quinta-feira, 6 de março de 2014

PROJETO TECAFOLIA 2014
   A Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza mais uma vez é sucesso em Jaçanã. Desta fez com o projeto de resgate dos antigos carnavais da cidade que, há quase três décadas não mais fazia parte da vida de muitos jaçanãenses.
   O objetivo inicial do projeto era envolver a comunidade escolar através da produção de murais, pesquisas fotográficas, a origem das marchinhas além, é claro, das variedades de expressão carnavalesca nas diferentes regiões do país. Ocorre que não parou por aí. O que parecia um sonho acabou se tornando uma realidade surpreendente, pois tudo ultrapassou nossos muros contagiando as demais escolas municipais e estaduais da cidade.
   Com o apoio da Prefeitura Municipal através das secretarias de Educação e da Cultura o projeto teve a participação efetiva da comunidade escolar e local desde o segmento da educação infantil até pessoas da melhor idade que fizeram questão de participar da culminância do projeto que contou com a presença e muito entusiasmo de professores, alunos, familiares e autoridades entre elas, a secretária municipal de educação, Claudineide Sabino que inclusive foi totalmente receptiva ao envolvimento de toda a rede municipal de ensino.
   As ruas de nossa cidade ficaram tomadas pela alegria dos alunos e familiares que a toda hora eram agraciados com os acenos da população vibrando nas calçadas, disse o coordenador pedagógico e um dos idealizadores do projeto da Escola Terezinha Carolino, professor José Zito que, mesmo morando em Cuité-PB, fez questão de está no meio da folia.
  Segundo a direção da escola, Professor Massilon Grigório e Aparecida Pontes, o projeto envolveu ações pedagógicas de todas as áreas do conhecimento desde a decoração dos espaços escolares passando pela confecção de cartazes, prevenção às DSTs/AIDS alcoolismo, concurso de fantasias e é claro, pelo desfile pelas principais ruas da cidade num verdadeiro arrastão de alegria que só aumentava à medida que uma escola passava por outra formando nas ruas de Jaçanã um verdadeiro corredor da folia que teve seu trajeto finalcom a chegada na praça de eventos aonde contamos mais uma vez com serviços de som e orquestra musical entoando velhas marchinhas que por bom tempo não permitiu ninguém ficar parado.
   A secretaria municipal de educação adiantou que nos próximos anos precisamos começar mais cedo, pois mais uma vez está certa de que só mesmo a Educação é capaz de mobilizar tanta gente nas ruas com verdadeiro clima de paz e alegria o que foi concordado pelos demais profissionais da educação presentes, entre eles o professor Oton Mário, ex-gestor escolar que fez questão de se fazer presente na folia devidamente a caráter.