sábado, 29 de setembro de 2012

GRÊMIO ESTUDANTIL SERÁ DISPUTADO POR DUAS CHAPAS

     Terminou nesta sexta-feira, 28, o prazo estipulado pela Comissão Pró-Grêmio para as inscrição das chapas candidatas a disputar a eleição para o Grêmio Estudantil de nossa Escola. 
   O processo para renovação do colegiado já está acontecendo há um mês, quando os Professores de História: Fátima, Willy, Demócrito e Luciano Santos desenvolveram um amplo Projeto Escolar nas turmas que lecionam, levando aos alunos os conhecimentos sobre o que é e qual é o papel de um grêmio estudantil dentro de uma unidade de ensino.
     Desta vez a gestão do grêmio de nossa escola, que já está em sua terceira eleição, será disputada por duas chapas oponentes: a Chapa 1, liderada pelo aluno 5 estrelas Damião Jonatan, do 9º da tarde, e a Chapa 2, liderada pelo Parlamentar Jovem do Mercosul, Ismael Romão. 
      A disputa pretende ser bem acirrada, pois os candidatos e são realmente de alto nível. De acordo com a comissão, a inscrição das chapas estão sendo homologadas e, em breve, começará o processo eleitoral para valer. A data da eleição ainda não está definida.

COMEÇAM OS JOGOS INTERCLASSES EM NOSSA ESCOLA

        Desde o último dia 17 vários atletas de nossa instituição estão se enfrentando em diversas modalidades esportivas nos Jogos Interclasses que acontece anualmente e fomenta a prática desportiva em nossos estudantes. 
      O evento é organizado e coordenado pelos professores de Educação Física: Claudjan Santos e Socorro Porto, que inscrevem as equipes nas modalidades que lecionam e realizam as competições entre os estudantes de todos os turnos.. 
      Neste ano os alunos puderam se inscrever e já estão disputando em esportes como futsal, vôlei, handebol, atletismo e damas, divididos em categorias: masculino e feminino, mirim e juvenil.
    As competições de quadra estão acontecendo nos horários de Educação Física prática no Ginásio Municipal de Esportes. Já as competições de damas acontecem na própria escola.
   De acordo com os professores coordenadores dos interclasses o número de alunos inscrito surpreendeu,tanto que há alunos de todos os turnos e turmas participando, inclusive da EJA. Alguns até disputando até mais de uma modalidade desportiva.
      As finais estão marcadas para a primeira semana de outubro e a cerimônia de entrega de medalhas aos campeões deverá acontecer no Festival de Música Internacional no final do mês, como já é tradicional.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

COMISSÃO MUNICIPAL DA OLP ESCOLHE DOIS TEXTOS DE NOSSA ESCOLA

       Neste último dia 17, uma Comissão Municipal formada por profissionais de educação de todas as escolas de nossa cidade se reuniu para analisar e escolher os textos vencedores da etapa municipal da 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa. Na ocasião foram analisados textos de três gêneros: poemas, crônica e artigo de opinião. De acordo com esta comissão, não foram analisados textos do gênero relato de memórias, pois nenhuma das escolas inscritas enviou textos finalistas desse gênero para aquela comissão.
        Após muitas análises, focadas nos critérios  pré-estabelecidos pela própria organização da OLP, ao final foram escolhidos dois textos da nossa Escola: a crônica da aluna Ana Beatriz, do 9º da tarde e o artigo de opinião da aluna Jane Cleide, do 3º ano "A". O poema escolhido foi o de um aluno da Escola Municipal Oscar Cordeiro.
       Os três textos escolhidos seguem agora para a Comissão Estadual e, uma vez sendo escolhidos, passam para etapa semifinal onde os alunos autores participarão de encontros regionais em Curitiba (crônica) e São Paulo (artigo). Estamos todos na torcida!

CONFIRA OS TEXTOS DE NOSSA ESCOLA QUE FORAM ESCOLHIDOS PELA COMISSÃO MUNICIPAL


Gênero: Crônica
Professor(a): Jaçanan de Souza Teles
Aluno(a): ANA BEATRIZ ALVES DA COSTA
Título: O imenso valor das pequenas coisas 


           Lugar mágico, especial, repleto de sítios grandes e pequenos, simples ou luxuosos, no centro ou afastado dele, não importa... O que realmente surpreende é a magia do lugar onde vivo devido á pureza, à alegria e, principalmente, à simplicidade das pessoas que aqui residem. Cajueiros, mangueiras, pés e mais pés amarelinhos de maracujás fazem parte do cenário dessa terra conhecida como "Princesinha do Trairi", uma jóia em terras potiguares.
           Foi aqui que eu comecei a dar valor às coisas, a respeitar e a sorrir enquanto ajudava a minha mãe a varrer o terreiro de nosso quintal. Morávamos num sítio muito simples, mas o qual eu podia chamar de casa e falar que ali sim eu vivia feliz.
           No terreiro, com bastante barro batido, eu brincava, via o tempo passar e pensava como seria a minha vida dali há alguns anos. Infelizmente minha família era pobre demais para me presentear com um lápis ou um caderno para que eu pudesse levá-los para a escola.
         Muitas vezes não havia nem o que comer e minha mãe ia lá no roçado pegar uma manga ou uma goiaba para que eu pudesse comer como café da manhã. Contamos muitas vezes com a ajuda e a boa vontade de algumas pessoas que nos auxiliavam.
          Foram poucas as coisas que conquistamos, mas todas fruto de muito esforço, dedicação e compromisso. Ainda hoje sinto saudades daquele lugar mágico onde vivi e passei momentos que foram fundamentais para a formação da minha personalidade e construção dos meus valores.
          Certamente ele continua lá, ainda que seja na minha lembrança, permitindo que eu me sinta orgulhosa por tido a oportunidade de construir e moldar a pessoa que hoje sou, desfrutando de uma simples e encantadora realidade.

Gênero: Artigo de Opinião
Professor(a): OTON MÁRIO DE ARAÚJO COSTA
Aluno(a): JANE CLEIDE ALVES DA SILVA
Título: Em defesa dos nossos cajueiros 


               O lugar onde eu vivo chama-se Jaçanã, uma pequena e pacata cidade localizada no interior do Rio Grande do Norte. Aqui temos um grande problema ambiental que diz respeito ao desmatamento desenfreado dos nossos cajueiros: uma árvore frutífera muito conhecida na minha região que é responsável pela purificação do ar que respiramos aqui e pela imensa malha verdade que circunda a nossa serra.
                Os agricultores os estão desmatando para vender a lenha dos seus galhos e troncos para os donos de padarias da cidade, já que, devido à grande seca que enfrentamos nos últimos anos, esta tem sido a única fonte de renda para alguns deles sustentaram as suas famílias.
            Nesse sentido, o corte indiscriminado dos cajueiros tem causado fortes impactos ambientais, tanto que já é possível percebermos que o nosso município está mais quente e que as chuvas e a vegetação nativa estão cada vez mais diminuindo.
           Para alguns dos meus conterrâneos, o corte indiscriminado dos cajueiros não se configura como problema algum, pois acreditam que as plantas derrubadas podem brotar novamente ou serem replantadas e que o corte dessas árvores é a única forma de garantir o sustendo de muitas famílias rurais no contexto em que estão inseridas.
          Já uma grande parcela da população defende a não-derrubada dos cajueiros, pois as consequências para todos nós serão irreversíveis, o que pode levar a nossa serra a uma provável desertificação. Para estes, o desmatamento das árvores nativas deve ser urgentemente freado, pois se esse processo continuar como está chegaremos a um ponto em que não será mais possível recuperamos o ambiente original.
         Pessoalmente lamento que o desmatamento aqui seja causado pela ação do próprio agricultor, do homem rural, porque, no final das contas, será ele mesmo o mais prejudicado por sua ação. Penso que será o próprio homem do campo o primeiro a sentir as ações nefastas de seu próprio ato, levando uma série de pessoas a também pagarem pelo preço de sua inconsequência.
          Diante do exposto, uma solução plausível para se evitar a destruição dos nossos cajueiros, seria a promoção de campanhas públicas locais que conscientizassem a população para termos o nosso meio ambiente mais saudável, o que poderia ser feito através do sindicato dos trabalhadores rurais, das associações de produtores do campo ou até mesmo das nossas escolas. Acredito que seria importante a conscientização do nosso povo para por fim a derrubada do nosso mais importante símbolo nativo: os nossos cajueiros, que, nos meses finais do ano, perfumam e enfeitam a nossa cidade como verdadeiras árvores de natal naturais, carregadas de cajus, exalando o aroma desse fruto até a linha do horizonte. E que assim sempre possa ser.

VEJA O POEMA QUE VENCEU NA ETAPA ESCOLAR, MAS QUE NÃO
 FOI FINALISTA NA ETAPA MUNICIPAL


Professor(a): Maria Aparecida Pontes Medeiros de Moura 
Aluno(a): ELLEN DE SOUZA GALDINO 
Título: Felicidade Amarela 


Fonte de renda e sabedoria
Gera trabalho e felicidade
Alimento e beleza
Para minha comunidade

Como a flor do desejo
Que se enrosca com a paixão
De flor em flor
Homem e inseto fazendo a polinização

 Que se fecha no ventre da planta
 E é grande a emoção!
 Nos galhos finos e folhas verdes
 Surge o fruto delicioso
 Dizer que é o encanto amarelo
 Ele é mais: é um tesouro

Maduro ele é colhido
Parece que vale ouro
O maracujá é nossa riqueza
Seu cheiro, uma tentação
Brotando no chão arenoso
De clima maravilhoso
Orgulho da região.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PROFESSORA APARECIDA REALIZA AULA INAUGURAL DO PROJETO DESPERTAR

       Nesta quinta-feira, 13/09, a Professora Aparecida Medeiros reuniu alunos, professores e coordenação pedagógica para proferir a Aula Inaugural do Projeto Despertar - Edição 2012. A aula aconteceu no pátio da Escola e contou com a presença dos alunos selecionados para compor a turma de 2012 e de outros alunos da instituição, além de professores que estavam na escola..
       A solenidade de teve início às 15h30 e começou com a saudação da professora Cida aos novos alunos e discursos das autoridades escolares presentes. Em tom de saudosismo e procurando estimular os alunos á continuação no curso, falaram os ex-facilitadores Oton Mário e Solange Galdino. "O Despertar foi um divisor de águas em minha vida, me ajudou muito a evoluir enquanto pessoa e empresária. Espero que aconteça o mesmo com vocês", destacou a supervisora Solange Galdino.
      A Professora Aparecida falou aos alunos do seu encanto com o Projeto e lhes apresentou o cronograma de encontros e aulas. Para que não houvesse dúvidas sobre como o Despertar será desenvolvido neste ano, foi apresentado a todos os presentes uma projeção de slides contendo informações sobre o curso e sua dinâmica de execução. 
      Ao final, em clima de confraternização, os alunos soltaram a voz cantando um música que tinha como tema a persistência e a perseverança naquilo em que se acredita, tal como é a filosofia do Projeto.

Alunos assistem aos slides
Professora Aparecida apresenta o Projeto
Solange fala de sua experiência
Alunos ouvem tudo atentamente
Professor Oton fez sua fala
Painel de fundo
Professores de fazem presntes
Aparecida em momento de explanação



domingo, 16 de setembro de 2012

BLOG DA CIDADE PUBLICA RELATÓRIO ENVIADO POR ISMAEL



I
smael Romão representante do RN no Parlamento do Mercosul entrega ao Blog Notícia da serra relatório do encontro em Medellin na Colômbia

PUBLICADO POR: NOTÍCIAS DA SERRA

15/09/2012

Ismael Romão na foto
Parte da Delegação Brasileira

 Confira o Relatório:

 Nós do Parlamento Juvenil do Mercosul – Brasil , tivemos a oportunidade de conhecer Medellín-Colômbia , com o objetivo de estarmos trabalhando em conjunto com as delegações dos outros países na discussão das problemáticas que cada  um enfrentava no que era tocante ao ensino secundarista. Fomos separados em 6 grupos cada um incumbido de trabalhar uma das seguintes temáticas : juventude e trabalho, participação e democracia, inclusão educativa e direitos humanos, gênero e integração latino-americana , a fim de chegarmos a uma conclusão. O encontro como uma todo ocorreu na faculdade EAFIT, no decorrer deste tivemos uma grande dificuldade em relação ao idioma,não havendo inicialmente a disponibilidade de interpretes para nós brasileiros e demais parlamentares que tinham como língua materna o espanhol, mas isso não foi um grande problema para nos interagirmos com os mesmos, sendo buscadas meios para que todos participassem e interagissem plenamente. Nós da delegação Brasileira tivemos o grande prazer de aprender um pouco da cultura e também da lingua dos países hispânicos, havendo também esse aprendizado dos parlamentares do outros países quanto a nossa língua e cultura. 


 Através das palestras, oficinas de trabalho e discussões desenvolvidas no decorrer do evento, o objetivo primordial, a integração entre as delegações, foi sendo alcançado, processo este essencial para o desenvolvimento dos trabalhos do PJM. Durante as discussões foram sendo evidenciados os impasses educacionais congruentes dos países do Mercosul, sendo levantadas ao mesmo tempo propostas de politicas educacionais comuns para esses países, a fim de solucionar tais impasses.

 Como resultado do evento pode-se notar o iniciar da formação nos jovens parlamentares de uma identidade mercosurenha, uma identidade de bloco e consequentemente de colaboração mutua para a formação de um Mercosul não só econômico, mas também social e educacional. Com o findar do evento, retornamos com ideias e conceitos renovados, com esperança e vontade de compartilhar experiências, com novos projetos e objetivos para a melhoria da educação no Brasil. Porém, acima de tudo, retornamos contentes pelo trabalho bem feito e realizado porque conseguimos integrar um projeto grandioso e maravilhoso que é a porta de entrada para uma educação de qualidade de diversos países: o Parlamento Juvenil do MERCOSUL.

 Jovens de várias nacionalidades dos países do Mercosul
 Reunião do Parlamento
Reunião do Parlamento

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ISMAEL RETORNA DA COLÔMBIA



Ismael Romão, representante do RN no Parlamento do Mercosul, relata como foi a sua viagem a Colômbia

PUBLICADO POR: NOTÍCIAS DA SERRA

10/09/2012

Por: Bruno Medeiros
I

 O representante no RN no Parlamento Juvenil do Mercosul, o estudante Ismael Romão da Escola estadual Profª Terezinha Carolino de Souza esteve nos dias 27 a 31 de Agosto participando do encontro mensal do Parlamento do Mercosul na cidade de Medellín na Colômbia com jovens representantes de todos os países do bloco.
 Por telefone Ismael Romão contou ao Colunista Bruno Medeiros do blog Notícia da Serra que todos os dias os Jovens Parlamentares participaram de Conferências, Palestras e Seminários onde em alguns desses encontro os Jovens discutiram os principais problemas da Educação na América do Sul e escreveram todos em conjunto um documento contendo soluções para resolverem esses problemas, em breve o blog Notícia da Serra estará divulgando com exclusividade esse documento para todos.

 O Próximo encontro dos jovens Parlamentares será no Uruguai no mês de Outubro.

ônibus da delegação brasileira

Ismael Romão e uma tradutora
Beleza de um rio limpo 
Ismael Romão ao lado dos seus colegas representantes dos outros estados do Brasil
Veículo da ONU(Organização das Nações Unidas)
 Rua Centenaria
 Bosque Municipal
 Entrada do Bosque
 Igreja Centanária