terça-feira, 30 de outubro de 2012

ALUNOS DO 2º EJA FAZEM FESTA PARA A PROFESSORA LAYZE

       Nesta última segunda-feira à noite, os alunos do 2º ano da EJA realizaram uma festinha de despedida para a Professora de Língua Portuguesa, Layze Danyelle, que está deixando a nossa Escola neste final de mês.
        Layze é professora contratada por meio de um contrato temporárioo que havia sido prorrogado até o final deste mês. De acordo com a SEEC/REN os professores de contratos temporários não poderiam mais ter os seus contratos renovados e por isso a sua recisão.
       A Professora deixa a Escola num momento muito inoportuno, pois estamos há um mês e meio para o fim do ano letivo e todas as suas turmas do turno da noite ficarão sem professor de Português. "Estamos muito tirstes por perder a Professora Layze de quem gostamos muito. Mas se é assim que tem que ser, vamos fazer o quê ?, desabafou a aluna Edilma Ferreira.
        Na festinha, a Professora Layze ficou muito emocionada e foi às lágrimas. As alunas também não aguentaram e tambérm caíram em pranto. No final, entregaram cartazes que haviam produzido para a docente, além de lembrancinhas e comes e bebes que havia preparado.
          A Escola ainda está estudando como fará para substituir a professora.

domingo, 28 de outubro de 2012

ALUNOS LOTAM PÁTIO INTERNO PARA AULÃO DO PVS

          Durante todo o dia desde domingo, 28, alunos concluintes dos três 3º anos de nossa Escola, juntamente com ex-alunos e alunos de outras cidades lotaram o pátio interno de nossa instituição para participarem do Aulão do Programa Vestibular Solidário da UFCG -  Campus Cuité.
          O coordenador Luciano Martins e demais professores do PVS chegaram em nossa Escola às 7h30 e já às 8h estavam recebendo os alunos, fazendo cadastramento e entregando o material didático aos que vinham chegando. As aulas tiveram início às 9h e se estenderam durante todo o dia, com um intervalo para almoço.
         No Aulão, os mais de 80 alunos presentes puderam receber dicas de como fazer uma boa prova no ENEM e também revisar conteúdos de todas as áreas do conhecimento cobradas no certame.

Professores entregam o material aos alunos
Alunos assistem às aulas
Alunos lotam o pátio
Parte da equipe de professores

PROFESSOR ROBSON REALIZA FESTA COMO CULMINÂNCIA DE PROJETO

Professor Robson e as alunas Dayane e Thalya
        O Professor de Inglês do turno vespertino, Robson Guedes, realizou na noite deste dia 27 a culminância do Projeto "Halloween, conhecer para compreender" desenvolvido por ele em todas as turmas em que leciona. 
        Durante todo o mês de outubro o Professor trabalhou com os seus alunos aspectos da cultura do Halloween, que se configura como um dos principais expoentes da cultura dos países de língua inglesa.
         De acordo com Robson, o maior objetivo do Projeto era desmitificar essa ideia de que o Halloween é uma festa satânica e fazer o alunos perceberem e compreenderem a pluralidade cultural do mundo globalizado, associando a nossa cultura às culturas de outros países. "O Halloween nada mais é uma grande festa como é o nosso Carnaval aqui no Brasil. Para os povos que o comemoram há toda uma tradição e uma simbologia. E isso precisa ser entendido e respeitado", comentou o professor.
          A culminância do projeto se deu com a realização de uma grande festa de Halloween organizada no pátio interno da Escola pelo professor e seus alunos. Participaram do evento alunos de todas as turmas envolvidas e convidados, além dos Professores Willy, Claudjan e Oton.
          A festa foi à fantasia e muito gente estava vestida a caráter ou com roupas pretas. A animação ficou por conta do DJ Renato Alex e da Banda Tremaê que agitou os presentes até à meia noite. Ainda enfatizando a cultura inglesa, o evento contou também com shows performáticos de drags-queens locais, ex-alunas da Escola.

Pepa e o DJ Renato Alex
Alunas do 3º A presentes no evento
A drag Thaysla, Dallyne, Willy e Carlinhos
Banda Tremaê

TIME DE NOSSA ESCOLA VENCE A COPINHA DA SERRA

                 A final do torneio de futsal para crianças com idade entre 07 e 12 anos, a Copinha da Serra, idealizado pela FM Flores em comemoração ao Dia da Criança, mexeu com os ânimos dos nossos atletas mirins.
                 Na noite deste dia 28, o time de nossa escola foi o grande campeão da competição, batendo o da EMACC num placar de 9 x 5.
João Victor, do 6º  ano "A", foi o grande artilheiro da noite, emplacando a marca de quatro gol só nesta final. 
                  Treinados pelo Professor de Educação Física, Claudjan Santos, os meninos do Terezinha deram um show de arte futebolística. Além do Professor Claudjan, o nosso diretor Oton Mário também se fez presente na final e vibrou muito com título conquistado pelos nossos garotos.Uma galera de alunos da Escola também estava lá torcendo, entre eles o Deputado Jovem Ismael Romão.

Atletas e,o Professor Claudjan
Atletas e o diretor Oton
Torcida da Escola
Momento da premiação


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SEEC ENVIA NOTA PARABENIZANDO PELA APROVAÇÃO DE GILDSON

Prezado Gestor da Escola Estadual Terezinha Carolino de Souza (Jaçanã)
Oton Mário de Araújo Costa

Boa tarde!

  A Subcoordenadoria de Ensino Médio-SUEM, ressalta a importância da participação dos jovens em processos seletivos que valorizem competências e habilidades desenvolvidas.
  O Programa Jovens Embaixadores, uma parceria SEEC-CONSED e Embaixada dos Estados Unidos, teve um aumento significativo no número de inscrições. Este ano 167 candidatos procuraram esta instituição e fizeram sua inscrição on-line. Após análise criteriosa da documentação exigida, 12 foram considerados aptos a  fazerem o exame escrito, 9 estudantes passaram para a fase de exame oral e cinco receberam a visita para levantamento socioeconômico.
   Ao final, a Subcoordenadoria de Ensino Médio-SUEM encaminhou para a Embaixada dos Estados Unidos, o material de quatro finalistas, sendo 03 (três)  representantes do Instituto Federal de Educação  e 01(um ) de Escola Pública Estadual.
   Hoje, é com imenso prazer que  anunciamos e parabenizamos a DIRED , o gestor, o professor orientador,  a família pelo empenho em uma orientação saudável, e em especial  ao representante do ensino médio que viajará aos Estados Unidos como Jovem Embaixador do Rio Grande do Norte: o estudante desta Escola Estadual Terezinha Carolino  do Município, de Jaçanã , 7ª DIRED , José Gildson Araújo  (3º ano "U").


   Cordial Abraço,

Maria Aliete Cavalcante Bormann
Subcoordenadoria de Ensino Médio

APÓS PROTESTO, TÉCNICOS DA CAERN VÊM À ESCOLA

            Ontem, enquanto professores e alunos faziam um protesto em frente ao escritório local da CAERN, o nosso diretor Oton Mário esteve mais uma vez na Secretaria Estadual de Educação, onde entregou pessoalmente mais um ofício naquele órgão pedindo enfim a regularidade do abastecimento d´'água em nossa Escola. 
          Ao passar em Santa Cruz, deixou também protocolado no Fórum daquela cidade um ofício destinado ao Ministério Público com cópias de todas os ofícios que já haviam sido enviados anteriormente à SEEC e à CAERN pedindo providências quando ao abastecimento de água.
           As ações repercutiram bem, tanto que foi notícia do Programa Balanço Geral, da TV Tropical. 
          Hoje, técnicos da companhia estiveram em nossa Escola para resolver o problema. No fim da tarde a água voltou às torneira da instituição, mas ainda na torneira baixa. "Enchemos todos os reservatórios térreos e garantimos água pelo menos para o funcionamento das aulas nesta sexta-feira, 26/10", adiantou o diretor.
           Os técnicos ficaram de voltar na escola amanhã para fazerem um nova ligação e resolver enfim o problema d'água que tanto tem nos prejudicado.

BLOG LOCAL DESTACA PROTESTO CONTRA A CAERN


ALUNOS E PROFESSORES DA E.E TEREZINHA REALIZAM PROTESTO EM FRENTE AO ESCRITÓRIO DA CAERN DE JAÇANÃ

PUBLICADO POR: NOTÍCIAS DA SERRA

24/10/2012

Por: Bruno Medeiros do Blog Notícia da Serra

      A Escola Estadual Professora Terezinha Carolina de Souza desde ontem (Terça-Feira) vem sendo prejudicado com a falta de água, a tal ponto que as aulas nos turnos da tarde e noite foram cancelados e o da manhã só durou até o intervalo, hoje as aulas na escola será até o intervalo nos três turnos devido a vice diretora da escola ter comprado um caminhão de água que só servirá para hoje e amanhã na Quinta-Feira não terá aula em nenhum turno e tudo isso por causa da falta de água na instituição causada pela CAERN que nós últimos dias está com fornecimento de água interrompido e irregular para Jaçanã
       Hoje pela manhã às 09:30 h alunos, professores e alguns país de alunos da E.E Terezinha, realizaram um protesto em frente ao escritório local da CAERN de Jaçanã, onde todos gritavam o grito de guerra "Queremos água" e alguns alunos seguravam cartazes mostrando a indignação como a Escola Estadual Terezinha vem sedo tratada.
Para a surpresa dos manifestantes o Escritório da CAERN estava trancado sem nenhum funcionário da empresa em pleno horário de trabalho.












APROVAÇÃO DE GILDSON REPERCUTE NA IMPRENSA REGIONAL

            A conquista do nosso aluno Gildson Araújo por ter vencido o Jovem Embaixador 2013, tem sido destaque em importantes veículos de comunicação da  imprensa norte-riograndense e paraibana. Dezenas de blogs e rádios regionais deram cobertura a sua aprovação. Alguns até com grande entusiasmo e tecendo elogios ao feito do estudante.
            O jornal Diário de Natal, em sua versão on-line destacou um link inteiro para noticiar o feito do garoto simples do interior. Já os blogs locais escancararam o orgulho de termos mais um jaçanãnense brilhando no cenário internacional.
As redes sociais também não deixaram barato. Links foram compartilhados no facebook e dezenas de pessoas teceram bons comentários e curtiram a notícia. É o sucesso dos alunos da Escola Terezinha Carolino ganhando notoriedade mundo a fora.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

GILDSON ARAÚJO VENCE O CONCURSO JOVEM EMBAIXADOR

Gildson: o nosso campeão
         Nesta dia 23/10 tivemos a grata surpresa ao sermos informados de que o nosso candidato ao Programa Jovem Embaixador 2013, Gildson Araújo, do 3º ano "U" foi o grande vencedor da etapa seletiva do Rio Grande do Norte.
         Aqui no RN, Gildson concorreu à uma única vaga com mais de dez estudantes, sendo ele o único de escola pública estadual. Os seus concorrentes eram todos de institutos federais.     Nosso candidato passou por várias etapas até chegar á final. Entre elas passou por um rigoroso teste oral em língua inglesa e análise sócio-econômica de sua vida.
        Os avaliadores do programa estiveram em sua residência no mês passado conhecendo sua família e a sua realidade e ficaram encantados com a fluência que Gilson tem em se expressar em inglês.
         Agora vitorioso, nosso aluno será o segundo de nossa escola a nos representar internacionalmente, já que em janeiro estará indo aos Etados Unidos para vivenciar um intercâmbio com mais 36 jovens brasileiros, com todas as suas despesas pagas pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Lá na América, ele visitará diversas cidades e escolas americanas e desenvolverá projetos voluntários
         O Programa Jovem Embaixador está sem sua 11ª edição e este ano teve 16,5 mil candidatos inscritos em todo o Brasil. Imagine só! Entre quase 17 mil candidatos o nosso Gildson foi um dos vencedores.

DIRETOR LIBERA AS AULAS POR FALTA D' ÁGUA

          Nesta terça-feira, 23, o turno da tarde teve todas as aulas liberadas devido a constante falta d'água que a nossa escola vem sofrendo. De acordo com a direção da escola, há mais de um ano a água da CAERN não chega regularmente a nossa escola. Quando chega é numa torneira baixa que mal consegue encher duas caixas que ficam no chão, cuja água só é usada para beber e cozinhar. Só houve aulas pela manhã porque a vice-diretora, Vitória Macedo, patrocinou uma carrada d'água.
          Há mais de 15 dias a escola está sem água potável. A água para serviços de limpeza estava vindo de um poço que fica na própria escola, cuja água é salobra e não serve para o consumo humano. O problema é que o poço está secando e a bomba de sucção não tem suportado o volume de uso, tendo quebrado constantemente.
         O problema já foi levado ao conhecimento dos pais dos alunos na última reunião, que sugeriram a construção de uma cisterna que também esbarra na falta de recursos financeiros para isso. O escritório local da CAERN já foi acionado inúmeras vezes. Dezenas de ofícios também já foram encaminhados à SEEC, a CAERN e à DIRED, mas o problema ainda não foi solucionado. "Até hoje cedo estávamos comprando água doce com dinheirto do nosso próprio bolso e essa é uma situação insustentável. Não temos mais o que fazer. Se o abastecimento da CAERN não for reestabelecido, iremos fechar a escola, pois não temos mais para onde recorrer", desabafou o diretor Oton Mário.
         No fim da tarde o técnico em eletrônica Itamar Barbosa esteve na escola mais uma vez para consertar a bomba do cacimbão, mas adiantou que esta é uma ação paliativa. "O cacimbão está com pouca água e a bomba não vai suportar outra vez", disse ele. Ademais a água do camcimbão não serve para o cosumo e, assim, o problema continua.

PROFESSORA JAÇANAN DESENVOLVE PROJETO DE ARTES COM ALUNOS DOS 3º ANOS

            Nesta quinta-feira, 18, a Professora Jaçanan Teles, que além de Língua Portuguesa, também leciona Artes nas turmas de 3º ano do vespertino, realizou com seus alunos uma exposição no rol de entrada da nossa escola sobre a pintora modernista Tarsila do Amaral.
           Durante todo o 3º bimestre a professora trabalhou com os seus alunos conteúdos referentes a Semana de Artes Moderna de 1922. Na ocasião, chamou a atenção dos alunos para as obras inovadoreas de Tarsila do Amaral e desenvolveu com alunos doas dois 3º anos o Projeto "Re-vivendo Tarsila", cujo objetivo era que os alunos ao final do projeto reproduzissem re-leituras das obras desta importante artista plástica brasileira.
           Os trabalhos foram tão bons que a professora resolveu montar um exposição para mostrar a comunidade escolar a qualidade de tudo o que foi produzido. Na exposição, uma equipe de professores avaliou e escolheu os três melhores quadros que deverão ser reproduzidos pelos alunos pintores nos muros externos da escola. "Estou muito realizada com este trabalho. Eu não imaginava que os meus alunbos poderiam ir tão longe e me surpreender tanto", contou emocionada Jaçanan.
           Todos na escola também ficaram encantados com os tarbalhos expostos e não pouparam elogios aos alunos e a professora Jaçanan Teles pela coordenação e iniciativa.





sábado, 20 de outubro de 2012

CIENTEC/UFRN: ESTAREMOS LÁ MAIS UMA VEZ

         No período de 23 a 27 de outubro a UFRN estará realizando a sua XVIII CIENTEC (Feira de Ciências e Humanidades daquela universidade) no Campus Central, em Natal, com uma vasta programação cultural.
          Paralelamente à CIENTEC e dentro da sua própria estrutura, a Secretaria de Educação e Cultura do nosso Estado realiza a Mostra Científica RNCiência, que visa divulgar o que as nossas escolas estaduais tem desenvolvido no campo da pesquisa científica junto aos seus alunos e professores. Neste ano de 2012 a RNCiênciacompleta a sua terceira participação na CIENTEC e nós da Escola Terezinha Carolino vamos representar a nossa Escola e a nossa Dired pela terceira vez consecutiva.
         Desde a primeira edição, a organização do evento contempla a exposição de três projetos de cada Dired. Na primeira RNCiência participamos com a apresentação de dois trabalhos científicos desenvolvidos em nossa escola. Na segunda edição, os três projetos escolhidos para representar a 7ª Dired eram de nossa Escola e agora estaremos lá outra vez com a apresentação do Projeto "Luz em Litro: a energia pelas garrafas pet", desenvolvido pela Professora Jacilda Macedo e o Professor Robson Guedes nas turmas dos 3º anos da tarde.
           Como acontece todos os anos,  este ano a  a 7ª Dired estará representada com três projetos diferentes, sendo um da nossa Escola, um de um Escola de Tangará e outro de uma Escola de São Bento do Trairi. Lá na CIENTEC o nosso Projeto será apresentado pelas alunas Marizângela Lima (3º B) e Jussara Almeida (3º A), sobre a coordenação do Professor Robson Guedes. A SEEC fornecerá ajuda em dinheiro para custear as despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação de todos os participantes.

PVS DA UFCG DESTE ANO SERÁ EM NOSSA ESCOLA

    Desde o ano de 2009 a UFCG vem realizando o Programa Vestibular Solidário - PVS - que visa ministrar aulões preparatórios para alunos pré-vestibulandos ou inscritos no ENEM. 
              Desde a sua criação, o Programa desenvolvido pelo Campus de Cuité vinha acontecendo na própria sede da universidade, mas este ano seus organizadores resolveram expandi-lo para outros municípios e escolheram a nossa Jaçanã para sediar o PVS deste ano. "Escolhemos Jaçanã porque é um município que tem muitos universitários em nosso Campus e porque a Prefeitura daqui tem investido muito na formação desses alunos, dando-lhes condições de deslocamento e nos recebendo de braços abertos", declarou o coordenador do PVS, Luciano Martins.
         De acordo com os organizadores, os aulões contemplarão conteúdos de todas as disciplinas do currículo do Ensino Médio, sobretudo aqueles mais solicitados nas últimas edições do ENEM. e estarão abertos a participação a todos os alunos que desejarem se inscrever, com prioridade para os alunos concluintes da nossa Escola, mas também com vagas para ex-alunos e alunos de outras cidades. 
         As aulas serão ministradas por Professores da própria UFCG que passarão o dia todo  com os nossos alunos, dando-lhes dicas e tirando dúvidas, através de materiais produzidos pela própria UFCG.
         O PVS deste ano acontecerá na Escola Estadual Terezinha Carolino, neste próximo  dia 28 de outubro, no período das 8h às 17h45. Os alunos interessados  deverão procurar o diretor Oton Mário, na própria escola durante toda esta semana para fazerem a sua inscrição. Os candidatos deverão contribuir com a quantia de R$ 2,00 (dois reais) para custear as despesas e doarem um quilo de alimento não-perecível para ser entregue a instituições carentes de nosso município.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

NOSSO ALUNO GILDSON ARAÚJO É FINALISTA DO PROGRAMA EMBAIXADORES DO BRASIL

Gildson: o 1º da esquerda para a diretita
         Pela segunda vez consecutiva o nosso aluno Gildson Araújo, do 3º ano “U” está entre os finalistas para participar do Programa Jovens Embaixadores.
        Na última semana os selecionadores do Programa estiveram na casa do nosso candidato conhecendo sua forma de vida e entrevistando os seus pais. Gildson já tinha sido aprovado nas etapas anteriores que compreende uma vasta documentação e provas orais e escrita em língua inglesa.
        O Programa é um intercâmbio cultural entre os EUA e o Brasil e visa levar jovens brasileiros para estudarem por um mês na América. Para participar o candidato passa por várias etapas. Os principais requisitos é que ele seja aluno de escola pública, tenha entre 15 e 18 anos e tenha boa fluência oral e escrita em inglês. Nosso candidato Gildson preenche todos os requisitos e, de acordo com Véra Reis, coordenadora do projeto no RN, ele é um dos candidatos mais cotados para vencer esta edição. “Gildson deu um show na prova oral e está em 1º lugar no processo seletivo. Acredito muito que ele garanta sua vaga este ano”, adiantou ela.
        Ainda de acordo com os coordenadores, Gilson é o único aluno de escola estadual concorrendo à vaga e isso aumenta ainda mais as suas chances. Os outros candidatos são de institutos federais.
        Se escolhido, em janeiro de 2013 nosso candidato viajará aos Estados Unidos com todas as suas despesas pagas e será mais um aluno de nossa escola a representar o RN internacionalmente.

                         SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA

             
         Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa. Os vencedores das 35 bolsas viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.
             A experiência de ser um Jovem Embaixador é única e oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.





segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ALUNOS REALIZAM 2ª PROVA DO PROITEC

           Almejando conseguir uma vaga nos cursos dos IFRN - Campus Santa Cruz - sete alunos de nossa Escolas realizaram ontem, 30,  a segunda prova do PROITEC. Os alunos, todos do 9º ano da manhã, se concentraram às 1030h em frente ao prédio dos Correios de onde foram conduzidos à Santa Cruz em veículo cedido pela Secretaria Municipal de Educação.
            De acordo com os estudantes a prova estava um pouco difícil, mas eles estão confiantes na aprovação. "Passar para o IFRN é um grande sonho. Estou muito confiante", declarou a aluna Bárbara Evely.


Alunos que fizeram a prova

ALUNOS REALIZAM CURSO PELO PRONATEC

Alunos com a professora Marcela
         Desde o último dia 24 de setembro, vinte alunos de nossa Escola estão participando de uma Curso de Fruticultura ministrado por professores do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) através do Pronatec. Os alunos foram previamente inscritos e escolhidos pelo sistema próprio de seleção do SENAR.
As aulas teóricas estão acontecendo na própria Escola, no Laboratório de Ciências, todas as manhãs, de segunda a sexta, das 7h às 11h. Já as aulas práticas acontecerão em associações de produtores rurais e sítios do nosso município.
        O curso terá duração de 160 horas-aula e no currículo terá disciplinas como: Competências Básicas para o Mundo do Trabalho, Introdução á Fruticultura, Fruticultura 1, Fruticultura 2 e Empreendedorismo no Segmento de Fruticultura.
        Os alunos que estão participando do curso receberam gratuitamente todo o material necessário , além de uma camiseta personalizada. Os cursistas ainda receberão uma bolsa mensal de R$ 80,00 (alunos da zona urbana) e R$ 160,00 (alunos da zona rural).
       O primeiro contato dos cursistas foi com a coordenadora pedagógica  geral do SENAR, Leiliane Santos. As aulas dessas duas semanas têm sido ministradas pela Professora Marcela Maximiliano, de Natal, que está trabalhando com Competências para o Mundo do Trabalho e com Empreendedorismo. "Eu estou adorando o curso e a professora, que é muito atenciosa conosco e muito legal Está sendo uma oportunidade ímpar em minha vida", contou a aluna Edilma.

Alunos em momento de produção

Alunos realizando tarefa do curso

DIFÍCIL É ACREDITAR NO INACREDITÁVEL

         Passados quase dois meses, muita gente ainda não acredita que nossa Escola foi a 2ª colocada do RN no Prêmio de Gestão - 2012. Entendemos a desconfiança de algumas dessas pessoas, afinal não é fácil acreditar que uma escola pública encravada no interior no Estado, numa cidade minúscula, pudesse atingir um feito tão memorável. Mas é verdade: somos a segunda melhor escola do RN, segundo a Comissão Estadual do Prêmio de Gestão. E isso não é mérito do gestor. É mérito de toda a comunidade escolar que tem se empenhado em fazer uma gestão diferenciada.