sábado, 27 de julho de 2013

ESCOLA REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS E RENOVA O SEU CONSELHO ESCOLAR

A nova formação do nosso Conselho Escolar
            Durante toda a manhã deste sábado, 27, a equipe gestora de nossa Escola promoveu o mini-curso "Fortalecendo o Conselho Escolar: para participar é preciso conhecer". A iniciativa de oferecer o mini-curso foi da própria equipe gestora, a exemplo do que foi feito há dois anos atrás quando realizou o  mesmo curso, pois diante da necessidade de renovar o Conselho Escolar de nossa instituição, já que o Conselho anterior já tinha cumprido os seus dois anos de mandato, de nada adiantaria formar um novo Conselho se as pessoas escolhidas não soubessem o que é um Conselho de Escola, para que serve e como ele  atua. "A ideia é que cada novo conselheiro fosse escolhido sabendo o que vai fazer e como poderá atuar e não apenas ter seu nome escrito num livro de atas para constar que o Conselho existe e nunca sequer se reunir", explicou o diretor.
              Para a realização do mini-curso, a equipe gestora convidou pessoas dos quatro segmentos que compõem a comunidade escolar: alunos, pais de alunos, professores e funcionários. A equipe gestora dividiu-se em três e cada um dos integrantes ficou designado para repassar o mini-curso a um dos segmentos. O segmento de alunos ficou com o Professor Oton, o de pais com a Professora Vitória e o de professores e funcionários com o Professor Zito.
              A equipe de formadores teve o cuidado de ministrar o mesmo conteúdo do curso simultaneamente com atividades e horários previamente estabelecidos. O cursistas das três turmas puderam, ao mesmo tempo, conhecer o que é um Conselho Escolar e discutir e apontar soluções sobre questões referentes à escola numa espécie de simulação de atuação do Conselho, bem como escolher, dentre os seus pares, quem deveria os representar na nova formação do colegiado.
               O fechamento do curso culminou com apresentação dos grupos numa grande plenária, que em seguida resultou na escolha da diretoria do novo Conselho, com mandato para 2013/2015. Ao final, um grande almoço foi servido às mais de oitenta pessoas presentes. "Foi um dia para ficar na história frente a gestão realmente democrática e participativa que fizemos nesses últimos quatro anos. Este será um dos nossos principais legados: a existência de um Conselho realmente formado como deve ser", destacou a vice-diretora Vitória Macedo.
                   Para conhecer quem são as pessoas que integram o novo Conselho Escolar da nossa instituição, eleitos hoje, clique na página CONSELHEIROS, no cabeçalho desde site, e confira os nomes dos novos integrantes e os da nova diretoria.

Alunos em dado momento da formação
Grupo de pais discute situação-problema
A vice Vitória com um dos grupos de pais
Professores discutem situação-problema
Alunos apresentando possíveis soluções
Pais apresentando possíveis soluções
Pais apresentando resultado do trabalho
Alunos apresentam seu trabalho na plenária
Pais apresentam seu trabalho na plenária
Professores apresentam seu trabalho na plenária
Pai Ivan Isidro, o novo presidente do CE
Josefa Mota (Nenê): a nova vive-presidente do CE
Professora Aparecida: a nova secretária do CE
Os novos conselheiros titulares
Todos se servindo no almoço
Almoço: momento de confraternização
Os seis representantes dos alunos

AULAS VOLTAM AO NORMAL NESTA SEGUNDA-FEIRA

       Após uma semana intempestiva, em que ficamos com 106 aulas descobertas devido a saída dos professores de horas suplementares e da redistribuição da carga-horária dos nossos professores que tinham 24 horas/aula e que, pela nova lei do piso, passam a ter somente 20 horas/aula, finalmente as aulas votarão ao normal nos próximos dias.
          De posse de uma tabela  que mostrava o "buraco" deixado na escola pelas 106 horas sem professor, o nosso diretor esteve em reunião com a chefe da 7ª Dired, Cátia Regina, que, estarrecida com a situação, autorizou a implantação imediata das horas suplementares dos professores que já tinham mais de 20h/a e das outras horas/aula que vinham sendo dadas por Oton, Vitória e Willy. "O caso da EETCS é emergencial. Vejo que lá não tem terceirização, pois os professores substitutos são da própria escola. Pode trazer o processo de reimplantação", nos assegurou ela.
          Com esta autorização, todas as aulas passam novamente a ter professores e os alunos não terão mais horários vagos a partir desta segunda-feira, 29 de julho.

terça-feira, 23 de julho de 2013

CONTINUAMOS COM 70 AULAS SEM PROFESSOR

           O problema deflagrado na semana passada com o cancelamento das horas suplementares pela SEEC ainda não foi solucionado e os alunos da nossa Escola continuam sem as 70 aulas suplementares que vinham tendo normalmente. 
              Nesta semana, os alunos da manhã estão sem aulas de Juliana (24 aulas), os da tarde sem as aulas de Oton e Willy ( 19 aulas) e os da noite sem aulas de Vitória, Willy e Oton (27 aulas). 
           A SEEC ainda não se posicionou sobre como o problema do corte das horas suplementares será solucionado e  enquanto isso, os alunos estão sendo prejudicados. 
           Para tentar amenizar o problema de horários vagos e de turmas ociosas no corredor da Escola, a direção da instituição elaborou um horário especial em que, a cada dia, uma turma estava sendo liberada . Inclusive um comunicado foi expedido aos pais dos alunos notificando sobre a liberação das turmas e do calendário especial de aulas.
           Na tarde desta terça-feria, depois de muitos protestos de alunos, professores e de pais, a direção da escola voltou atrás e decidiu manter o horário antigo, mesmo com a enxurrada de horários vagos que os alunos terão. Para se ter uma ideia, os alunos do 2º Eja , nesta quarta-feira, só terão o 1º horário, enquanto que os do 3º U só terão a 4ª aula. 

terça-feira, 16 de julho de 2013

MENINAS DE OURO: NOSSAS ATLETAS SÃO CAMPEÃS NO HANDEBOL


            Finalmente uma grande alegria neste dia tão controverso. É hora de pular, gritar, festejar, pois as nossas alunas foram campeãs na modalidade de handebol da etapa regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte - JERN's..
            Depois de uma campanha vitoriosa, na tarde desta terça-feira, 16, as nossas atletas se consagraram campeãs de handebol pela sexta vez consecutiva e chegam a marca inédita de serem hexa-campeãs dos JERN's nesta modalidade.
          O mérito pela vitória é das atletas, claro. Mas esse feliz resultado se deve ao trabalho incansável da Professora Socorro Porto que tem sido uma guerreira todos esses anos e, mesmo com todos as adversidades e entraves que enfrenta (falta de bolas, falta de espaço, morando em outra cidade) não tem poupado esforços para treinar as nossas meninas e fazer delas verdadeiras campeãs.
            O jogo final foi entre a equipe da nossa Escola e a da Escola Estadual Cosme Marques (Santa Cruz). As nossas atletas derrotaram as rivais com um placar invejável de 14 x 01. "As meninas que perderam ficaram revoltados e xingaram muito a gente, mas o que importa mesmo é que nós ganhamos", desabafou Ingrid Thaís, a goleira do time.
          À educadora Socorro Porto e às nossas meninas as nossas congratulações pela conquista e pelo feito inédito. Tenham certeza de que a nossa EETCS está muito orgulhosa de vocês.

As nossas hexa-campeãs

Um equipe que promete


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MANDA SUSPENDER AULAS SUPLEMENTARES E ALUNOS FICAM SEM PROFESSOR

       Uma deliberação da Secretaria Estadual de Educação revoltou os alunos do Ensino Médio e deu um nó no cumprimento dos horários em nossa Escola, nesta terça-feira, 16. A determinação da SEEC é que os processos de aulas suplementares sejam suspensos imediatamente, pois a validade das aulas que já haviam sido publicadas em abril havia inspirado no último dia 11 de junho.
       Ao todo em nossa Escola tínhamos 45 horas suplementares, que vinham sendo dadas pelos Professores Oton (17 aulas), Willy (18 aulas) e Vitória (10) aulas. 
         Com a suspensão das aulas, alunos de todas as turmas do Ensino Médio ficarão sem aulas de Português (3º A e B, 9º Tarde, 3º U, 1º EJA e 3º EJA), de Espanhol (1º A, B, U e 1º EJA, e 2º A, B e U) e de Inglês (todas as turmas da noite), justamente as turmas que estavam sendo cobertas com as suplementares.
           A decisão da SEEC pegou toda a equipe da escola de surpresa, principalmente num momento em que todo o quadro de professores estava preenchido e os alunos vinham tendo todas as aulas normalmente.
           Uma vez buscando uma alternativa para o problema junto à 7ª Dired, o nosso diretor foi informado de que esta foi uma decisão da Secretaria e que nos cabe apenas cumprir. O jeito é esperar a SEEC se posicionar sobre como os diretores vão proceder para resolverem o problema dessas turmas/disciplinas agora sem professor.
          Até lá os alunos dessas turmas/disciplinas ficarão ociosos e a escola cheia de horários vagos, o que é uma pena, principalmente para os alunos dos 3º anos que estavam se preparando para o Enem e agora ficam sem professor de Português, além do prejuízo também para os alunos de outras turmas.

Turmas sem professor: alunos liberados
        
           

terça-feira, 9 de julho de 2013

SEMANA DE PROVAS ACONTECE SEM PROBLEMAS

        Desde esta segunda, 08, alunos de todas as turmas de nossa instituição estão realizando as avaliações da maioria das disciplinas do currículo, referentes ao 2º bimestre
       A iniciativa faz parte do processo de avaliação unificado adotado pela escola e corresponde a apenas uma das ferramentas de avaliação para aferição das médias dos alunos a cada bimestre. "A Semana de Provas é uma forma de prepararmos os nossos alunos para a vida lá fora. Ao sair daqui eles farão diversas provas em suas trajetórias de vida: Enem, concursos e precisam estar familiarizados com este tipo de processo de seleção", explicou o Coordenadora Pedagógico, Zito Lima.
       Durante toda a semana os alunos não vão deixar de ter aulas, pois as provas só acontecem nos últimos horários, após o intervalo. O bom disso é que os professores utilizam as aulas iniciais para revisar questões e conteúdos com os alunos.
      Nesta quinta-feira, 11, apesar da paralisação nacional prevista, os professores, preocupados em não quebrar o calendário de avaliações previsto, acordaram não aderir à parada. Assim, as provas previstas para este dia acontecerão normalmente.

Confira abaixo o calendários de provas da semana:

CALENDÁRIO DE PROVAS – 2º BIMESTRE  
ENSINO FUNDAMENTAL – 6º AO 9º ANO

QUARTA 10/07
QUINTA 11/07
SEXTA 12/07
Português
Matemática
Inglês
Geografia
História
Ciências
-
-
Educação Física

ENSINO MÉDIO – 1ª AO 3º ANO – NORMAL E EJA


SEGUNDA 08/07
TERÇA 09/07
QUARTA 10/07
QUINTA 11/07
SEXTA 12/07
Biologia
Química
Física
Matemática
Português
Inglês
História
Geografia
Filosofia
Sociologia
EducaçãoFísica
-
Literatura
-
Espanhol

sábado, 6 de julho de 2013

NOSSOS ATLETAS SE PREPARAM PARA OS JERN'S 2013

       
  Já está tudo pronto para a corrida dos nossos atletas em busca de títulos medalhas e troféus na etapa regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte - JERN'S que tem início neste sábado, 06/07, em Santa Cruz.
          A ansiedade dos nossos meninos e meninas é muito grande, e já neste domingo teremos alunos nossos estreando no Ginásio de Esportes daquela cidade.
          Em nossa Escola os responsáveis pela inscrição, treinamento, condução e orientação dos nossos atletas para os JERN'S  são os Professores de Educação Física: Socorro Porto e Claudjan Santos, que se revesam  nos treinamentos e estão com os alunos em todas as competições.
          Para este ano foram inscritas apenas modalidades coletivas como: futsal masculino (mirim, infantil e juvenil), handebol feminino (infantil) e capoeira. Assim, ao todo temos cinco equipes competindo nos JERN'S, o que dá um total de cerca de 50 atletas.
          A preocupação da direção da escola no momento é como esses atletas serão conduzidos a Santa Cruz para participarem dos jogos. "Como somos uma escola estadual não temos recursos para pagar transporte para esses alunos irem até a sede dos jogos. Nos restou apenas encaminhar um ofício ao Senhor Secretário de Esportes, Gilberto Silva, solicitando articulação junto à Prefeitura Municipal para que disponibilize os ônibus escolares para conduzir os nossos alunos, já que a SEEC tem parceria com os Municípios no que se refere ao transporte escolar", explicou o diretor.
         Uma vez sendo campeões da etapa regional, os atletas vencedores se classificam para a etapa estadual que acontecerá em Natal, no mês de outubro.
              Confira tabela da primeira fase dos JERN'S - Etapa Regional - 2013.

DATA
HORÁRIO
LOCAL
CATEGORIA
07/07/2013
14h30
Ginásio
Futsal Infantil
08/07/2013
08h40
Ginásio
Futsal Mirim
08/07/2013
18h35
Ginásio
Futsal Juvenil
10/07/2013
08h45
Ginásio
Futsal Mirim
10/07/2013
18h05
Ginásio
Futsal Juvenil
11/07/2013
07h35
Ginásio
Futsal Mirim
11/07/2013
09h55
Ginásio
Futsal Infantil
12/07/2013
09h55
Ginásio
Futsal Mirim
12/07/2013
13h35
Ginásio
Futsal Juvenil
15/07/2013
15h
Ginásio
Handebol Infantil
15/07/2013
15h
Ginásio
Handebol Infantil

A tabela da competição de capoeira ainda não foi disponibilizada pela organização dos JERN'S

PROFESSOR GOROROBA DESENVOLVE PROJETOS DE LEITURA COM OS SEUS ALUNOS

     Desde o início do 2º bimestre, o Professor de Português Luciano Luna Gororoba, que atua nas turmas dos 6º A e B, 8º A e B e 9º ano da manhã, vem desenvolvendo com os seus alunos projetos de fomento e incentivo ao hábito de ler. 
     As turmas escolhidas pelo professor Gororoba foram os 8º anos e o 9º, com as quais vem trabalhando projetos distintos.
    Nos 8º anos A e B o Projeto chama-se "Jovens Talentos" que tem como objetivo central trabalhar a linguagem sobre as suas mais diferentes formas. "O Projeto consiste em que os alunos percebam a comunicação sobre os mais diferentes aspectos, para tanto desenvolvem trabalhos em diferentes áreas de expressão da linguagem, como: desenho, música, dança, internet e literatura. Depois os socializa", explica o professor.
     Na metodologia desse projeto o aluno escolhe um tema dentro de cada área e realiza um trabalho escrito que posteriormente é apresentado aos demais colegas de sala. Dessa forma cada aluno lê e escreve sobre aquilo que mais gosta e interage com o conteúdo da disciplina e o seu cotidiano.
J    Já na turma do 9º ano, Gororoba vem trabalhando o Projeto "Grandes Clássicos" no qual privilegia a leitura e a socialização dos clássicos da literatura brasileira. De acordo com o professor, o objetivo neste atividade é incentivar o gosto pela leitura e apresentar aos alunos a experiência de se ler e compartilhar textos. Nessa perspectiva, os alunos foram divididos em grupos e estão lendo clássicos como: O Cortiço (Aluísio de Azevedo), Inocência (Visconde de Taunay), Helena e Esaú e Jacó (Machado de Assis), Menino de Engenho (José Lins do Rego), Encarnação, Senhora, O Guarani, Diva e Ubirajara (José de Alencar) e A Escrava Isaura (Bernardo Guimarães). 
     Após a leitura dos clássicos, os alunos deverão socializar o que leram e apreenderam com os demais colegas de sala, através de seminários.
     A realização de projetos como esses estão contemplados no nosso Plano de Metas Educacionais para 2013  e colocam os nossos alunos em sintonia com o universo da leitura e da produção de textos. Parabenizamos o Professor Luciano pela ideia e iniciativa.











quarta-feira, 3 de julho de 2013

PARLAMENTO JOVEM 2013 TEM CANDIDATO DO TEREZINHA


Vinícius, o nosso candidato 2013
       Pelo quarto ano consecutivo, alunos da nossa instituição se inscreveram e participaram da seletiva para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro. Em nossa Escola o projeto é orientado pelo Professor Oton Mário e os alunos interessados tem que produzir um Projeto de Lei que, após ser selecionado por uma equipe da escola, é enviado para a seletiva estadual, que por sua vez escolhe os cinco melhores Projetos do Estado e os envia para a seleção nacional, em Brasília.
         Do Rio Grande do Norte apenas um aluno é selecionado para participar do Parlamento Jovem  Brasileiro a cada ano, pois a proporção de alunos selecionados é baseada no número de Deputados Federais de cada Estado da Federação. Como nossa bancada é pequena, só comporta um representante.
        Em 2010 o nosso aluno Wanderson Teixeira foi o grande vencedor do processo seletivo e representou o nosso Estado em Brasília naquele ano, assumindo o cargo de Parlamentar Jovem do RN.
          Este ano, na etapa escolar o vencedor foi o aluno Vinícius Mandú, do 3º ano "B", que elaborou um Projeto de Lei que institui a obrigatoriedade aos produtores rurais da agricultura familiar de só comercializarem,  para os Programas PAA e PNAE,  produtos produzidos organicamente.
      . De acordo com a coordenadora estadual do PJB, Véra Reis, o Projeto de Lei de Vinícius ficou classificado em 1º lugar na etapa estadual e já foi enviado para a seletiva nacional, em Brasília. "Todos ficamos muito encantados com o projeto do aluno da Terezinha Carolino. Ele saiu daqui em primeiro lugar e tem tudo para ser o grande vencedor", disse ela.
          A torcida em nossa Escola é grande para que o favoritismo de Vinícius se confirme.           

MENSAGENS RECEBIDAS PELA CONQUISTA
Diretor Oton, 
Abaixo enviamos a mensagem da SUEM/RN, apresentando os classificados do JOVEM PARLAMENTAR RN 2013. Por isso, com muito orgulho, parabenizamos Vossa Senhoria e equipe por mais essa importante conquista, uma vez que o jovem Vinícius da Costa está entre os classificados!

Cordialmente,
Cátia Regina de Pontes Confessor
Diretora - 7ª DIRED - Santa Cruz/RN

MENSAGEM DA SUEM:


       A Subcoordenadoria de Ensino Médio- SUEM, responsável por divulgar, orientar e selecionar os Projetos de Lei como critério de seleção para a Décima Edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro-2013 agradece a todas as DIRED que se fizeram representar numa verdadeira demonstração de implementação de uma educação cidadã.
         Uma banca examinadora com representação da CORE, e SUEM ,selecionou,dentre 12,os 05 Projetos de Lei que serão enviados ao CONSED e posteriormente à Câmara de Deputados para análise  final e indicação do JOVEM PARLAMENTAR RN 2013.
   Assim, apresentamos e parabenizamos às DIRED e os nossos candidatos 2013:
2ªDIRED_E.E.ELIAH MAIA DO REGO__FRANCISCO CLEZIMAR DE OLIVEIRA JUNIOR
4ªDIRED_E.E MAURICIO fREIRE__RÔMULO MATHEUS SDANTA ROSA FERREIRA
7ªDIRED_E.E.PROFª TEREZINHA CAROLINO DE SOUZA__VINICIUS DA COSTA MANDÚ
12ªDIRED_E.E.AIDA RAMALHO CORTEZ PEREIRA_LARISSA LIMA SILVÉRIO
Colégio JELM: PEDRO LUCAS  PAULINO TÔRRES

 Nossos votos de parabéns ao trabalho das Diretorias Regionais de Educação, às escolas e aos Jovens candidatos a Jovem Parlamentar do estado do Rio Gran de do Norte empoderados na visão de cidadãos crítico-reflexivos que propuseram soluções para os problemas dos seus municipios, estado e país.

Nosso grande cadidato