sábado, 27 de setembro de 2014

CHAPA 1 VENCE AS ELEIÇÕES PARA O GRÊMIO ESTUDANTIL

        O Grêmio Estudantil Maria Cabral da Rocha Saraiva já tem a sua nova diretoria. A chapa 1, liderada  pelo aluno Francisco Júnior, do 1º "C", venceu as eleições para o colegiado de estudantes, realizada durante todo o dia de ontem, em nossa Escola, após uma acirrada disputa com a Chapa 2, liderada pelo estudante Jonatan Tavares, do 2º "U"..
      A eleição foi muito disputada e contou com a presença da grande maioria dos alunos da nossa instituição nesse processo democrático. Dos mais de 500 alunos aptos a votar, 404 fizeram uso desse direito e compareceram à seção eleitoral para escolher os seus representes. A equipe que organizou o pleito acha que a abstenção foi pequena, considerando que estávamos em um sexta-feira, dia em que muitos alunos tradicionalmente deixar de vir à escola. Já outros não votaram mesmo porque não se sentiram motivados ou ainda não têm consciência da importância que tem um grêmio estudantil dentro de uma escola.
         Dos 404 votantes, um total de 204 eleitores escolheram a chapa 1, contra 180 que preferiram a chapa 2, enquanto 8 alunos votaram em branco e 12 anularam o seu voto. Considerando-se os votos válidos, a chapa 2 venceu o pleito com uma maioria de 24 votos, para alegria e delírio dos candidatos e de seus eleitores.
        O anúncio da chapa vencedora foi feito às 21h, momento em que começou a festa dos eleitos. Devido a comemoração e ao barulho, as aulas tiveram que ser liberados no último horário. Mesmo abatido diante da derrota, o candidato da chapa 2, Jonatan Tavares, deu um show de civilidade e permaneceu na Escola parabenizando a chapa eleita e agradecendo os votos de quem havia preferido a sua equipe. "Não ganhamos de novo, mas na próxima a gente está de volta mais uma vez. Um dia os colegas ainda vão entender a que estamos nos propondo", disse confiante.
       Já o candidato Lucas Oliveira, agradeceu a todos em nome de seus companheiros e prometeu honrar os 204 votos que tiveram. "A maioria nos preferiu, mas a partir de agora seremos o grêmio de todos: dos que votaram e dos que não votaram também. O que queremos mesmo é contribuir para termos uma escolha melhor para todos nós", adiantou ele. 
      De acordo com os organizadores o pleito foi tranquilo e a cerimônia de posse dos eleitos será na próxima semana.

ALUNOS DO DESPERTAR VISITAM FEIRA DOS ALUNOS DE LAJES PINTADAS

A turma ainda no ônibus
                Na noite desta sexta-feira, 26, os alunos do Projeto Despertar – Edição 2014 – estiveram na Escola Estadual Virgílio Furtado, de Lajes Pintadas-RN, visitando a Feira do Despertar dos alunos daquela instituição. A feira dos estudantes de Lajes Pintadas é a primeira a acontecer em toda a nossa região, pois já é tradicional que eles aproveitem a abertura da Festa do Padroeiro São Francisco para realizarem o evento.
          Para garantir a sua ida, os alunos acionaram suas redes de contatos e, contando com parcerias, conseguiram o transporte para conduzi-los até aquela cidade. Assim, a Prefeitura Municipal doou o ônibus, os micro-empresários Luiz Lopes e Zé do Lava-jato doaram o combustível e os alunos arcaram com a gratificação que seria dada ao motorista.
              Saindo de Jaçanã às 18h, os alunos foram acompanhados pelo professor-facilitador, Oton Mário, e pela professora Arly Silva,  retornando às 21h.
          Os despertandos ficaram encantados com o que viram em Lajes Pintadas e prometem retribuir a hospitalidade que receberam naquela escola na mesma medida, quando os despertandos de lá vieram visitar a nossa feira. “Eles foram super amáveis conosco, nos receberam super bem e ainda tivemos a oportunidade de conhecer a cidade”, contou a aluna Dijanira Costa.
         O Programa Despertar e uma parceria do SEBRAE/RN com a SEEC que oferece gratuitamente aos alunos do Ensino Médio um curso de Educação Empreendedora. "A medida que agradeço ao Prefeito Municipal, a Luiz Lopes e a Zé de Hermes pela ajudada dada, felicito os alunos pelo comportamento e fico feliz que eles tenham tido a oportunidade de ver um feira de empreendedorismo juvenil antes de realizarem a deles. Acredito que este tipo de intercâmbio é fundamental para que eles possam associar teoria e prática", disse o professor.

Toda a turma no pátio interno da Escola de Lajes Pintadas
Despertandos: Marcos, Pauliane, Priscila, Mikaely e Arione
O grupo com o Professor anfitrião, Irivan
Gabriela, Heolísa e Oton com o Professor Irivan
Olhando e comprando
Vendo e aprendendo

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

LIÇÕES DE DEMOCRACIA: CHAPAS OPONENTES REALIZAM DEBATE DE IDEIAS PARA A ELEIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL

Comissão Organizadora: Wéliton, Fernando, Juan e Víctor
         Convencer os eleitores ainda indecisos e apresentar propostas dos propensos gremistas para todo o alunado da nossa Escola. Este foi o grande objetivo do debate eleitoral ocorrido entre as duas chapas candidatados à direção do Grêmio Estudantil de nossa Instituição, na tarde desta última quinta-feira, 25/09.
        O confronto de propostas e ideias atraiu alunos de todos os turnos para o pátio interno, onde integrantes da chapa 1 e da chapa 2 fizeram um debate civilizadíssimo com a participação de uma plateia fervorosa que pode intervir com perguntas e torcer pelos seus representantes.
            De um lado os integrantes da Chapa 1, liderada pelo aluno do 1º "C", Francisco Júnior; do outro, o pessoal da Chapa 2, liderada pelo aluno Jonatan Tavares, do 2º "U". Na plateia, eleitores eufóricos que vibravam a cada resposta dada, além de professores, funcionários, pais de alunos e ex-gremistas.
          A realização do debate foi idealizada pela Comissão Eleitoral, sem nenhum envolvimento de profissionais da escola, e intermediado pelos alunos Wéliton Alves (3º "A") e Fernando Henrique (2º "U") que deram início conclamando a todos a entoarem o Hino Nacional, expuseram quais seriam as regras para o confronto de ideias e convidaram os Professores Oton Mário e Cida Moura para discursarem sobre aquele importante momento democrático em nossa instituição. 
          O debate foi organizado em três blocos de perguntas: no primeiro, as perguntas foram elaboradas pela própria Comissão Eleitoral, num total de dez situações-problema que deveriam ser respondidas, alternadamente, por representantes de cada chapa oponente. No segundo bloco, as perguntam advinham dos gremistas que estavam deixando a direção do colegiado. Na dinâmica deste segundo bloco, um candidato respondia, depois havia a réplica e em seguida a tréplica, tal como acontece em um debate televisivo. No terceiro e último bloco, as perguntam eram formuladas por integrantes da plateia e eram direcionadas a uma das duas chapas. Entre os temas discutidos estiveram: indisciplina escolar, vandalismo, bullying, interesse estudantil, práticas desportivas, cultura, projetos escolares, novas tecnologias e relações pessoais. Durante todas as discussões os alunos demonstraram profundo conhecimento das questões administrativas e pedagógicas desenvolvidas dentro da escola.
            O debate foi um sucesso e possibilitou a todos os alunos, tanto os candidatos, quanto os eleitores, vivenciarem de perto, e na prática, todo o processo democrático que permeia uma eleição. "Adorei o debate, apesar de ele não ter influenciado a minha escolha. O que eu queria saber mesmo era se , uma vez sendo eleitos,eles ficariam no mandato até o fim. A resposta de cada uma das chapas me satisfez", contou a aluna Marina Rayene, do 9º "T". Já para o aluno Arthur Medeiros, do 2º ano "A", o debate cumpriu o seu papel e lhe permitiu analisar melhor em quem deveria votar. "Decidi meu voto aqui. Não prestei muita atenção nas respostas dos candidatos, mas fiquei de olho na postura que eles tiveram durante todo o debate", disse Arthur.
               O pleito acontece durante todo o dia desta sexta-feira, 26, das 8h às 21h.
Debatedores Chapa 1: Júnior, Lucas, Alisson e Leanddro
Debatedores Chapa 2: Rafaela, Heloyse, Jonatan e Bia
Lucas respondendo questionamentos
Integrantes da direção que está se despedindo
Jonatan defendendo propostas de sua Chapa
Alunos participando do debate
Fernando e Wéliton: mediadores

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

EQUIPE DA ESCOLA PARTICIPA DE FORMAÇÃO PARA O PIP

Quarteto fantático
     Nesses dois últimos dias, 24 e 25, uma equipe de nossa escola, formada pela Vice-diretora Cida Moura, pelo Coordenador Pedagógico, Zito Lima; pelo Professor, Oton Mário, e pela Professora Sheila Medeiros, esteve na Escola de Governo, em Natal, participando do Primeiro Encontro Regional de Formação para o PIP - Programa de Inovação Pedagógica.
     O PIP é uma das ações da Secretaria Estadual de Educação frente ao Programa RN Sustentável, em parceria com o Banco Mundial, com o objetivo de desenvolver ações estratégicas numa perspectiva integradora e intersetorial para todo o RN, em diferentes áreas de atuação.
     Nesta primeira etapa, o Programa está contemplando 130 escolas que foram previamente selecionadas por meio de um sorteio eletrônico. Entre os critérios para participar do sorteio, a escola deveria oferecer turmas de 6º ano de Ensino Fundamental e  de 1 ª série do Ensino Médio, e não estar participando do Programa Ensino Médio Inovador. Felizmente a nossa EETCS se encaixou nesses critérios e foi uma das oito selecionadas da 7ª DIREC para receber o PIP.
      O objetivo do Encontro de Formação era capacitar as equipes escolares para a elaboração de um Projeto Interdisciplinar a ser desenvolvido em cada instituição, tendo-se como foco os alunos dos 6º ano do EF e os da 1ª série do EM, com vistas a resolver problemas diagnosticados em cada escola.. 
       Após a elaboração dos projetos, as escola deverão encaminhá-los para a Comissão de Organização do PIP que fará uma avaliação criteriosa e validará ou não a proposta encaminhada por cada unidade. Se o projeto elaborado pela nossa equipe estiver dentro das perspectivas e dos padrões exigidos pelo PIP e for plausível, nossa instituição receberá uma verba de R$ 25 mil para executar o projeto no ano que vem.
        Nos próximas dias, os quatro profissionais deverão se reunir com os demais membros da comunidade escolar para juntos começarem o processo de elaboração do Projeto de nossa Escola.




sábado, 20 de setembro de 2014

PARLAMENTAR JOVEM VIAJA A BRASÍLIA NESTE DOMINGO

Nossa parlamentar: a única do RN
       Chegou o grande dia para a nossa aluna do 3º ano "U", Dallyne Silva. Depois de ter passado pelo crivo da seletiva escolar e depois da seletiva estadual,  onde concorreu com 152 alunos (projetos), a nossa estudante foi escolhida pela seletiva nacional e será a única representante do Estado do RN na décima-primeira edição do Parlamento Jovem Brasileiro, que ocorrerá em Brasília, no período de 22 a 26 de setembro..
     A nossa estudante já está de malas prontas e neste domingo viajará à Capital Federal acompanhada da Coordenadora Estadual do PJB, Véra Reis, onde ficará por toda a próxima semana com mais 73 estudantes de todos os Estados brasileiros. "Estou muito ansiosa e feliz por esta oportunidade. Não vejo a hora de conhecer o Congresso Nacional por dentro. Sei que esta experiência será um divisor de águas em minha vida", contou a jovem parlamentar.
Uma semana inteira aqui dentro
       Durante todo o período em que ficará em Brasília, Dallyne vivenciará in loco como é o dia-a-dia de um deputado federal.  Apesar dessa vivência só acontecer na próxima semana, os trabalhos parlamentares já começaram. Durante os últimos dias, a jovem parlamentar se dedicou a estudar o Projeto de Lei de uma das estudantes selecionadas do Estado de Minas Gerais, do qual será a relatora oficial. Para tanto, já fundamentou a sua argumentação, que será apresentada aos demais deputados jovens no plenário das comissões na Câmara dos Deputados nos últimos dias de sua imersão no PJB.
      As sessões de apresentação, avaliação e votação dos projetos de leis dos parlamentares jovens serão transmitidas ao vivo, nos dias 25 e 26/09, das 9h às 12h,  pelo Portal E-Democracia da Câmara e também pela programação da TV Câmara. Quem quiser acompanhar os trabalhos da nossa jovem parlamentar é só acessar o site www.edemocracia.camara.gov.br ou se sintonizar o canal da TV Câmara.


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

LIÇÕES DE DEMOCRACIA E CIDADANIA: ELEIÇÕES PARA O GRÊMIO ESTUDANTIL MOBILIZAM OS ALUNOS

Mural com propostas da Chapa 1
    Terminou nesta sexta-feira, 12, o prazo estipulado pela Comissão Pró-Grêmio para as inscrição das chapas candidatas a disputarem a eleição para o Grêmio Estudantil de nossa Escola, biênio 2014-2015. 
   O processo para renovação do colegiado já está acontecendo há um mês, quando a Comissão Pró-Grêmio, liderada pelo alunos do 2º ano "U", Fernando Henrique, resolveu conclamar novas eleições para o colegiado. "Com a saída de Ismael Romão da escola, a atual direção do Grêmio se esfacelou e praticamente parou de atuar. Com o fim do seu mandato, era hora de mobilizarmos os outros alunos para uma renovação. Não podíamos perder a força desse importante colegiado em nossa instituição", afirmou Fernando.

Mural com propostas da Chapa 2
     Desta vez a gestão do grêmio de nossa escola, que já está em sua quarta eleição, será disputada por duas chapas oponentes: a Chapa 1, liderada pelo aluno Francisco Júnior, do 1º ano "C"; e a Chapa 2, liderada pelo aluno Jonatan Tavares, do 2º ano "U". Em ambas as chapas há um total de 14 alunos candidatos, distribuídos em diferentes cargos e suplência. 
      A disputa pretende ser bem acirrada, pois os candidatos são realmente de alto nível. De acordo com a comissão, a inscrição das chapas já foram homologadas e o processo eleitoral já começou pra valer. Um debate para exposição das propostas entre os oponentes está marcado para o dia 26/09, e a eleição ocorrerá três dias depois. Enquanto isso, murais com propostas das duas chapas estão espalhados pelos corredores da escola.

ALUNOS DO 2º ANO EXPÕEM PAINÉIS EM ESPANHOL

       Na tarde da última quinta-feira, 11, o pátio de entrada de nossa Escola ficou lotado de painéis temáticos  produzidos pelos alunos dos 2º anos A e B, do turno vespertino. A iniciativa faz parte da culminância do Projeto: "Cuentos Infantiles: lo que tienen a enseñar?" (Contos infantis: o que têm a ensinar?), desenvolvido nas aulas de espanhol dessas duas turmas.
          De acordo com a aluna Rayssa Ravênia, do 2º ano "B", o professor que desenvolveu o Projeto com os alunos, inicialmente trabalhou com eles o gênero conto e depois pediu que os alunos pesquisassem sobre os contos infantis, em espanhol. A proposta é que os alunos lessem os textos pesquisados, fizessem associações entre as versões em português e em espanhol e em seguida, divididos em grupos, produzissem um painel temático sobre um conto escolhido para ser exposto no pátio da escola, de modo a instigar a leitura dos alunos do Ensino Fundamental.
           Após os painéis prontos, os alunos apresentaram o resultado para os demais colegas de sala em forma de seminário e em seguida os afixaram no pátio central. "Eu particularmente adorei fazer este trabalho, pois, além de ter contato com o conto na versão em espanhol, pude me reunir com minhas amigas e produzir coletivamente o painel sugerido pelo professor. Estou encantada com o resultado, pois prefiro trabalhos como este, no qual a gente põe a mão na massa e produz a nossa aprendizagem", comentou a aluna Anelise Santos, do 2º ano "A".


 









segunda-feira, 8 de setembro de 2014

ALUNOS TÊM AULA-PASSEIO EM JOÃO PESSOA-PB

A turma com o diretor Massilon no meio
        No último sábado, 06, a Professora de História, Fátima Santos, juntamente com os Professores Marcus Ronan (Filosofia e Sociologia), Professora Arly Silva (Português) e o diretor da nossa Escola, Massilon Grigório, levaram alunos de turmas do turno vespertino e do 9º (matutino) para uma aula-passeio na cidade de João Pessoa-PB.
         A viagem foi realizada em  um micro-ônibus gentilmente cedido pela Prefeitura Municipal e os alunos puderam vivenciar na prática a história da segunda cidade mais arborizada do mundo e a a terceira a ser fundada no Brasil.
        Os alunos saíram de Jaçanã ainda na madrugada e, ao chegarem na Capital paraibana  se encontraram com o diretor  Massilon Grigório, que já  os aguardava e os conduziu por toda a aula-passeio. O primeiro ponto visitado foi o Centro Histórico da Cidade onde os alunos puderam conhecer sobre a história do marco zero da capital e sobre sua influência na colonização do Nordeste. Do Centro Antigo todos partiram para a parte mais alta da capital onde puderam conhecer prédio públicos importantes como os que circundam a Praça do Três Poderes.
         Da parte histórica, o passeio seguiu para o Farol do Cabo Branco e para a Ponta do Seixas, onde os alunos puderam associar conteúdos de Geografia, História  e Meio Ambiente. Dali foram almoçar e tomar banho de praia, onde conheceram o Mercado de Artesanato e a Praia de Areia Vermelha, mas não sem antes parar para vistar e conhecer as exposições da Estação Ciência. Posteriormente o grupo se dividiu e alguns alunos foram ao Centro de Artesanato com os Professores comprar lembrancinhas para seus amigos e familiares, enquanto outros preferiram se deliciar com um refrescante banho de mar..
           O dia culminou com todos visitando a Fortaleza de Santa Catarina e assistindo ao pôr-do-sol na Praia do Jacaré. "Foi um aula-passeio fenomenal. A turma era maravilhosa e estou muito realizada em ter lhes proporcionado esse dia", comemorou a Professora Fátima.
           Após o verem o lindo pôr-do-sol daquele dia inesquecível, todos rumaram de volta a nossa Jaçanã, onde só chegaram às 23h. No semblante dos alunos eram visíveis as marcas do enfado e do cansaço, mas certamente suas mentes estavam cheias de novos conhecimentos  e de imagens e lembranças que guardarão para o resto de suas vidas.

Na Estação Ciência
Curtindo aquela praia
Na Praia do Jacaré
Professora Arly com o Professor Marcus

Professora Arly com a Professora Fátima


domingo, 7 de setembro de 2014

TEMOS O 4º MELHOR IDEB DO RN E 0 2º MELHOR DA REGIÃO

         Nesta sexta-feira, 05, o MEC divulgou o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de todas as Escolas brasileiras, referentes aos dados de 2013. O índice é medido a cada dois anos, sempre em anos ímpares, e reflete o nível de educação oferecido nas escolas avaliadas, tomando como base o resultado da Prova Brasil e os índices de aprovação, reprovação e evasão coletados pelo Censo Escolar dos dois últimos anos.
           O IDEB começou a ser medido em 2005 e de lá para cá o nossos índices têm aumentado satisfatoriamente. Em relação à medição de 2013, a nossa Escola atingiu a média 4,4, aumentando um ponto em relação à medida de 2011, que foi 4,3. Para o ex-gestor, Oton Mário, a nota ainda é baixa, mas deve ser comemorada, pois reflete o trabalho sério que foi realizado nos últimos anos por todos que fazem esta instituição. "Eu esperava que tivéssemos um índice maior, já que havíamos pulado onze pontos de 2009 para 2001. Acredito que o nosso resultado só não foi melhor por causa da reprovação considerável que aconteceu no 7º ano e na 2ª série, no ano passado", disse ele.
              Com a média 4,4 a nossa Escola atingiu a meta prevista para 2017, ficou acima da média nacional (4,0) e estadual (3,1) e conseguiu a quarta melhor posição no Estado do RN, ficando apenas atrás de Santa do Seridó (5,6), Ouro Branco/São Bento do Trairi (5,0) e Acari (4,5), garantindo, portanto, uma das quatro melhores médias do Estado e a 2ª melhor de toda a nossa região, ficando apenas atrás da Escola Estadual Maria Lídia , de São Bento do Trairi, que honrosamente saltou de 2,3, em 2001, para 5,0, agora. 
               É importante lembrar que estamos tratando apenas das escolas que oferecem o Ensino Fundamental - séries finais, ou seja, do 6º ano 9º ano, como é o nosso caso. A nossa escola nunca participou da medição do Ideb para o Ensino Médio, visto que, nesse nível de ensino, o Ideb é feito apenas por amostragem e com escolas previamente escolhidas pelo MEC.

                  Confira na tabela abaixo o Ideb das escolas da nossa região.

CIDADE
E
M
Campo Redondo
3,6
*
Japi
2,8
*
São Bento
5,0
*
Santa Cruz
3,0
2,9
Tangará
2,7
3,4
Lajes Pintadas
2,9
1,6
Coronel Ezequiel
*
1,5
Jaçanã
4,4
3,6
Cuité
3,9
3,9
Nova Floresta
2,5
3,4
Picuí
3,6
4,3
Barra de S. Rosa
3,6
3,5

* Não divulgado. Número insuficiente
E - Escolas Estaduais
M - Escolas Municipais


            

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ALUNOS DO 3º ANO "A" REALIZAM EXPOSIÇÃO DE PROJETO SOBRE O TABAGISMO

Alunos de outras turmas visitam a exposição
       Em alusão ao Dia Nacional contra o Tabagismo, comemorado no dia 29 de agosto, durante todo este mês a Professora de Biologia, Jacilda Macedo, trabalhou com os seus alunos o Projeto “Tabagismo: conhecer para não adoecer”.
      Segundo a professora, o objetivo central do projeto era fazer com que os alunos conhecessem as substâncias tóxicas encontradas no cigarro e os seus malefícios para a saúde. Ela ainda destacou que, apesar da redução no número de fumantes nos últimos anos, o fumo ainda é uma das maiores causas de mortes de pessoas em todo o mundo e que, por isso, o trabalho de conscientização não pode parar.
        Dentro das etapas do projeto, os alunos foram divididos em grupos para os quais foram sorteados sub-temas para que pesquisassem a respeito.  Entre os sub-temas propostos estavam: a) Causas e conseqüências do uso do cigarro; b) Efeitos colaterais e doenças provocadas pelo fumo; c) Efeitos do cigarro na qualidade de vida e na gravidez; d) A vida do ex-fumante após a libertação do vício; e) Teste sobre conhecimentos e perigos do fumo.
      Como forma de chamar a atenção para o problema e promover ações eficazes de combate ao tabagismo, na tarde desta segunda-feira, 01/09, os alunos do 3º ano “A” expuseram no pátio interno da nossa Escola os resultados das pesquisas que desenvolveram sobre o assunto, ao longo do mês.
       Em forma de stands, os estudantes montaram um vasto material temático, confeccionado por eles mesmos, alertando sobre as causas e conseqüências do uso do tabaco. Para propagar ainda mais o teor do material produzido, os alunos das outras seis salas do turno vespertino foram especialmente convidados para visitar a exposição e ouvir as explicações dos expositores.
     Além da vasta produção visual que prepararam sobre o tabagismo, os alunos ainda exercitaram a produção escrita e oral de textos de diferentes gêneros. “Estou muito satisfeita com o trabalho desenvolvido. A empolgação desses alunos em realizar este projeto, o zelo, o cuidado e amor que tiveram com tudo me emocionaram muito. Tenho a sensação do dever cumprido e a certeza de que a a nossa mensagem de alerta foi transmitida”, disse emocionada a Professora Jacilda Macedo.
        A exposição dos alunos do 3º ano “A” foi tão rica e fez tanto sucesso entre os alunos do turno vespertino, que os expositores resolveram deixar tudo montado e apresentar tudo novamente para os alunos do noturno.