terça-feira, 26 de março de 2013

MAIS UM 2º LUGAR COM GOSTO DE 1º: THALYA É VICE-CAMPEÃ DO MISS TEEN UNIVERSE - ETAPA ESTADUAL

          Foi ontem o grande dia em que nossa aluna do 2º ano "B", Thalya Gomes, participou da etapa estadual do Miss Teen Universe representando o nosso Município. Semanas atrás já tínhamos publicado um matéria sobre a nossa satisfação em termos uma aluna de nossa Escola fazendo parte desse concurso.
          Na noite desta segunda, 25, assessorada pelo professor e empresário Robson Gomes, Thalya esteve no mais alto escalão da beleza jovem norte-riograndense. Ao lado de 40 meninas de todo o Estado do RN, a nossa bela Rainha do Caju 2013 representou magistralmente a nossa Jaçanã no concurso disputando com candidatas de municípios que já tem tradição de participar de concursos tão importantes como este.
          Esta foi a primeira vez que uma menina de Jaçanã participou de um evento de miss tão grande e importante em nível nacional. Acompanhada de uma torcida pequena, mas muito animada, Thalya contou com a presença de uma plateia formada por amigos, pela Primeira Dama Geovânia Gomes e pelo blogueiro Luís Lopes que gritavam seu nome a cada aparição sua. "Quando foi anunciar as cinco finalistas o locutor chamou primeiro o nome de Thalya. Eu quase morri de tanta emoção, pois entre tantas concorrentes de cidades renomadas, eu não achei que pudéssemos estar entre as cinco", contou Luiz Lopes.
             Pela sua larga experiência com concursos de miss, o empresário Robson Guedes poupou a modéstia e  ao bater o olho em todas as candidatas já afirmou que Thalya certamente estaria entre as três finalistas da noite. Olho realmente clínico o de Robson Guedes, pois nossa Thalya ficou realmente entre as três meninas mais belas do RN, arrebatando o 2º lugar do concurso e perdendo o título apenas para a menina de Jucurutu que venceu a etapa estadual e representará o RN na etapa nacional em Campo Grande-MS.
             Enquanto Escola estamos muito felizes, pois este foi apenas mais um degrau que a nossa bela jovem galgou em sua vida. Considerando a sua trajetória de modelo, o 2º lugar de Thalya tem mesmo gosto e sabor de campeã. Parabéns menina de ouro!




segunda-feira, 25 de março de 2013

PASTORIL E CAPOEIRA DÃO SHOW NO FESTIVAL CULTURAL

Borboletas tão pequeninas
       Em comemoração aos 50 anos de Emancipação Política de nosso Município, a Secretaria Municipal de Educação organizou uma mostra cultural envolvendo apresentações de todas as escolas municipais e estaduais de nossa cidade.
      Durante o planejamento do evento, ficou decidido que cada escola levaria duas apresentações culturais. Sendo assim, a nossa escola levou para o evento uma apresentação de pastoril e outra de capoeira, representando a expressão da dança e das artes marciais em nossa localidade.
     O nosso pastoril foi a décima apresentação a abrilhantar o show e encantou a todos os presentes com o figurino das pastoras e com o desenho coreógrafo produzido por Weldes Bandeira. Tão surpreendente e emocionante quanto o pastoril, foi o show de saltos protagonizado pelos ex-alunos alunos Alex, Marcus e Josigleison na demonstração de capoeira e maculelê apresentada. Sendo eles a última apresentação do dia, contaram com pouco público, mas deram um show no tablado e levantaram suspiros e aplausos fervorosos de quem os assistiu.
     As duas apresentações de nossa Escola fizeram bonito na mostra cultural e mais uma vez mostraram a força e a garra dos artistas de nossa instituição. Um show de encantar os olhos e encantar os corações mais insensíveis.

Nosso grupo de pastoril
Cordão azul se apresentando
Pastoral em evolução
Alex: capoeirista
Em passos do maculelê
Cumprimentos de capoeira

PROFESSORES E ALUNOS DE NOSSA ESCOLA RECEBEM A COMENDA FLORES DE OURO

             O trabalho realizado pela gestão da nossa Escola no ano passado ainda vem rendendo bons frutos e suscitando o reconhecimento e homenagens do público de nossa cidade. Na tarde deste sábado, 23, no II Festbanfar, uma equipe de nossa Escola formada pelo nosso diretor Oton Mário, pela Professora  Aparecida Pontes e pelos alunos Ismael Romão e Gildson Araújo receberam, em ato solene, cada um, a Comenda "Flores de Ouro" pelos relevantes trabalhos realizados em prol da elevação da educação em nosso Município nos últimos anos.
           O professor Oton recebeu a comenda por todas as conquistas conquistas pela EETCS nesses seus últimos anos a frente da gestão da instituição. A professora Aparecida Pontes foi condecorada por sua participação no Programa Missão Pedagógica no Parlamento e por ter sido semifinalista na Olimpíada de Língua Portuguesa no ano de 2010. Já os alunos Ismael e Gildson receberam as homenagens por terem se destacado internacionalmente  representando o nosso Estado no Parlamento Jovem do Mercosul e no Programa Jovens Embaixadores, respectivamente. 
           As comendas foram entregues pelo Prefeito Esdras Farias e pelo vice Dida, que parabenizaram muito os homenageados pelo trabalho realizado e pelas conquistas alcançadas, que consequentemente engrandecem e elevam o nome de nossa Jaçanã país a fora.

Prefeito Esdras entrega a comenda a nosso diretor
Professora Aparecida recebendo sua comenda
Ismael Romão sendo homenageado pelo vice-prefeito Dida
Gildson recebendo a sua comenda
Professor Oton agradece em nome de todos


segunda-feira, 18 de março de 2013

ALUNOS DE NOSSA ESCOLA VISITAM O MEMORIAL DOS FORTUNATOS

     Em comoração ao cinquentenário de nossa cidade, a Família Fortunatos abriu o Casão, que     e eles mesmos transformaram em memorial, à visitação pública e, nesta segunda-feira, 18, foi a vez de os alunos de nossa Escola conhecerem o espaço.
    Em dois momentos do dia, alunos dos turnos matutino e vespertino tiveram a oportunidade de conhecer de perto a casa mais antiga de Jaçanã (ainda de pé) e se encantaram com a arquitetura do local e o acervo fotográfico em exposição ali existente. Além das dezenas de fotografias que recontam a história de fundação do nosso município e o legado da Família Fortunato para a cidade, os alunos ainda puderam conhecer objetos antigos como panelas de barro, alguidares e arupembas e também motor que gerou a eletricidade para a cidade nos anos 60.
     Pela manhã, os professores que tinham aula na segunda-feira conduziram os alunos até o Memorial, sendo duas turmas por vez, de modo que todas as turmas pudessem conhecer e visitar o espaço. No período da tarde a sistemática foi a mesma: primeiro foram as turmas dos 3º anos e em seguida as demais, que fizeram o mesmo percurso numa caminhada da Escola até o Memorial.
      Mais que uma aula-passeio, a ida ao Memorial oportunizou aos nossos alunos conhecerem um pouco mais sobre a história de nosso Município e o reencontro com as histórias de pessoas que lhes são tão próximas, como a do Poeta Flávio Dantas, ex-diretor e professor em nossa Escola. "Eu achei tudo maravilhoso. Fiquei encantada com as fotografias, mas o que mais me chamou a atenção foi o pilão de madeira. Imagino os antepassados usando aquele instrumento", contou Rossana Yandria, do 9º ano manhã.
       Já para Rafael Dantas, do 3º ano "A" , o passeio ao Museu foi uma forma de redescobrir a nossa Cidade e de agradecer a todos os Fortunatos pela iniciativa em manter a história local e deles viva.















segunda-feira, 11 de março de 2013

DIA DA MULHER É TRABALHADO COM ALUNOS DE TODAS AS TURMAS

           Numa escola que tem nome de mulher, o dia 08 de março - Dia Internacional da Mulher - não poderia passar em branco. Durante toda a semana passada professores de várias disciplinas trabalharam a temática e a importância desse dia em todas as turmas do Ensino Fundamental e do Médio, dando ênfase às conquistas femininas nas últimas décadas e ao combate à violência contra a mulher.
          O trabalho desenvolvido pelas Professoras Jacilda Macedo, Fátima Santos e Aparecida Medeiros resultou na elaboração de cartazes temáticos produzidos pelos próprios alunos que foram expostos e decoraram o nosso rol de entrada.
           Mais que trabalhar a importância da mulher no mundo contemporâneo, o trabalho das professoras fomenta ações de cidadania e busca a igualdade de gêneros. Recado dado às novas e futuras gerações.




quinta-feira, 7 de março de 2013

BOMBA HIDRÁULICA DA ESCOLA É ROUBADA

      Se não bastasse o sufoco que enfrentamos em nossa Escola pela constante falta d'água da Caern, na noite desta segunda-feira, 04/03, ladrões arrobaram a tampa do cacimbão quer fica atrás da sala 1 e roubaram a bomba hidráulica que jogava água, ainda que salobra, para as duas caixas d´'água que possuímos.
      Os meliantes certamente pularam o muro da Escola, que não tem vigia, e arrombaram o cadeado e a corrente que prendia a tampa do poço. Em seguida puxaram a bomba pela corda que a suspendia, cortaram os fios elétricos e foram embora.
     A bomba era dessas grandes que fica fora da água e tem uma potência dez vezes maior que um bomba comum. O objeto foi doado à Escola pela SEEC/RN, na época em que a nossa instituição passou por uma grande reforma, ainda em 2005.
     Já bem desgastada, a bomba constantemente dava defeitos e a mandávamos sempre a técnicos para que fossem m realizados consertos e reparos. Ainda neste mês de fevereiro gastamos R$ 200,00 com ela para deixá-la em pleno funcionamento para o início do ano letivo."É um pena que tenhamos novamente sido alvos de ladrões. Só nos resta amargar mais esse prejuízo. Até que possamos comprar outra a Escola ficará desabastecida, contando apenas com a água da cisterna nova que, felizmente, vem recebendo água da Caern semanalmente", contou o diretor.