sábado, 31 de outubro de 2015

ESCOLA REALIZA CULMINÂNCIA DO PROJETO "NA ESCOLA OU NO CIRCO, O ESPETÁCULO É O SABER!"

       Durante todo o dia dessa quinta-feira, 30, a nossa escola se transformou em um imenso picadeiro, onde a magia e a alegria do circo foi trazida para dentro da instituição, com apresentações circenses protagonizadas pelos próprios alunos.
      Estudantes de todos os turnos, acompanhados de amigos e familiares, puderam assistir à culminância do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) - "Na Escola ou no circo, o espetáculo é o saber!" produzido e realizado pelos alunos dos 1º anos A, B e C, do turno vespertino e seus professores.
        Durante todo o primeiro semestre letivo deste ano (e parte do segundo), os professores de todas as disciplinas desenvolveram o projeto com os alunos dessas três turmas. A ideia era associar os conhecimentos de cada componente curricular ao universo mágico do circo, o que deveria culminar numa grande apresentação circense no final de outubro. (ver mais detalhes no final desta matéria)
     Nessa perspectiva, durante todo o dia desta quinta-feira, os alunos protagonizaram um verdadeiro espetáculo circense, apresentando conteúdos estudados em sala de aula numa linguagem inovadora, artística e transdisciplinar. 
      O público por sua vez, pode contar com apresentações de dança, malabarismos, contorcionismo, mágica, palhaçadas, saltos, teatro, recital e trapézio realizados por alunos da própria escola, que deram um show de envolvimento e conhecimento com o projeto.
       Especialmente na apresentação vespertina, a trupe contou com a apresentações de números circenses de alunos do programa Mais Educação da Escola Estadual Quintino Bocaiúva (Santa Cruz), promovendo um intercâmbio cultural entre as duas escolas. Quem também surpreendeu a todos foram os professores Aurino Júnior (Matemática) e Josiane Silva (Educação para o Trabalho) que se vestiram de palhaços e participaram ativamente nos números apresentados.
        Ao todo foram três apresentações(manhã, tarde e noite) que enebriaram o público de magia, fantasia e emoção, como só o circo é capaz de fazer, mostrando a capacidade incrível e o talento artístico que emanam dos nossos alunos. Assim, o Projeto cumpriu a sua missão e se despede deixando saudades em todos.

Grupo de palhaços: 1º ano C
História do circo em cordel: alunos 1º ano A
Professor Aurino fazendo palhaçada
Números de matemágica
Trupe da matemática
Trapézio e malha: EE Quintino Bocaiúva
Público chegando para assistir o espetáculo
Kívia e Alanna: dança do ventre
Número de matemágica: professor Aurino
Slogan do Projeto
Público lota o pátio da escola
Professora Josiane: casamento do palhaço
Artistas circenses: saudades!
Jefferson: palhaço nato
Assistentes de mágica: Fran e Rossana
Professoras Liliane e Ciências: Ciências da Natureza
Cida Moura e Fàtima: alegria, alegria
Palhaço Rodriguinho e Professora Jacilda
Damião e Fátima: poesia circense
Cirley: sensação por Rogério

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O PROJETO

       O Projeto “Na escola ou no circo, o espetáculo é o saber!” faz parte do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica – e foi elaborado pela equipe de profissionais da nossa escola.
       Ainda no ano passado, a nossa instituição, foi contemplada com o PIP, que é gerenciado pela SEEC/RN e financiado pelo Banco Mundial. A escola teria que elaborar um projeto interdisiciplinar a ser desenvolvido prioritariamente nas turmas de 1º ano do Ensino Médio.
       Depois de muitas discussões, juntos optamos em trabalhar o universo mágico do circo, já que o objetivo era acolher o aluno novato que chegava a nossa escola.
        Durante todo o primeiro semestre (parte do segundo) deste ano, os nossos professores dos 1º A, B e C estiveram trabalhando com os seus alunos o universo circense, associando-se aos conteúdos previstos em seus componentes curriculares, de maneira multidisciplinar.
        Dentre as ações do projeto, os alunos puderam realizar atividades de pesquisa, oficinas de circo e visitas a companhias circenses que estiveram na cidade e na região. Dentre os conteúdos trabalhados em cada disciplina, ao longo do projeto, estiveram:

Português: A piada e os gêneros textuais do mundo circense
Matemática: O financeiro no universo do circo
História:  História do circo no Brasil e no mundo
Biologia:  Os animais como atração de circo
Geografia:   A Geografia por quem vive o circo
Artes: Construção de materiais no universo circense
Química:   Energias sustentáveis e re-uso da água
Educação Física:  Preparo físico para quem faz o circo
Física:  Deslocamento, velocidade, aceleração
Sociologia:  Aspectos sociais de quem vive de circo
Filosofia:  O circo como opção de vida
Língua Estrangeira:  Os estrangeirismos no mundo do circo.

         Já para a culminância, realizada nesta última quinta-feira, os professores se organizaram por áreas do conhecimento a resolveram trazer apresentações temáticas para o grande público que veio prestigiar o evento. Os alunos por sua vez deram um show de envolvimento e talento nas suas apresentações.
           A área de Matemática, trouxe a “matemágica”, mostrando com os números de mágica estão associados à disciplina. A área de Ciências da Natureza enfatizou as reações químicas, as leis da física e a proibição de animais em apresentações de circo. A área de Ciências Humanas contou a história do circo, a vida mambembe dos artistas circenses e os ritmos musicais brasileiros. Já a área de Linguagens mostrou o gênero piada como elemento fundamental nas apresentações de palhaços e as músicas típicas desse universo.







segunda-feira, 26 de outubro de 2015

NOSSA CIDADE, NOSSA ESCOLA E NOSSA ALUNA SÃO DESTAQUES EM MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL TRIBUNA DO NORTE

      Na edição deste sábado, 24/10, o Jornal potiguar Tribuna do Norte, versões impressa e eletrônica, publicou matéria destacando à conquista da nossa jovem aluna Ingrid Caroline por sua aprovação no Concurso de Redação Jovem Senador 2015.
       A matéria destaca o feito da estudante, mas traz alguns erros de informação como no nome dela, quando menciona o sobrenome Souza, e na verdade é Silva, e também quando a coloca como aluna da 2ª série, quando na verdade ela cursa a 3ª. 
      Excetuando-se esses pequenos detalhes, a matéria foi muito bem escrita e nos honra muito enquanto escola, já que, mais uma vez, somos destaque positivo na mídia potiguar.

     Para visualizar a matéria na íntegra, copie e coloque o link abaixo na sua barra de endereço:

http://tribunadonorte.com.br/noticia/concurso-de-redaa-a-o-leva-aluna-de-jaa-ana-rn-ao-senado-federal/327922


segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ALUNOS REALIZAM HOMENAGENS PARA OS SEUS PROFESSORES

           Na manhã e na tarde desta quinta-feira, 15, as aulas foram só de homenagens para os professores de nossa Escola, pela passagem do Dia dos Professores. As festividades começaram no turno matutino, quando alunos de todas as turmas se reuniram e fizeram uma grande festa temática para os seus mestres.
         Os professores foram reunidos no pátio interno da instituição onde participaram de provas de competição preparadas pelos próprios alunos. Em seguida foram direcionados às salas de aula onde estavam sendo servidos tortas, salgados, docinhos e refrigerantes.
           As comemorações se seguiram no turno vespertino, com brincadeiras, provas surpresas e homenagens com mostra de slides e canto, além de comidas e bebidas.







sábado, 10 de outubro de 2015

PROJETO PARA O DIA DAS CRIANÇAS LEVA O ENSINO FUNDAMENTAL ÀS RUAS

          Na manhã dessa sexta-feira, 09, os alunos do Ensino Fundamental tiveram aulas, no mínimo, inusitadas e bem divertidas. Há quase duas semanas as professoras Josiane Silva e Juliana Batista, de Ensino Religioso e Artes, respectivamente, estiveram desenvolvendo com os seus alunos o Projeto "Doe um brinquedo e ganhe um sorriso".
           A ideia básica do Projeto era comemorar o dia da criança de uma forma bem lúdica e realmente voltada para as crianças, já que o nosso alunado do Ensino Fundamental já está entrando na adolescência e realizar um festa para eles já não havia tanto sentido.
        Sendo assim, durante as suas aulas, as professoras Josiane e Juliana trabalharam valores como: cooperação, respeito mútuo, solidariedade, amor próximo e trabalho voluntário. O objetivo com esses enfoques era transformar o Projeto numa grande campanha de solidariedade em favor de oportunizar um dia mais feliz para a criançada. E foi justamente isso o que aconteceu. Motivados pela campanha "Faça uma Criança Feliz", alunos e professores do turno fizeram um mutirão de arrecadação de brinquedos e guloseimas para serem distribuídos às crianças carentes da cidade.
          Durante toda a semana, postos de arrecadação foram colocados em pontos estratégicos e nas primeiras horas da manhã, dessa sexta-feira, os alunos saíram em passeata pelos bairros mais carentes do município distribuindo brinquedos e lancheiras a  um público infantil que os acompanhava e se divertia com os presentes e as brincadeiras que lhes eram ofertados.
        Vestidos de personagens da literatura infantil, as professoras e os alunos realizaram um grande ato de solidariedade e de amor ao próximo. O projeto trouxe lições de cidadania que certamente ficarão marcadas para sempre na vida de quem viveu e participou das ações neste dia tão marcante para a história da nossa escola.








TRABALHO DE CONVERSAÇÃO EM INGLÊS EMPOLGA OS ALUNOS

Com os alunos Maikon e Geyson (3º A)
       Nas últimas semanas, no turno vespertino, o que mais se via nos corredores da escola eram os alunos do 3º ano A e B ensaiando diálogos, para apresentarem na aula de Inglês da professora Vitória Silva.
         Idealizado pela própria professora, o projeto "Recriando Oralidades" foi desenvolvido por ela mesma nas duas turmas concluintes do Ensino Médio. "A formação do Pacto para o Ensino Médio me abriu novos horizontes e me fez enxergar um leque de novas abordagens metodológicas para as minhas aulas. Assim percebi que colocar os alunos para conversarem, em inglês, era uma ótima forma de fazê-los interagir e se apropriar do idioma", contou entusiasmada.
      No desenrolar do projeto, os alunos teriam que, em duplas, criar diálogos, em inglês, sobre temáticas do seu cotidiano e apresentar para toda a turma, numa espécie de encenação teatral. Outra inovação é que os alunos podiam usar o celular como ferramenta didática.
            O projeto muito empolgou os alunos que, além de aprenderem, acabaram se divertindo muito. "Achei ótima a ideia da professora. A gente quase não tem como praticar de fato o idioma e atividades como essas nos põe diante de uma situação real de uso da língua", contou Micael Bernardo, do 3º ano B.
         A iniciativa na professora despertou outros colegas que já imaginavam adaptá-la para outras turmas.

Com os alunos Mateus e Amanda (3º A)
Com o aluno Bruno (3º B)
Diálogo dos alunos Geyson e Maikon (3º A)
Diálogo das alunas Daíse e Layse (3º B)
Mateus e Amanda (3º A) ensaiando

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

SAIU O RESULTADO! A JOVEM SENADORA DO RN 2015 É DA NOSSA ESCOLA

          Depois de dias bem nervosos devido ao movimento "Fica-as-Tias", na tarde desta quinta-feira, 08, fomos brindados com uma excelente notícia. Através de uma técnica da SUEM/SEEC/RN, fomos informados de que a nossa aluna Ingrid Carolino, do 3º ano "A", foi a grande vencedora da etapa nacional do Concurso Jovem Senador 2015 e é, portanto, a mais nova Jovem Senadora do nosso RN.
           Antes da vitória, a nossa aluna campeã passou por três etapas anteriores até chegar a seleção final. A primeira batalha vencida por Ingrid foi a da etapa escolar, quando seu texto foi escolhido para representar a escola na etapa seguinte; a segunda foi a etapa regional, quando sua redação se consagrou como o melhor texto da 7ª Dired; a terceira foi a etapa estadual, quando sua produção concorreu com a de mais 47 jovens estudantes do Ensino Médio, de todas as regiões do Estado do RN. Dentre todas as concorrentes, três delas saíram vencedoras da etapa estadual e foram encaminhadas para Brasília, para a etapa nacional, de onde só uma sairia vencedora. 
              Sendo assim, de acordo com informações da página do concurso, na internet, com o título "O povo tem vez e voz", a redação de Ingrid desbancou as de alunos de Serra Caiada e Currais Novos, respectivamente. (confira o texto abaixo).
        A notícia da conquista de Ingrid está sendo muito festeja na escola. "De todos os concursos nacionais este era o único que ainda não tínhamos vencido. Desde de 2010 que participamos do Jovem Senador, mas finalmente o nosso dia chegou. Ingrid será uma digna representante", comemorou o professor Oton Mário, orientador da aluna.
        Em novembro, professor e aluna viajam para Brasília onde passarão uma semana no Senado Federal, apresentando projetos e discutindo democracia e cidadania.



UMA ESCOLA E MUITOS PRÊMIOS NACIONAIS

2008 - Olimpíada de Língua Portuguesa (Magneusa Silva)
2010 - Olimpíada de Língua Portuguesa (Gustavo Kaíque)
2011 - Parlamentar Jovem Brasileiro (Wanderson Teixeira)
2011 - Missão Pedagógica no Parlamento (Oton Mário)
2012 - Missão Pedagógica no Parlamento (Cida Moura)
2012 - Parlamentar Jovem do Mercosul ( Ismael Romão)
2012 - Jovem Embaixador  (Gildson Araújo)
2013 - Prêmio Nacional de Gestão Escolar
2014 - Parlamentar Jovem do Mercosul (Martins Neto)
2014 - Parlamentar Jovem Brasileiro (Dallyne Fátima)
2014 - Missão Pedagógica no Parlamento (Oton Mário)
2015 - Jovem Senador (Ingrid Caroline)



sábado, 3 de outubro de 2015

DESPERTANDOS VISITAM FEIRA DOS ALUNOS DE LAJES PINTADAS

            Na noite desta quinta-feira, 01, os alunos do Projeto Despertar – Edição 2015 – estiveram na Escola Estadual Virgílio Furtado, de Lajes Pintadas-RN, visitando a Feira do Despertar dos alunos daquela instituição. A feira dos estudantes de Lajes Pintadas é a primeira a acontecer em toda a nossa região, pois já é tradicional que eles aproveitem a abertura da Festa do Padroeiro São Francisco para realizarem o evento.
          Para garantir a sua ida, os alunos acionaram suas redes de contatos e, contando com a ajuda e parceira com o Prefeito Municipal, Esdras Fernandes, conseguiram o transporte para conduzi-los até aquela cidade. 
              Saindo de Jaçanã às 18h30, os alunos foram acompanhados pelo professor-facilitador, Oton Mário,  retornando às 21h.
          Os despertandos ficaram encantados com o que viram em Lajes Pintadas e prometem retribuir a hospitalidade que receberam naquela escola na mesma medida, quando os despertandos de lá vieram visitar a nossa feira. “Eles foram super amáveis conosco, nos receberam super bem e ainda tivemos a oportunidade de conhecer a cidade”, contou a aluna Ana Paula Lins.
         O Programa Despertar e uma parceria do SEBRAE/RN com a SEEC que oferece gratuitamente aos alunos do Ensino Médio um curso de Educação Empreendedora.