sexta-feira, 29 de novembro de 2013

AS MATRÍCULAS PARA 2014 JÀ ESTÃO ABERTAS

   
  Já estão abertas as matrículas para o ano letivo 2014. Para os alunos que já são da Escola, as re-matrículas podem ser feitas na própria Escola a partir deste dia 02 de dezembro. Recomendamos que os pais desses alunos venham até à instituição em qualquer horário de funcionamento munidos do CPF do estudante. Lembrando que sem o CPF, o aluno não pode fazer e nem renovar a matrícula.
      Assim que forem feitas todas as renovações, a Escola abrirá as vagas para os alunos novatos. Para esses, a matrícula será on-line e poderá ser feita de qualquer computador ou celular conectado á internet. Basta apenas acessar o site do sigeduc e seguir os passos de matrículas de novos alunos.
       Qualquer dúvida, os pais dos alunos novatos podem vir até á escola para receber orientação sobre como proceder para matricular um aluno novato aqui na EETCS.


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PROJETO DE NOSSA ESCOLA FOI ESCOLHIDO O 3º MELHOR DA RN CIÊNCIA 2013

Professores e alunos na RNCiência 2013
        Num universo de 48 projetos científicos expostos e apresentados na RN Ciência/CIENTEC 2013, o nosso Projeto "Rapadura com limão, um poderoso energético natural", desenvolvido e apresentado pela Professora Socorro Porto e os alunos Alisson Macedo (3º B) e Rônisson Thomas (3º A) foi eleito o 3º melhor da Feira de Projetos Científicos do RN.
      No período de 22 a 25 de outubro, a tríade de professora e alunos estiveram na RN Ciência, juntamente com mais um projeto da nossa Escola, representando a 7ª Dired na Feira que aconteceu em Natal, no Campus Central da UFRN, dentro da CIENTEC/2013.
          O resultado vem coroar um trabalho voltado para a Pedagogia de Projetos que há quatro anos vem se intensificando na nossa Escola. "Dentre os 48 projetos, conseguir o 3º lugar é um grande feito para nós. Isso é fruto de um trabalho sério que oportuniza aos nossos alunos aprendizagens práticas e o protagonismo juvenil", contou o diretor Oton Mário.
       A Escola pela quarta vez consecutiva vem participando da CIENTEC/UFRN. No ano passado a organização da RN Ciência instituiu o prêmio "Os 10 melhores projetos da RN Ciência". No ano passado o Projeto "Luz em Litro", apresentado pela Escola ficou em 5º lugar e o projeto desse ano foi o 3º melhor.
       Como prêmio, os alunos e a professora Socorro Porto realizarão uma viagem a uma capital do Nordeste (ainda não definida), juntamente com os demais nove projetos vencedores.
            Em nota, a equipe pedagógica da 7ª Dired parabenizou a Escola pela vitória: "Parabenizamos esta Escola por mais uma conquista. A 7ª Dired agradece o empenho dessa gestão, que busca sempre o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem, por meio de metodologias as quais unem teoria e prática, despertando o protagonismo juvenil", Sueli, Sônia e Ari, técnicos da 7ª Dired.

Resultado. Clique na foto para ampliar



quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O QUE VÃO FAZER COM OS R$ 10 MIL DO PRÊMIO GESTÃO?

      Na última terça-feira, 19, imbuídos do espírito de gestão democrática, se reuniram em assembleia geral extraordinária os membros conselheiros do Conselho do Caixa Escolar, membros do Conselho Escolar, representantes do Grêmio Estudantil e equipe gestora para decidirem juntos sobre como aplicar os 10 mil reais que a nossa Escola ganhou como premiação por ter sido classificado entre as cinco melhores escolas do Brasil no Prêmio Gestão Escolar 2013.
      A reunião teve início às 16h e contou com a presença de representantes dos principais colegiados. Após muito discutirem sobre quais eram as reais prioridades da Escola no momento, ficou deliberado que o dinheiro, que já está na conta da Escola, deveria ser gasto com as seguintes ações:
1. Forrar todo o pátio de entrada até chegar na secretaria;
2. Aquisição de um bebedouro industrial;
3. Aquisição de lâmpadas que suportam quedas e falta de energia;
4. Aquisição de jarros grandes para o pátio de entrada;
5. Pagamentos de contas contraídas pela escola, como: viagens de funcionários a serviço, reparos, quadros, xerox e placa de mármore;
6. Custear as despesas do VII Festival de Música Internacional;
7. Aquisição de duas traves novas de futsal para a Quadra;
8. Repasse, se sobrar, de algum valor para o Grêmio Estudantil custear suas ações.
     Essas foram as necessidades elencadas por aqueles que se fizeram presentes na assembleia. Não sabemos se os recursos serão suficientes para realizar todas as ações,  mas as principais delas já estão em andamento. Para finalizar, ficou acordado também que todas as ações deveriam ser realizadas ainda neste ano de 2013, não reprogramando assim, nenhum saldo para o ano que vem.


PROFESSORA JAÇANAN REALIZA CULMINÂNCIA DE PROJETO SOBRE CORDEL

A professora Jaçanan com seus alunos
        Com o tema "Literatura de Cordel, Literatura da Vida" a professora de Língua Portuguesa dos 1º anos do vespertino, desenvolveu durante todo esse segundo semestre um projeto de leitura e produção de textos com os alunos do 1º ano "A".
       De acordo com a professora, o objetivo principal do projeto era que os alunos passassem a valorizar mais a literatura de cordel e dessem a ela o seu devido destaque na cultura popular. "A literatura de cordel precisava ser encarada com uma legítima manifestação da nossa cultura e não como uma literatura de menor valia. Era imprescindível que os nossos alunos aprendessem e internalizassem isso", contou ela.
      Durante todo o processo de execução do projeto, a turma foi dividida em grupos onde puderam conhecer e ler vários cordéis, conversar com o cordelista local Flávio Dantas e produzir seu próprio material em cordel.
       Como culminância do projeto, os alunos teriam que produzir um cordel sobre a temática que mais lhes conviesse, de acordo com as regras e normas sobre o gênero que aprenderam em sala de aula. No processo de produção foram muitas as temáticas que apareceram: vida em sociedade, patriotismo, drogas, esportes, cidadania e principalmente, o amor.
       A exposição final dos trabalhos elaborados pelos alunos aconteceu durante todo o dia desta quinta-feira, 21. Uma tenda foi montada no pátio interno e alunos de todas as turmas foram convidados a prestigiar a exposição e apresentação dos cordéis produzidos.
       O trabalho com cordel desenvolvido pela professora Jaçanan vem coroar e se somar a todos os outros trabalhos desenvolvidos na área de leitura e escrita, neste ano, em nossa escola. Curioso é que, sendo carioca, e há apenas quatro anos em nossa região, a professora se apropriou, se apaixonou pela nossa cultura e se tornou uma das nossas maiores incentivadoras. "Acho que cumprimos o objetivo do projeto. Os alunos, como eu, se apaixonaram pelo cordel e agora são seus difusores", contou orgulhosa.








ALUNOS DE PEDAGOGIA VISITAM A NOSSA ESCOLA

       Nesta manhã de quarta-feira, 20, nossa Escola viveu um momento muito especial quando alunos da Universidade Vale do Acaraú - UVA - Campus Santa Cruz , estiveram em nossa instituição conhecendo as nossas práticas pedagógicas e de gestão.
       Os futuros pedagogos se interessaram em conhecer a nossa Escola desde que souberam da conquista do Prêmio Gestão 2013 e pediram que sua colega de classe, Virgínia Suely, que também é do nosso Conselho do Caixa Escolar, fizesse o intermédio para que eles pudessem vir nos vistar. Virgínia por sua vez contactou a direção da escola que se prontificou a recebê-los.
       Em nossa instituição, os estudantes puderam conhecer as nossas dependências físicas e a forma como é desenvolvido o nosso Projeto Político Pedagógico, associando-se ás práticas didáticas e de gestão escolar.
      Os alunos puderam ainda conversar com o gestor sobre como foi sua viagem aos Estados Unidos e como ele conduz os processos de gestão em sua escola. Divididos em grupos, eles puderam ainda assistir aulas de alguns professores e conversar com eles sobre a forma metodológica que utilizam em suas aulas.
       A visita serviu como uma troca de experiências para ambos os lados, pois permitiu conhecer quais eram as expectativas dos estudantes e ensinar-lhes como fazemos educação aqui em nossa escola.




sexta-feira, 15 de novembro de 2013

ESPECIAL FESTIVAL DE MÚSICA: ESCOLA LEVA UMA MULTIDÃO À PRAÇA DE EVENTOS

Decoração no palco da Praça de Eventos
         Nesta quinta-feira, 14, aconteceu a sétima edição do nosso já tradicional Internacional Music Festival. O evento é organizado pelos professores de língua estrangeira e tem como principal objetivo tornar as aulas de inglês e espanhol mais atrativas e significativas para os estudantes, além de oportunizar aos alunos e ex-alunos da nossa Escola  um espaço para que eles possam mostrar seus talentos na arte do canto e da dança.
         Como de costume, o festival funciona também como uma ponte para que a nossa escola possa premiar os seus alunos destaques  e entregar as medalhas aos alunos que participam dos Jogos Interclasses, bem como escolher a beleza estudantil em nossa escola, em ambos os sexos.
       Como em outras edições, este ano o evento teve como apresentadores os professores Oton Mário (espanhol) e Vitória Macedo (inglês), além do professor Robson Guedes (inglês) que se responsabilizou pelo concurso da School Girl e do School Boy.
        Este ano, devido ao espaço pequeno que a Escola dispunha para a realização do festival, que já se tornou um evento cultural da cidade, ele aconteceu na Praça de Eventos, que ficou lotada. A decoração do espaço ficou a cargo do Professor Robson e dos alunos Edinho e Fernando. A frente do palco foi decorada com bandeiras dos Estados Unidos, Espanha e Brasil, além dos cartazes temáticos que os alunos produziram em sala de aula sobre a vida de diferentes cantores internacionais.
        O festival teve início com a entrega das medalhas dos atletas campeões e vice-campeões dos Jogos Inter-classes, a condecoração aos alunos que venceram concursos de redação e se destacaram neste ano de 2013, as apresentações de canto e dança e, por fim, uma grande festa com as Bandas Tremaê.e Pegada de Menino. 


Robson, Vitória e Oton: apresentadores
Praça de Eventos lotada


ATLETAS CAMPEÕES RECEBEM SUAS MEDALHAS

        Nunca tivemos tantos atletas nos Jogos Interclasses como neste ano. Pela segunda vez, foram entregues medalhas de campeões e vice-campeões, num total de 188 medalhas. A entrega da premiação foi realizada pelos Professores de Educação Física Claudjan Santos e Socorro Porto, já que são eles quem coordenam os jogos na Escola. 
         Neste edição, a escola premiou atletas de futsal, handebol, vôley, baleada, damas e atletismo em categorias como  mirim, infantil e juvenil, masculino e feminino. Para não tomar muito tempo do festival, a entrega das medalhas de todos os atletas foi feita ao capitão de cada time que posteriormente repassou aos demais jogadores de sua equipe.





ALUNOS QUE VENCERAM CONCURSOS DE REDAÇÃO SÃO PREMIADOS

         Além da entregas das medalhas aos atletas, este ano a direção aproveitou o Festival para homenagear os alunos que se destacaram em concursos de redação durante todo o ano na Escola, oferendo-lhes uma medalha de honra ao mérito e um certificado de reconhecimento.
        Os primeiros a receberem a honraria foram os alunos que venceram o Concurso de Redação do Senado: Eduardo Medeiros (3º B – 1º lugar), Marconi Silva (3º A – 2º lugar) e David Lima (3º A  - 3º lugar. Em seguida foi a vez do aluno que venceu o Concurso de Redação do Parlamento Jovem Brasileiro: Vinícius Mandú (3º B – 1º lugar).
      A direção da Escola premiou ainda a aluna Deuzycleya Camilla (7º A) por ter vencido o Concurso de Poesia do Blog Notícia da Serra (etapa escolar e municipal) e a aluna Francivânia Santos (8º A) por ter sido eleita delegada da Conferência do Meio Ambiente, etapas escolar, regional e estadual.


                   PERFORMANCES DE DANÇA ENCANTAM O PÚBLICO PRESENTE

          Este ano tivemos duas atrações de dança abrilhantando o nosso festival. As primeiras a se apresentar neste estilo foram as alunas do 7º ano “A” com o grupo Star Kiss. A segunda atração dançante foi o grupo The Hot Girls, formado por alunos do Ensino Médio, que trouxeram o ritmo do funk para o Festival.
             


ALUNOS CANTORES ENCANTAM O PÚBLICO

          A grande atração desse Festival são os nossos alunos cantores que soltam a voz para delírios de todo o público presente. Neste ano tivemos três grandes participações cantantes. A primeira atração a esbanjar o seu talento foi o Grupo Caos Urbano que abriu a noite cantando músicas de Ramones, Nirvana e Raimundos. A segunda apresentação cantada ficou por conta de Ana Beatriz (Bia - 9º T) que a música João de barro, de Maria Gadú, e emocionou a  todos, inclusive sua tia, a apresentadora Vitória Macedo, que foi às lágrimas.
         A terceira apresentação musical da noite ficou por conta da aluna do 8º ano A, Sabrina Jhulia, que também cantou em português. Logo em seguida Ricardo Toscano, do 6º A, subiu ao palco cantando “Bate forte o tambor”. O menino deu show. Quem também deu o ar da graça foi a veterana dupla, hoje ex-alunos, Silvanira e Adriano que fecharam as apresentações de canto cantando a música Corazón Partío, de Alejandro Sanz, canção que já tornou o hino do nosso festival, e realiaram uma homenagem ao diretor Oton, com a música Imagine, de John Lennon.








SCHOOL BOY E SCHOOL BOY FORAM ESCOLHIDOS

          Uma das atrações mais esperadas do festival é sem dúvidas a escolha da Garota e do Garoto Estudantil. É o desfile dos candidatos e candidatas que exalta o ânimo do público e que faz aparecer torcidas fervorosas. Este ano se inscreveram para concorrer ao título de School Girl nove candidatas, mas na hora só se apresentaram seis das inscritas: Karine Santos (7º B), Rayssa Ravênia (1º A), Edilma Silva (1º B), Fernanda Emilly (9º M), Tarsila Rafaela (2º B) e Beatriz Alves (1º A).  e Dallyne Fátima (1º B). Seis belas meninas que confundiu a cabeça dos jurados e lhes impôs uma difícil decisão.
        Já para o título de School Boy, estavam inscritos oito garotos e sete deles apareceram para desfilar: Treyse Kenny (7º A), Ryan Michell (7º A), Pedro Thiago (9º T), Arione Avelino (1º A), Marcos Wagner (1º B), Wesley Lúcio (2º A) e Micael Bernardo (1º B).
          O corpo de jurados eram formados por três personalidades da comunidade jaçanaense que não tinham nenhuma ligação pessoal com os candidatos e com a escola. Eram elas: Marinete Fernandes (Secretária Municipal de Assistência Social), Patrícia Medeiros (Secretária Municipal de Cultura e Turismo) e Gilmar Vanderley (Estudante de Serviço Social).
          A decisão só veio no final do festival com o anúncio dos nomes dos vencedores. Os candidatos e candidatas foram avaliados pelos jurados sob três aspectos importantes  para um desfile dessa natureza: beleza, passarela e elegância. Após somadas as notas, o título de School Girl ficou para Karine Santos e o de School Boy para Wesley Lúcio. Beatriz Alves e Ryan Michel ficaram com o 2º lugar e Arione Avelino e Fernanda Emilly, com o 3º, respectivamente. Os demais candidatos receberam brindes pela participação.
           A School Girl 2012, Dallyne Silva, foi quem passou a faixa à nova Garota Estudantil. Já o vencedor do concurso de 2012, Jardson Mateus, se fez presente e passou com honraria o título ao mais novo Garoto Estudantil.














 BANDA TREMAÊ E PEGADA DE MENINO FIZERAM A ALEGRIA DA GALERA

         Mais que um simples festival de apresentações culturais, o nosso evento sempre culmina nunca grande festa de confraternização da nossa comunidade escolar. E neste ano mais ainda, pois, além da culminância do projeto trabalhado na Escola, o Festival serviu ainda como canal para a comemoração da conquista do Prêmio Gestão Escolar 2013 e para a despedida da gestão Oton e Vitória.
             Desta vez a animação ficou por conta das Bandas Tremaê e Pegada de Menino, ambas crias deste festival. “Fico muito feliz em ter oportunizado que vocês descobrissem seus talentos musicais a partir deste festival. Hoje vocês são cantores profissionais e isso nos orgulha muito”, disse o diretor Oton ao agradecer a homenagem que recebeu dos ex-alunos Silvanira e Adriano.
        Ainda segundo o diretor da Escola, o Festival além de ser uma forma de entretenimento é também um canal para que os alunos desabrochem e possam mostrar seus talentos artísticos, como é o caso dos alunos já citados e dessas duas bandas.