com temas e estampas afros.
      Assim como pela manhã e à tarde, as apresentações de hoje  também serão reprisadas para o turno da noite.

Professora Fátima: discurso emocionado
Aluno Yuri (3º A): leitura de dados
Grupo dança ao som de Pérola Negra
Grupo de dança nos bastidores
Peça teatral: alunos do 2º ano A
Ana Lívia e Luan: apresentadores
Allana: nossa linda cantora
Alonis e Marcos: músicos afinados
Peça teatral: Negro é fruto do amor
Mateus em performance teatral
Grupo de Coral: Cor do Brasil
Grupo de Coral prestes a entrar em cena
Jefferson e Alanna: cantaram juntos
Edilma (3º B): atitude e orgulho
Mateus (1º B): raça e orgulho
Romildo (2º A): segurança em ser
Loriene (2º B): diversidade
Desfile: beleza não tem cor
Painel com alunos negros da escola
Painéis de caricaturas



quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ALUNOS DO NOTURNO REALIZAM CULMINÂNCIA DE PROJETO CONTRA A VIOLÊNCIA

          Em tempos em que a violência não para de nos escandalizar, a nossa escola há alguns anos vem fazendo a sua parte e trabalhando ações de combate e enfrentamento das práticas violentas no interior e fora da nossa  escola.
             Desta vez foi o momento dos alunos do turno da noite mostrarem toda a diversidade de materiais e estudos que fizeram sobre o assunto em consequência do Projeto Interdisciplinar "Raízes da Violência, Conhecer para Combater". 
           Desde março o Projeto vinha sendo desenvolvido em todas as turmas do noturno como forma de cumprimento a um total de 200 (duzentas) horas de estudos extra-classes preconizados pela SOINSPE/SEEC/RN para as modalidades de Ensino Médio Noturno Diferenciado e Ensino Médio - Educação de Jovens e Adultos, para o primeiro e segundo semestres letivos de 2015.
           Divididos em sub-temas e abordando diferentes aspectos da violência, durante todo o ano letivo os alunos se aprofundaram no tema por meio de pesquisas em textos, vídeos e entrevistas.
Na noite desta quarta-feira, 24, chegou a hora de os grupos de alunos exporem para os demais colegas do turno todo o trabalho que foi desenvolvido durante o ano. Para tanto, uma culminância do projeto foi organizada pelos professores integrantes da ação.
As apresentações tiveram início com a vice-diretora, Cida Moura, saudando a todos e destacando a importância de um trabalho rico como este em tempos de escalada da violência em nosso entorno. A gestora foi seguida do Coordenador pedagógico, Zito Lima, que proferiu uma rápida palestra aos presentes, fazendo-os refletir sobre como frear a violência que só aumenta em uma cidade tão pequena como a nossa. "A gente só vai conseguir mudar essa realidade com o conhecimento e a educação e, principalmente, quando a gente conhecer as causas e as raízes do problema. É impossível de se combater aquilo que não se tem conhecimento", alertou ele.

Após os discursos da equipe gestora, tiveram início as apresentações temáticas. Orientados pelas professoras Fátima Santos e Josiane Silva, os alunos do 1º e 2º ano destacaram dados e números sobre a violência contra a mulher no Brasil. Através de slides temáticos e vídeo-reportagens, foram apresentados aspectos da Lei Maria da Penha e do combate à violência ao público feminino, com destaque para a questão das mulheres negras que, além da violência doméstica, também sofrem violência racial.
Entre as apresentações, diálogos e conversais informações, a aluna Vitória Cirsley, do 1º ano U, declamou uma poesia defendendo as mulheres e pedindo o fim de qualquer tipo de violência. Algumas professores acompanharam este dia de culminância, embora não tivessem nenhuma apresentação artística para o momento, uma vez que já haviam culminado suas ações nas salas de aula.
A culminância foi encerrada com a apresentação dos alunos do 2º ano EJA que, orientados pela Professora Jacilda Martins, encenaram esquetes teatrais e apresentaram três canções em forma de coral. A despedida se deu com todos juntos cantando a canção "Paz", de Roupa Nova e celebrando a paz e a união de todos que compõem este turno da escola, com um grande abraço coletivo.

Coordenador Zito em palestra aos alunos
Professora Fátima em suas considerações
Aluno Marciano (1º U) traz dados sobre violência
Aluna Crisley (1º ano U) lê poemas
Professora Jacilda e sua esquete teatral (2º Eja)
Michael e Emlly (2º Eja) em peça teatral
Josefa (2º Eja) em peça teatral
Coral do 2º Eja canta músicas temáticas
Parte do coral do 2º Eja
Parte do coral do 2º Eja
Celebração: Professora Jacilda e sua turma

terça-feira, 24 de novembro de 2015

ALUNOS DO CURSO DE BIOLOGIA DA UFCG DESENVOLVEM PROJETO EXTRACURRICULAR EM NOSSA ESCOLA

           A tarde desta segunda-feira, 23, foi dedicada à culminância de mais um projeto interdisciplinar desenvolvido em nossa escola. Desde o mês de junho que os alunos Joabe Fernandes, Jéferson Farias, Lílian Fábian, Álisson Costa, Leandro Loízio e Leonardo Fernandes, do curso de Biologia da UFCG – Campus Cuité - vinham desenvolvendo em nossa escola, juntamente com a Professora Jacilda Martins e os alunos dos 2º anos A e B, o Projeto “Annelida: a vermicompostagem como método de ensino na construção de conceitos sustentáveis”, cujo objetivo principal era incentivar o estudo do filo annelida e o reaproveitamento de resíduos orgânicos sólidos pelas minhocas, transformando-os em húmus, um biofertilizante ricos em nutrientes essenciais ao solo. 
           O projeto extracurricular dos alunos universitários do curso de Biologia integrava a disciplina de Zoologia dos Invertebrados e foi orientado pela Professora Doutora Marisa de Oliveira Apolinário, do Departamento de Educação daquele Campus.
          Desses seis universitários, apenas dois não foram alunos da nossa escola. “Eu já tinha trabalhado esse projeto aqui na época em que cursei o Ensino Médio. Agora, com o aporte da universidade e dos conhecimentos adquiridos lá, achei oportuno trazer esse projeto de extensão para os alunos daqui”, contou Álisson Costa, um dos seus idealizadores.
            Durante todo o desenvolvimento do Projeto, os alunos envolvidos puderam aprender como as minhocas californianas transformam os resíduos orgânicos em húmus para a fertilização do solo. Além de aulas teóricas, eles, com a orientação dos universitários, construíram um viveiro onde puderam observar o ciclo de desenvolvimento das minhocas e, numa espécie de competição em grupos, traziam resíduos orgânicos para alimentá-las.
              Como culminância do Projeto, os coordenadores do projeto resolveram organizar um gincana temática entre os alunos envolvidos. Assim, dividiram as turmas participantes em quatro grupos, que se autodenominaram por: 1. Equivermes, 2. Minhocas Guerreiras, 3. Annelidas e 4. Californianas.
                A competição se pautou basicamente em perguntas e respostas sobre os temas relativos ao projeto, além de, ao final, revelar os nomes dos alunos que mais participaram ativamente de todo o seu processo, premiando-os.
              Entre as premiações estavam brindes, tabletes e eletrônicos e chocolates. A equipe vencedora foi a Equipe Californianas, com um total de 186 pontos.
         Em suas palavras finais, a Professora Jacilda Martins agradeceu o empenho de todos os envolvidos em todas as etapas do projeto e destacou a importância salutar desta parceira entre a escola e a universidade. 







TURNO MATUTINO CULMINA PROJETO PELO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

          Apesar de todas as transformações sociais, culturais e tecnológicas pelas quais o Brasil vem passando nas últimas décadas, a questão da discriminação racial ainda é uma triste vergonha nacional. Diariamente, milhares de negros e negras deste imenso país ainda sofrem preconceitos e discriminações de toda ordem, simplesmente por terem a tonalidade de sua pele mais escura, como se isso definisse as capacidades, as habilidades e o caráter de alguém.
         Foi justamente com o propósito de lutar contra a discriminação racial e, aproveitando o Dia Nacional da Consciência Negra, que os professores do turno matutino há uma semana vinham trabalhando com os seus alunos conteúdos voltados ao resgate, à valorização e ao conhecimento da vasta cultura afro-descendente brasileira. 
          Nesta sexta-feira, 20, os alunos do turno puderam expor os trabalhos que elaboraram durante todo o desenvolvimento do projeto, numa grande culminância que aconteceu nas áreas coletivas internas da escola.
           Através de sub-temas como: Personagens negras do folclore brasileiro, Personalidades negras do Brasil e do mundo, Influência da cultura negra na culinária brasileira, Ritos, ritmos e dança afro-brasileira e História da raça negra no Brasil e no mundo, os professores puderam mobilizar os alunos numa grande exposição temática que tomou conta de todo o rol de entrada e do pátio central.
        Além da exposição alusiva com cartazes e faixas, os alunos também promoveram apresentações culturais e degustação de comidas típicas da cultura afro.
           Na próxima quinta-feira será a vez de os alunos do Ensino Médio também apresentarão a culminância de projeto semelhante que estão desenvolvendo.




segunda-feira, 23 de novembro de 2015

JOVEM SENADORA É EMPOSSADA EM BRASÍLIA

          De um concurso de redação realizado na escola a sua posse como Senadora Jovem pelo Estado do RN, essa foi a trajetória vivida pela nossa aluna Ingrid Caroline, do 3º ano "A", nas últimas semanas.
       Neste domingo, 15, a estudante viajou a Brasília, acompanhada de seu professor orientador, Oton Mário, para juntos participarem das ações práticas do Projeto Jovem Senador 2015.
     Na terça, 16, pela manhã, Ingrid Caroline foi empossada no cargo de Jovem Senadora, no qual permanecerá por um ano. A coordenadora estadual do Projeto, Véra Reis, também viajou a Brasília especialmente para assistir à posse da estudante. 
           Já á tarde, quando começaram os trabalhos dos 27 jovens senadores empossados, Ingrid foi eleita pelos seus colegas como a presidente da Comissão de Educação do programa, na qual defendeu Projeto de Lei que visava a existência de bônus em vestibulares para alunos que vençam concursos nacionais de redação. A referida Lei foi aprovada pelos demais jovens senadores em plenária geral, na última sexta-feira.
         Durante toda a semana, aluna e professor participaram de uma intensa semana de atividades na Capital Federal. Entre visitas ao Congresso Nacional, cursos legislativos e trabalhos nas comissões, a dupla pode vivenciar de perto como funciona os trabalhos no Senado Federal e conhecer por dentro o Palácio do Planalto, a Praça dos Três Poderes, o Supremo Tribunal Federal e outros pontos turísticos da cidade.
            Entre uma atividade e outra, Oton e Igrid foram saudados pelos senadores do RN, Fátima Bezerra e José Agripino, os quais publicaram matérias em suas redes sociais sobre a presença dos potiguares no programa e em seus gabinetes.
Após conviverem uma semana com alunos e professores de todos os Estados da Federação, ambos retornaram a Jaçanã no último sábado, 21, e trouxeram consigo muito conhecimento e experiências jamais vividas, que ficarão eternizadas para o resto de suas vidas.

A aluna Ingrid e sua redação vencedora
Aluna e professor na chegada ao Senado
Pelos corredores do Senado
Iniciando os trabalhos no Plenário do Senado
Professor e aluna no Plenário do Senado
Professor e aluna com o o Senador Agripino
Jovens senadores de todo o Brasil
Jovens Senadores na Rampa do Congresso
Oton e Ingrid em frente na Praça dos Três Poderes
No interior do Palácio do Planalto
Oton e Ingrid o Plenário do Senado
Oton, Ingrid e a Coordenadora Véra Reis
Oton, Ingrid, Véra e a Senadora Fátima Bezerra