sábado, 30 de agosto de 2014

PROFESSOR REPRESENTARÁ NOSSA ESCOLA E O RN EM BRASÍLIA

     
Na 1ª edição do MPP, em 2011
   Depois de ter passado por um rigoroso processo de seleção, o Professor Oton Mário viajará a Brasília-DF na próxima terça-feira, 02/09, onde ficará por cinco dias. O objetivo da viagem é a sua participação da 4ª edição do Programa Missão Pedagógica no Parlamento.
       O Programa foi criado pela Câmara dos Deputados com o objetivo de oferecer aos educadores brasileiros formação em educação para a democracia. A cada edição são escolhidos 54 professores da rede pública de ensino de todo o Brasil, sendo dois representantes de cada Estado que passam a semana em Brasília, com todas as despesas pagas pela Câmara dos Deputados, numa intensa formação profissional.
          Esta é a segunda vez que o nosso professor participará do MPP. Na primeira edição, em 2011, ele foi um dos dois representantes do RN. Na segunda edição, em 2012, a nossa atual vice-diretora, Cida Moura, também representou a nossa Escola e o nosso Estado no Programa.
          É regra do MPP que quem já participou de alguma edição, não deva participar mais, de modo a gerar oportunidades para outros professores. No entanto, para esta quarta edição, a organização do intercâmbio resolveu abrir vagas para quatro professores que já tivessem participado de uma das três últimas edições. Uma vez interessado, o ex-participante deveria se inscrever com um projeto que tivesse desenvolvido em sua escola depois de ter participado das formações no MPP.
         Tão logo soube da oportunidade, o o Professor Oton inscreveu-se para a seleção com o Projeto: "Revitalizando o Conselho Escolar: um novo olhar sobre este colegiado", pelo qual foi um dos quatro selecionados, num universo de mais de 70 inscritos.
         Nos dias em que estiver na Capital Federal, o nosso professor estará apresentando aos demais colegas de todo o País como este projeto foi desenvolvido em nosso instituição e quais são os seus reais resultados. Eis abaixo o resultado do processo seletivo.

Prezado(a) professor(a),
Informamos que o projeto pedagógico “Revitalizando o Conselho Escolar, um novo olhar sobre este colegiado” submetido para integrar o Banco de Experiências em Educação para Democracia foi selecionado para ser apresentado durante o Encontro Presencial da quarta edição do Programa Missão Pedagógica no Parlamento, que ocorrerá de 01 a 05 de setembro de 2014 em Brasília. Parabéns!
Veja abaixo os quatro projetos selecionados de um total de 75 inscritos:
  • Projeto "Jardinea - Cultivando Flores e Valores" - Professora Renata Aparecida Contiero Hamamura
  • Projeto "Revitalizando o Conselho Escolar, um novo olhar sobre este colegiado" - Professor Oton Mário de Araújo Costa
  • Projeto "Ceará-Mirim - conhecer para preservar" - Professor Gibson Machado Alves
  • Projeto "VIVA+Democracia: Educação de Pares" - Professora Domingas Rodrigues da Cunha



sexta-feira, 29 de agosto de 2014

ALUNOS REALIZAM CULMINÂNCIA DE PROJETO DE LÍNGUA ESPANHOLA

       No últimos dias 06 e 07, os alunos do 1º ano "A" realizaram a culminância do Projeto "Cómo se dice en español? (Como se diz em espanhol?) com uma exposição de diferenciados produtos no vão de entrada da Escola, acessível a todos os alunos da instituição e demais membros da comunidade escolar. 
       De acordo com os alunos, o objetivo da exposição era levar diferentes palavras do vocabulário da língua espanhola para os demais estudantes, de modo que todos vissem o que eles estão desenvolvendo e aprendendo em sala de aula, bem como oportunizar a socialização dessa aprendizagem.
     Nesse sentido, os alunos foram divididos em grupos e cada grupo ficou responsável por apresentar palavras e expressões de uma mesma temática, com foco no aspecto visual. Nos stands haviam peças do vestuário, objetos de cozinha, objetos escolares, partes do corpo humano e até instrumentos musicais. "A intenção com esse projeto é que os alunos aprendessem por associação: ao ver o objeto e uma etiqueta sobre como este é chamado em espanhol, eles poderiam memorizar e aprender construindo o conhecimento", disse o professor responsável pelo projeto.
     A exposição ficou aberta nos três alunos e alunos de cada grupo se revesavam para apresentar os objetos que expunham aos visitantes, sempre falando em espanhol.

Grupo: instrumentos musicais
Grupo: material escolar
Grupo: partes do corpo
Grupo: peças do vestuário
Grupo: utensílios domésticos

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: VENCEMOS EM TRÊS DAS QUATRO CATEGORIAS

       
     Na tarde desta quinta-feira, a Comissão Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa, formada por profissionais de educação de várias instituições do nosso município, se reuniu para definir os textos vencedores da etapa municipal da OLP 2014.
    De acordo com os critérios de avaliação emanados da Comissão Central da OLP, após muitas discussões e análise detalhada dos textos recebidos de todas as escolas da cidade, a nossa E. E. Terezinha Carolino foi a grande vencedora da etapa municipal desta edição, arrebatando o 1º lugar em três das quatro categorias analisadas: memórias, crônica e artigo. Só não ganhamos no gênero poema.
       De acordo com a presidenta da Comissão Municipal, Viviane Fernandes, fomos campeões no gênero relato de memória, com o texto "Entre quedas e tropeços", da aluna do 8º ano "A", Yasmim Costa; campeões no gênero crônica, com o texto "O convite da natureza", da aluna Thaysa Fernandes, do 1º ano "A"; e campeões no gênero artigo de opinião , com o texto "De nome de cidade a monumento histórico", da aluna do 3º ano "A", Thallinny Lorianne. "Estou muito emocionada com o resultado. Eu já sabia que ganharíamos na categoria artigo de opinião, mas daí ganhar em outras duas para mim é prazeroso demais. Isso é fruto do trabalho que os nossos professores desenvolvem aqui em nossa escola, quando acreditam no potencial do nosso aluno e lapidam os seus talentos", disse a vice-diretora Cida Moura.
         Para a vice-diretora, ter vencido no gênero artigo não foi nenhuma surpresa, já que, sendo a nossa escola a única a disputar nessa categoria, visto que este gênero só é trabalhado nas últimas séries do Ensino Médio e, como a nossa EETCS é a única escola do município a oferecer esta modalidade ensino, automaticamente já seríamos campeões nesta categoria.
       Os textos vencedores seguem agora para a Comissão Estadual que escolherá cinco textos de todo o RN, em cada gênero, e os encaminhará para a Comissão Nacional.que definirá os textos vencedores da edição da OLP 2014. 
       Gostaríamos de publicar aqui os textos escolhidos pela Comissão Municipal, mas como eles ainda estão disputando a etapa estadual, estamos impedidos de divulgá-los até que o resultado final seja divulgado.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

PROFESSORES REALIZAM CULMINÂNCIA DE PROJETO SOBRE O FOLCLORE

Turma do 2º ano da EJA: grande banquete
     Nesta sexta-feira, 22, Dia do Folclore Brasileiro, a nossa Escola se transformou em palco de uma grande festa de resgate às nossas tradições. Em todos os turnos, os professores que tinham aula neste dia realizaram a culminância do Projeto "Folcloreando".
      Em tempos de globalização e de relações sociais tão midiáticas, o objetivo do projeto era resgatar e apresentar aos nossos alunos o quão rico é o folclore que advém de nossa cultura. Para tanto, durante toda a semana os professores das áreas de Artes, História e Linguagens trabalharam com seus alunos conteúdos e aspectos do Folclore Brasileiro sobre vários eixos, tais como: dança, música, artesanato, culinária, vestimentas, literatura, festas, crenças, costumes.
      Neste dia de culminância, os alunos de todos os turnos foram conduzidos para o pátio interno da instituição onde participaram de uma gincana alusiva à data, com provas totalmente temáticas. Nas salas de aula, os estudantes puderam se deliciar com um banquete de comidas típicas que eles mesmos levaram para comemorar o nosso folclore.
        De acordo com a Professora Josiane, uma das idealizadoras do projeto, o objetivo foi cumprido e os estudantes puderam ter contato com manifestações culturais que eram extremamente presentes na época de seus avós e de seus pais e que ainda resistem ao tempo. Daí a sua necessidade de resgate e preservação.

Aluno do matutino lendo uma lenda folclórica
Turmas do vespertino: recreação e jogos
Aluno tenta colocar o rabo na mula-sem-cabeça


sábado, 23 de agosto de 2014

PROJETO DESPERTAR 2014 TEM SUA AULA INAUGURAL

Com os Despertandos 2014
      Nesta quinta-feira, 21, o Professor Oton Mário reuniu os 35 alunos selecionados para o Projeto Despertar - Edição 2014 - para a realização da Aula Inaugural do Programa. A aula aconteceu na Biblioteca da Escola da Escola e contou com a presença dos alunos despertandos, do facilitador, do diretor Massilon Grigório e do blogueiro Luiz Lopes, que fez questão de se fazer presente.
       A solenidade de teve início às 09h30 e começou com a saudação do Professor Oton aos novos alunos seguida de discursos das autoridades escolares presentes. O professor explicou que este ano o Projeto Despertar sofreu algumas mudanças, inclusive tendo sido nacioanalizado pelo Sebrae, e que só puderam participar da seleção alunos das séries finais do Ensino Médio vespertino. Por isso a nova turma conta apenas com alunos dos 2º anos A e B e do 3º ano A.
      O professor falou aos alunos do seu encanto com o Projeto, da sua satisfação em está retornando após dois anos ausente e lhes apresentou o cronograma de encontros e aulas. Para que não houvesse dúvidas sobre como o Despertar será desenvolvido neste ano, foi apresentado a todos os presentes uma projeção de slides contendo informações sobre o curso e sua dinâmica de execução. 
      Ao final, os alunos ouviram uma palestra do blogueiro Luiz Lopes e receberam os kits do Projeto.

Professor entregando o kit à aluna Nathália
Alunos atentos á dinâmica do Projeto
Aluna Daísa recebe seu kit
Luiz Lopes fala aos despertandos

JÁ TEMOS O VENCEDOR DO JOVEM SENADOR 2014

O nosso grande vencedor
    O aluno Jonatan Tavares, do 2º ano "U", foi o grande vencedor do 7º Concurso de Redação do Senado, na Etapa Escolar. A redação do aluno seguiu agora para a seletiva estadual que escolherá três textos vencedores do RN e os encaminhará para o Senado Federal, onde uma comissão de avaliadores decidirá qual será o texto vencedor que dará a um estudante de nosso Estado o título de Senador Jovem e o levará a Brasília, em novembro.
             O Concurso de Redação do Senado é aberto a alunos de todas as escolas públicas de ensino médio do Brasil e podem se inscrever no certame estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano e tenham entre 16 e 19 anos.
           Em nossa escola, mais uma vez, o concurso foi coordenado pelo Professor Oton Mário, que trabalhou a temática com seus alunos e os estimulou a produzir o texto final. O tema da edição desse ano era: "Se eu fosse senador". 
          Este é o quarto ano consecutivo que alunos da nossa Escola participam do certame. Nos anos de 2011 e 2012 a aluna Marizângela Lima foi a campeã da etapa escolar e ficou entre as finalistas estaduais. No ano passado o aluno Eduardo Macedo repetiu o mesmo feito. Este ano o nosso aluno vencedor concorreu com outros colegas e com os alunos do 3º ano "A". 
          Com o texto "Um senador para o povo", Jonatan arrebatou a preferência da comissão julgadora e trabalhou brilhantemente em seu texto como os senadores podem garantir uma democracia de fato cidadã; o que era justamente o que o tema pedia. 
       Toda a Escola está na torcida, afinal este é o único título que a instituição ainda não possui.


PROFESSOR PARTICIPA DE SEMINÁRIO EM BRASÍLIA

Oton com gestores de todo o Brasil e dos EUA
        Nos últimos dias 13 a 15 de agosto, ocorreu em Brasília-DF, 1º Seminário Internacional de Boas Práticas de Gestão Escolar. O evento fez parte das programações do Prêmio Gestão Escolar - 2014, e tinha por objetivo reunir gestores de todos os Estados brasileiros, sendo dois de cada Estado - o 1º e o 2º colocado do PGE 2013 - para trocarem ideias e experiências e disseminarem as boas práticas de gestão que desenvolvem em suas escolas.
        Como a nossa Escola foi a vencedora do RN no PGE 2013, deveria se fazer presente no Seminário pela figura do seu gestor. De acordo com os organizadores do evento, quem deveria participar do encontro era o atual gestor em exercício, Massilon Gigório, já que o evento era voltado para gestores escolares.
Quando notificado desta decisão, o diretor Massilon Grigório, apoiado pela comunidade escolar, encaminhou documentação à SEEC/RN e ao CONSED manifestando o seu desejo de não participar do seminário e indicando o nome do Professor Oton Mário para se fazer presente em seu lugar. "Se o seminário era para os gestores vencedores do PGE 2013 e para o rencontro deles com os gestores americanos que os receberam nos Estados Unidos, não era correto que eu estivesse lá. Pensei que quem tinha que ir era o Professor Oton, pois foi ele quem fez com que a escola ganhasse o Prêmio no ano passado", explicou Massilon.
      Com a desistência do diretor Massilon e por sua indicação, o Professor Oton foi convocado pelo CONSED para participar do Seminário, onde pode rever os gestores vencedores do PGE de todo o Brasil e reencontrar-se com a americana Debra Livingston que o recebeu nos Estados Unidos no ano passado. Através de oficinas, o ex-gestor também pode socializar com os demais gestores presentes as práticas de gestão desenvolvidas na nossa EETCS e fazer todos entenderem por que nossa instituição venceu o PGE 2013.
No palco do evento
Com a colega amazonense a gestora americana


ESCOLA PREMIA VENCEDORES DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Alunos participantes do 3º ano "A"
      Nesta última terça-feira, 12, a comissão escolar responsável pela escolha dos textos vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa se reuniu para avaliar os textos que lhes haviam sido enviados. A referida comissão, formada por profissionais da área de Letras e pedagogos teve muito trabalho para escolher os textos vencedores.
     Desde o mês de maio os professores de Língua Portuguesa de nossa escola vêm trabalhando a OLP com os seus alunos. A vice-diretora, Cida Moura, apesar de estar na equipe gestora da escola, fez questão de trabalhar a OLP com seus ex-alunos e, voluntariamente, trabalhou o gênero crônica com os alunos do 1º ano. Por sua vez, o professor Luciano Gororoba trabalhou com os gêneros memórias e crônica, no Ensino Fundamental. A professora Jaçanan Telles trabalhou com o gênero poema; e o professor Oton Mário trabalhou com o gênero artigo, nas séries finais do Ensino Médio.
     Os professores escolheram em cada turma que trabalharam os textos que acharam mais apropriados dentro da perspectiva da OLP e os encaminharam á comissão escolar.
     Após muitas discussões e uma manhã inteira de trabalho, a comissão escolar enfim definiu os textos vencedores em cada gênero. Somente o 1º colocado de cada gênero será enviado à Comissão Municipal que posteriormente encaminhará os vencedores à Comissão Estadual.
       Após a divulgação dos textos vencedores, os alunos participantes e campeões foram agraciados com menções honrosas e medalhas.
          Nesta etapa escolar, os textos vencedores foram:

Thallinny: vencedora do gênero artigo
a). Gênero Poema:
1º Lugar - Gabirel Simões (6º "A")
Texto: Jaçanã, a verdadeira cidade maravilhosa

b) Gênero Memórias:
1º Lugar - Yasmim Marques da Costa (8º "A")
Texto: Entre quedas e tropeços

c) Gênero crônica:
1º lugar -   Thaísa Fernandes de Azevedo (1º ano"A")
Texto:  O convite da natureza

d) Gênero artigo de opinião
1º lugar - Thallinny Lorianne Santos Lima (3º ano "A")
Texto: De nome de cidade a monumento histórico

Alunos participantes do 8º ano "A"
Certificado da vencedora: gênero memórias


DALLYNE SILVA VENCE A ETAPA NACIONAL DO PJB

Dallyne Fátima: nossa nova PJB
        Pelo quinto ano consecutivo, alunos da nossa instituição se inscreveram e participaram da seletiva para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro. Em nossa Escola o projeto é orientado pelo Professor Oton Mário e os alunos interessados tem que produzir um Projeto de Lei que, após ser selecionado por uma equipe da escola, é enviado para a seletiva estadual, que por sua vez escolhe os quatro melhores Projetos do Estado e os envia para a seleção nacional, em Brasília.
         Do Rio Grande do Norte apenas um aluno é selecionado para participar do Parlamento Jovem  Brasileiro a cada ano, pois a proporção de alunos selecionados é baseada no número de Deputados Federais de cada Estado da Federação. Como nossa bancada é pequena, com oito deputado federais, apenas, só comporta um representante.
        Em 2010 o nosso aluno Wanderson Teixeira foi o grande vencedor do processo seletivo e representou o nosso Estado em Brasília naquele ano, assumindo o cargo de Parlamentar Jovem do RN, o que foi motivo de grande orgulho para os jaçanaenses. No ano passado, o jovem Vinícius Mandu, ficou entre os finalistas da etapa nacional.
      Este ano, o PJM do nosso Estado é mais uma vez da nossa Escola, pois a jovem estudante do 3º ano "U" , Dallyne de Fátima, foi a grande vencedora do PJB 2014. Ela escreveu um projeto de lei e disputou a vaga com 152 inscritos de todo o RN. Em seu texto a estudante propôs a extinção da taxa de deslocamento cobrada por todas as operadoras de telefonia móvel do Brasil, visando condições justa de uso para seus clientes.
Com as colegas de sala: cartaz do PJB
      De acordo com a coordenadora estadual do PJB, Véra Reis, o Projeto de Lei de Dallyne ficou classificado em 1º lugar na etapa estadual e foi enviado como favorito para a seletiva nacional, em Brasília. "Todos ficamos muito encantados com o projeto da aluna da Terezinha Carolino. Ele saiu daqui em primeiro lugar e tinha tudo para ser o grande vencedor, como o foi", disse ela.
          A notícia foi recebida com festa em nossa Escola, pois a conquista de Dallyne representa mais uma ascensão no nosso quatro de vitórias.

Em faixa em frente à Escola
Já com ares de Parlamentar Federal
Momento em que o Projeto foi trabalhado em sala


      

MARTINS NETO DA ENTREVISTA NA TV CABUGI

        Depois de ter vencido a Etapa Estadual do Parlamento Juvenil do Mercosul e se tornado o representante do RN no Programa, o nosso aluno Martins Neto tem tido uma agenda bem movimentada para um simples adolescente.
            Após ter viajado a Gramado-RS, onde se consagrou parlamentar jovem e ter ido a Brasília-DF para o encontro nacional, Martins Neto não tem parado de se apresentar em eventos públicos e de dar entrevistas em veículos de comunicação. Depois de participar de entrevistas em programas de rádios regionais, no início do mês, e de ter sido matéria em vários jornais impressos do Estado, no último dia 31, o nosso jovem estudante esteve na sede da InterTV Cabugi (filiada à Rede Globo de Televisão) onde deu entrevista ao vivo para o Programa Bom Dia RN.
         No programa de televisão, Martins Neto esteve acompanhado da coordenadora estadual do PJM, Véra Reis, com a qual tem viajado pelo PJM. Aos apresentador Murilo Meireles, ambos falaram da importâncias e objetivos do PJM e como se deu o processo de seleção dos candidatos, do qual o nosso aluno foi o vencedor.
       Após a entrevista para a TV, Martins Neto seguiu para a SEEC/RN onde participou do lançamento do Plano do Livro e da Leitura do RN e deu mais uma entrevista à TV Assembleia e outra à TV Universitária.






FESTA DOS PAIS: FEIJOADA JÁ É UMA TRADIÇÃO

              Neste último dia 09, véspera do Dia dos Pais, foi um dia de festa em nossa Escola. Alunos e monitores do Programa Mais Educação, juntamente com todos que integram a equipe de profissionais de nossa instituição estiveram reunidos, no turno matutino para oferecer um grande almoço em comemoração ao pais dos nossos alunos. Como em anos anteriores, o evento aconteceu no pátio interno da instituição e contou com a presença de cerca de sessenta  pais.
             O almoço começou às 11h40 com a equipe gestora fazendo a abertura oficial do evento e saudando a todos os pais presentes. Em seu discurso a vice- diretora, Cida Moura, ficou muito emocionada e saudou a todos os pais presentes pela comemoração do seu dia.
Após os emocionados discursos, os alunos do Mais Educação realizaram apresentações culturais e a equipe gestora aproveitou o momento para realizar a entrega das medalhas dos atletas que participaram da Etapa Regional dos JERN's deste ano. Em seguida foi realizado o sorteio de brindes doados pelos professores e funcionários e, por último, foi servido um grande almoço aos presentes, que puderam se deliciar com uma gostosa feijoada.








JERN'S: MENINOS SÃO CAMPEÕES E MENINAS TRAZEM O HEXA NO HANDEBOL

Se na Copa do Mundo o nosso Brasil não conseguiu garantir o nosso hexa-campeonato, as meninas do nosso handebol conseguiram vencer mais uma vez a etapa regional dos JERN's, sediada em Santa Cruz, no último mês de julho e, pela sexta vez consecutiva, as nossas atletas são medalha de ouro no handebol feminino. Assim, somos hexa-campeões de handebol.
O handebol foi consolidado na nossa Escola no ano de 2008, quando a nossa Professora de Educação Física, Socorro Porto, montou e treinou o primeiro time, que trouxe o primeiro campeonato desta modalidade naquele ano.
De lá para cá as nossas meninas têm sido o nosso maior orgulho na área esportiva, graças ao trabalho incansável desta magnífica professora, que acredita fielmente no potencial de suas atletas.
Não bastasse o feito inédito com o time feminino, Socorro Porto este ano também garantiu o ouro no handebol masculino mirim. Conquistas como essas só provam a importância de um bom profissional e o talento latente que têm os nossos estudantes.