sexta-feira, 31 de agosto de 2012

COMISSÃO ESCOLAR ESCOLHE OS TEXTOS VENCEDORES DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Logotipo da OLP
      Nesta manhã de sexta-feira, a comissão escolar responsável pela escolha dos textos vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa se reuniram para avaliar os textos que lhes haviam sido enviados. A referida comissão, formada pelos profissionais: Vitória Macedo (letrada), Demócrito Humberto (historiador), Ideuza Lima (pedagoga), Willy Felix (graduando) e Lisânia Maryelle (ex-aluna) teve muito trabalho para escolher os textos vencedores.
     Desde o mês de maio os professores de Língua Portuguesa de nossa escola vêm trabalhando a OLP com os seus alunos. A professora Aparecida Medeiros trabalhou os gêneros poema e artigo; o professor Luciano Gororoba trabalhou com os gêneros memórias e crônica; a professora Jaçanan Telles trabalhou com o gênero crônica; e os professores Oton Mário e Layze Danyelle trabalharam com o gênero artigo.
     Os professores escolheram em cada turma que trabalharam o texto que acharam mais apropriado dentro da perspectiva da OLP e o encaminharam á comissão escolar.
     Após muitas discussões e uma manhã inteira de trabalho, a comissão escolar enfim definiu os textos vencedores em cada gênero. Somente o 1º colocado de cada gênero será enviado à Comissão Municipal que posteriormente encaminhará os vencedores à Comissão Estadual. "Tivemos muito trabalho para definir um vencedor, pois os textos que nos foram apresentados estavam muito bons", comentou a avaliadora Vitória Macedo.
 Nesta etapa escolar, os textos vencedores foram:

a). Gênero Poema:
1º lugar - Ellen de Souza Galdino (6º B)
2º lugar - Heriberto Pereira de Medeiros(6º B)
3º lugar - Jéssica Medeiros Brito (6º B)

b) Gênero memórias:
A comissão não classificou nenhum dos textos apresentados neste gênero pois julgou que eles não se adequavam às regras de avaliação estipuladas pela OLP.

c) Gênero crônica:
1º lugar -  Ana Beatriz Alves da Costa (9º tarde)
2º lugar - Maria da Guia da Silva (9º tarde)
3º lugar - Damião Jonatan tavares Ferreira (9º tarde)

d) Gênero artigo de opinião
1º lugar - Jane Cleide Alves da Silva (3º A)
2º lugar - Bruna Tayse dos Santos (2º B)
3º lugar - Ismael Romão dos Santos  (2º A)

Membros da comissão analisando os textos
 
 Para evitar especulações, após o resultado da avaliação da Comissão Municipal, publicaremos os três textos vencedores na etapa escolar.

OTON E VITÓRIA PARTICIPAM DE FORMAÇÃO EM NATAL

Oton: segundo da direita para a esquerda
        Nestes últimos dias 28, 29 e 30 o nossos gestores, Oton e Vitória, estiveram ausentes da nossa Escola. O motivo é que eles estiveram participando da segunda etapa do Curso de Formação de Gestores promovido pela SEEC/RN para os gestores eleitos para o biênio 2012/2013. O curso aconteceu no Hotel Praia Mar e contou com a presença de mais de 600 gestores.
        Por ser o gestor da escola vice-campeã do Prêmio de Gestão - edição 2012 - o nosso diretor  Oton foi convidado a integrar a mesa das autoridades que fizeram a abertura do evento. Ao lado da Governadora, Rosabla Ciarlini; da Secretária, Betânia Ramalho e da Presidente do SINTE, Fátima Cardoso, o nosso gestor representou os demais diretores. "Eu tinha preparado a minha fala, mas devido ao atraso no início do evento, não deu para eu contar a nossa experiência", contou Oton.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

EQUIPE GESTORA REALIZA REUNIÃO DE PAIS E MESTRES

Mães participam ativamente da reunião
         Nos dias 15, 16 e 17 últimos, a equipe gestora juntamente com os professores de cada turma realizaram uma sequência de reuniões de pais e mestres para proceder com a entrega dos resultados do 2º bimestre.
Pela segunda vez consecutiva a reunião foi setoriada, isto é, a cada dia e turno ocorreram reuniões, com diferentes públicos.
           Na quarta pela manhã a reunião foi para os pais dos alunos dos 6º anos A e B e do 7º A, já que a do 7º B já havia sido realizada em caráter de urgência na semana passada. Neste mesmo dia à tarde foi a vez dos pais dos alunos de todos os 1º anos se encontrarem na escola. Na terça pela manhã foi a vez dos 8º anos A e B e a tarde de todos os 2º. Na sexta pela manhã aconteceu o encontro com os alunos dos 9º anos e à tarde com os dos 3º.
          De acordo com a equipe gestora a reunião setoriada é mais vantajosa porque se pode conversar com um número reduzido de pais e falar especialmente para os pais de alunos de turmas que apresentam os mesmos problemas. "Falar com pais de alunos de 6º ano é diferente de falar com pais de alunos de 1º ano, pois o nível é outro e a abordagem também é outra", explicou o diretor.
       Em todos os encontros, que aconteceram sempre no final do turno de cada dia, a equipe gestora destacou problemas recorrentes como o uso do celular em sala de aula e casos clássicos de indisciplina, e destacou importantes conquistas da instituição neste período, como a conquista do 2º lugar no Prêmio de Gestão e o aumento na média do Ideb.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

IDEB: TEMOS A MELHOR MÉDIA DA REGIÃO. SALTAMOS DE 3,2 PARA 4,3.



Nesta terça-feira, 14, o MEC divulgou o IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação Básica) de todas as Escolas brasileiras, referentes aos dados dede 2011. O IDEB é medido a cada dois anos, sempre em anos ímpares, e reflete o nível de educação oferecido nas escolas avaliadas, tomando como base o resultado da Prova Brasil e os índices de aprovação, reprovação e evasão coletados pelo Censo Escolar.
           O IDEB começou a ser medido em 2005 e nesse ano nossa Escola recebeu a média 3,0. Em 2007, nosso índice foi de 3,4 e em 2009 caímos para 3,2. A grande surpresa e alegria veio neste índice de 2001, quando atingimos a média de 4,3, batendo a média nacional que foi de 4,1 e a estadual, de 3,7. "Receber a escola numa média de 3,2 e saltar para 4,3 em apenas um ano é um feito enorme. Todos estamos de parabéns. Isso é o resultado de uma gestão voltada para o pedagógico e para a real aprendizagem dos alunos", comemorou o diretor Oton Mário
         A média 4,3 está sendo muito comemorada por todos que fazem a Escola Terezinha Carolino. Além de ter sido a melhor média da região, é também uma das melhores do Estado do RN. A projeção é que a escola só atingisse essa média em 2017 e já agora conseguiu dar um salto de 11 pontos.

Veja a comparação do nosso IDEB com o de escolas estaduais de outros municípios que, como nós, tiveram o IDEB medido no Ensino Fundamental - Séries Finais (6º ao 9º anos):

Jaçanã: 4,3
Coronel Ezequiel: 1,8
Campo Redondo: 3,4
Japi: 2,3
Santa Cruz: 2,5
São Bento: 2,3
Tangará: 2,8
Cuité: 3,1
Nova Floresta: 3,1
Picuí: 3,1



terça-feira, 14 de agosto de 2012

O QUE É AFINAL O PRÊMIO DE GESTÃO?

Muitas pessoas nos param na rua e até na Escola e nos perguntam: "O que foi que vocês ganharam mesmo? Que prêmio é esse? E ganha o que?" Para esclarecer a essas e outras perguntas segue uma nota de esclarecimento abaixo.

Que prêmio é esse?
O Prêmio de Gestão é uma espécie de reconhecimento conferido pelo CONSED (Conselho Nacional de Educação) às escolas que desenvolvem boas práticas de gestão. O prêmio já passou da décima edição e essa foi a segunda vez que nossa escola participou. (edição 2010 e 2012)
Como as escolas fazem para participar?
Para participar, o diretor da  Escola, juntamente com o seu Conselho Escolar inscreve a Escola no Prêmio pelo site do CONSED. Ao se inscrever a Escola tem uma séries de tarefas a cumprir. A primeira é fazer uma autoavaliação de seus índices de aprovação, reprovação e evasão nos últimos três anos e também do IDEB. A segunda é fazer uma avaliação da gestão no ano anterior sobre cinco dimensões: gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de resultados, gestão de pessoas e gestão de serviços. Ao responder como a escola trabalha nessas cinco dimensões há que anexar provas do que se está descrevendo, como atas, fotos e outros documentos. A terceira é fazer um plano de melhorias para a escola e, por fim, contar como se deu todo o trajeto de inscrição do prêmio, desde a inscrição até o momento final.
Como é feita a escolha das escolas vencedoras?
Ao terminar todas as etapas, a escola imprime um relatório final ( o nosso deu 78 páginas) e envia para a Comissão da DIRED. Uma vez aprovado pela DIRED, o relatório é encaminhado à Comissão Estadual. Lá eles analisam e escolhem uma escola por DIRED para ser visitada. Ao visitar a Escola, os membros da comissão comparam e confrontam o que está no relatório e como é a escola na prática. Após essa visita, eles escolhem quatro finalistas estaduais. As quatro são premiadas, mas só uma irá representar o Estado na etapa nacional.
O que a escola vencedora ganha?
A vencedora estadual ganha R$ 6 mil reais e o gestor faz um intercâmbio de um mês nos Estados Unidos, conhecendo as escolas de lá e como a gestão acontece nos States. Das 27 selecionadas (uma de cada Estado), seis são escolhidas pelo CONSED como as Escolas Destaques Brasil. As seis selecionadas ganham R$ 10 mil reais. Das seis um é escolhida como a Escola Referência em Gestão no Brasil. Essa ganha o prêmio de 30 mil reais. Um grande cerimônia de premiação acontece em Brasília.
E nós, ganhamos o que?
Nós ganhamos o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido aqui. Ganhamos uma comenda da Governadora Rosalba Ciarlini agradecendo e parabenizando pelo nosso trabalho  e um certificado de honra pelo 2º lugar. A Secretária Betânia Ramalho nos garantiu que haverá uma premiação para todas as quatro escolas finalistas, mas ainda não nos disse o que era.

domingo, 12 de agosto de 2012

ESCOLA OFERECE ALMOÇO PELO DIA DOS PAIS

Pais lotam o pátio interno
         Nesta sexta-feira, 10, a nossa Escola parou no turno matutino para oferecer um almoço em comemoração ao Dia dos Pais. Como em anos anteriores, o evento aconteceu no pátio interno da instituição e contou com a presença de cerca de cem pais.
             O almoço começou às 11h30 e contou a apresentação de alguns alunos que prestaram homenagens aos pais presentes, através de recitais. Em seguida foi realizado um sorteio de brindes doados pelos professores e funcionários, além de um bingo de dois perfumes do Boticário que foram doados pela empresa que fornece a nossa merenda escola: a A. Azevedo, de Jardim do Seridó. O bingo foi puxado pelos professores Robson Guedes e Luciano Santos.
          O evento foi coordenado pela vice-diretora Vitória e o coordenador pedagógico Zito, já que o diretor Oton estava em Natal recebendo a premiação do Prêmio de Gestão. Além, de Vitória e Zito, o almoço contou também com a presença maciça dos nossos professores e funcionários, que ajudaram a recepcionar e a servir os pais.
             De acordo com alguns pais presentes, o evento foi maravilhoso e eles se dizem muito encantados com o nível e a organização da Escola.

Os vencedores do bingo
Pais fazem fila para o almoço
Vitória entrega o prêmio ao vencedor do bingo
Robson e Luciano comandam o bingo

sábado, 11 de agosto de 2012

PRÊMIO DE GESTÃO: 2º LUGAR COM GOSTO DE CAMPEÃO

Comenda recebida da Governadora
         Nesta quinta-feira, 09, uma equipe de nossa Escola formada pelo diretor Oton, o coordenador Zito, a Professora Jacilda e o aluno Ismael, esteve na Secretaria Estadual de Educação juntamente com a Secretária Betânia Ramalho e a Governadora Rosalba Cirlaini, para receber a premiação de escola finalista do Prêmio de Gestão 2012 e saber quem seria a grande escola campeã que representaria o RN na etapa nacional.
         Ao todo eram quatro escolas finalistas: A E.E. Terezinha Carolino, de Jaçanã; uma escola de Cruzeta, outra de Pau dos Ferros e a E. E. Presidente Kennedy, de Natal. Todos estavam muito ansiosos e apreensivos, pois, de acordo com a Comissão Estadual do Prêmio foi uma escolha muito difícil, já que todas estavam no mesmo patamar.
        O anúncio da escola campeã foi feito no gabinete da Secretária Betânia Ramalho e a grande vencedora foi a Escola Laboratório Presidente Kennedy, de Natal. Nossa Terezinha Carolino ficou com o 2º lugar. "Foi uma escolha muito difícil, pois sabemos do trabalho que é desenvolvido na Terezinha Carolino. Foi uma briga muito acirrada entre nós da comissão para definirmos a campeã, mas desta vez o Kennedy venceu", declarou Luciene Urbano, presidenta da Comissão.
        Para nós da Terezinha esse 2º lugar tem sabor de 1º, pois, num universo de 267 escolas concorrentes de todo o RN, ter sido vice-campeã é uma glória para nós, principalmente quando consideramos o tamanho desse Estado e os 167 municípios que temos nele. "Estamos muito felizes, pois sabemos que não é fácil sair de um interior minúsculo como é Jaçanã e se destacar em nível estadual. Agora todos sabem que a Escola Terezinha Carolino é a 2ª melhor escolar do RN, um feito magnífico para nós jaçanãenses", comemorou o diretor.
           Como prêmio, o diretor Oton recebeu uma comenda das mãos da Governadora Rosalba Ciarlini, a qual elogiou muito o trabalho desenvolvido pela Escola, e uma viagem de intercâmbio pelo Brasil, com data e locais ainda a serem definidos..

POR QUE A ESCOLA KENNEDY  FOI CAMPEÃ?


 Palavras do nosso diretor:

"Não quero desmerecer o mérito do Kennedy e que bom que temos uma escola pública em nosso Estado com esse nível de excelência, mas há que considerar que o Kennedy não é uma escola tradicional como as outras. Ela é uma escola laboratório, ou seja, ela fica dentro do Instituto de Formação de Professores de Natal (uma extensão da Universidade Estadual do RN) e serve  de ponte de estágio para os alunos que estão concluindo suas licenciaturas. Na verdade é uma escola modelo que tem todo um suporte pedagógico por trás, pois está atrelada a uma universidade, contando com todo o suporte dos mestres e doutores que ali trabalham. Lá não faltam materiais, nem professores, nem funcionários, isto é, é uma escola que dispõe de tudo ao seu dispor, totalmente diferente das nossas. Além disso o Kennedy só trabalha com crianças de 1º ao 5º ano e que passam por um rigoroso processo de triagem, já que as vagas por lá são muito disputadas. Como se vê, é injusto comparar uma escola laboratório que só trabalha com crianças de primeira fase, com uma escola que enfrenta todos os tipos de problemas. Mas tudo bem. Estamos muito felizes com o nosso 2º lugar. O prêmio é só uma consequência. O que vale mesmo é a nossa consciência e o trabalho que desenvolvemos aqui".

Oton com a Secretária Betânia Ramalho
Prédio da SEEC/RN onde a cerimônia aconteceu
Recebendo o prêmio com a Secretária e a Governadora
A comissão e os premiados
Momento de euforia no anúncio da campeã
Jacilda, Otom, Zito e Ismael no auditório
Oton apresentado nossa Escola


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

SAI RELAÇÃO DOS MELHORES DO 2º BIMESTRE


         Nesta quarta-feira a equipe pedagógica divulgou a lista dos alunos vencedores no Projeto Alunos 5 Estrelas. Alguns repetiram o feito do bimestre passado, já outros desbancaram os antigos vencedores e assumiram os seus lugares.
        O Projeto visa destacar e premiar os alunos que mais se destacam em rendimentos escolares a cada bimestre, em cada turma.
         Confira a relação dos vencedores do 2º bimestre:

TURMA
ALUNO(A)
MÉDIA
6º A
Kayla Souza
9,2
6º B
Jackson Medeiros
9,6
7º A
Maria Francivânia
8,9
7º B
Adriene Matilde
8,4
8º A
Leonice Aparecida
9,5
8º B
Josilaine Dantas
8,1
9º M
Mateus Atanael
9,3
9º T
Damião Jonatan
9,6
1º A
Esley Lúcio
9,1
1º B
Heloísa Renally
9,2
2º A
Marcos Sérgio
8,5
2º B
Maria Carla
8,2
3º A
Jussara Almeida
8,9
3º B
Brenda Jhuliane
8,6
1º U
Franklen Lima
8,1
2º U
Francisco Gledson
8,1
3º U
Isabel Cristina
8,2
1º EJA
Elisângela Dantas
8,6
2º EJA
Alexandre  Duarte
8,4
3º EJA
Jonas Dantas
8,5


terça-feira, 7 de agosto de 2012

PRÊMIO DE GESTÃO: ESTAMOS ENTRE AS QUATRO FINALISTAS

          Na manhã desta terça-feira recebemos uma ligação da técnica da SEEC/RN, Luciene Urbano, que nos deu a grata notícia de que, dentre as onze escolas visitadas na semana passada pela Comissão Estadual do Prêmio de Gestão, nós ficamos selecionadas entre as quatro finalistas. "A Terezinha Carolino está entre as quatro melhores e isso já uma grande vitória, pois essa é a primeira vez que a nossa DIRED chega tão longe", comemorou a diretora da 7ª DIRED, Karla de França.
         Nos dias 09 e 10 próximos, uma comissão da nossa Escola formada pelo gestor Oton Mário, o coordenador pedagógico Zito Lima, a professora Jacilda Martins e o aluno Ismael Romão, estará na sede da SEEC em Natal onde receberão a comitiva americana que está no Brasil conhecendo as nossas escolas e receberá a premiação por ter sido finalista, além de presenciar ao vivo a divulgação da grande escola vencedora que representará o RN na etapa nacional. "Estar na final para nós já é motivo de grande orgulho. Isso é reflexo do trabalho sério que desenvolvemos a frente da Terezinha. Todos estamos de parabéns", comemorou o diretor Oton Mário.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

COLEGAS DE SALA DE ISMAEL FAZEM FESTA PELO SEU RETORNO

           Nesta segunda-feira, nos dois últimos horários, a turma do 2º ano "A", da qual Ismael Romão é aluno, se reuniu e realizou uma festa surpresa para o colega que agora irá representar o Brasil na Colômbia, no final de mês. "Esta foi uma forma de parabenizar o nosso colega de sala e dizer-lhe o quanto estamos feliz por ele ter passado na seletiva em Brasília", disse Elizabeth, colega de sala.
          A festinha teve comes e bebes feitos pela merendeira Nalva e contou com a participação maciça dos colegas de sala, da Professora Socorro Porto e dos gestores Oton e Vitória. "Estou muito emocionado e sou eu quem agradeço por tudo o que vocês fizeram por mim", declarou o homenageado. 
          Além disso, uma faixa de boas vindas foi afixada na parte central da Escola.

Alunos e faixa de boas vindas
Ismael, a vive Vitória e o diretor Oton
Ismael e as colegas de sua classe
Ismael e seus colegas de sala

ISMAEL ROMÃO RETORNA CAMPEÃO

Ismael, em Brasília
        Durante toda a semana passada, o nosso prodígio Ismael Romão esteve em Brasília por ocasião de sua participação no Programa Parlamento Jovem do Mercosul. Ismael e mais dois norte-riograndenses representaram o RN nesta ocasião, mas dos três apenas um seria indicado para representar o Brasil no encontro intercontinental que acontecerá no final desse mês de agosto, na Colômbia.
        Ismael retornou neste último sábado e o diretor Oton Mário fez questão de ir buscá-lo no aeroporto junto com sua família, erguendo um cartaz que dizia: "Parabéns Ismael, agora você é internacional". "Venci por apenas um voto de diferença. Foi 37 a 36, mas estou muito feliz de ser eu o representante do RN", nos contou emocionado.
          Ismael foi entrevistado no Programa Diálogo Aberto, da FM Flores, neste domingo, onde contou parte da experiência vivida em Brasília e sua expectativa para ir à Colômbia, além disso,  agradeceu a todos aqueles que contribuíram neste seu percurso de vitórias.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

7ª DIRED DIVULGA NOTA SOBRE ISMAEL ROMÃO

            Nesta sexta-feira, após ser informada de que o nosso aluno Ismael Romão venceu a seletiva nacional e vai à Colômbia representar o Brasil no Parlamento Jovem do Mercosul, a diretora da 7ª DIRED - Karla de França - divulgou para todas as escolas e diretores a seguinte nota:


 ESCOLA DA 7ª DIRED É DESTAQUE NO PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL

               Ismael Romão dos Santos, aluno da EE Profª Terezinha Carolino de Souza (Jaçanã/RN), representará o Brasil na etapa continental do Parlamento Juvenil do Mercosul. Desde quarta-feira (1º/08), ele se encontra em Brasília, representando o RN na etapa nacional do Parlamento Juvenil. Sua ida à Capital Federal deveu-se à seleção na etapa regional do mencionado certame, quando ele teve seu cordel escolhido entre os três melhores do estado. O cordel versou sobre o tema "O Ensino Médio que Queremos" (foco na inclusão digital).
                        O mandato continental de cada jovem parlamentar durará dois anos (2012/2014).      Nessa etapa, Ismael viajará a Colômbia, onde apresentará propostas de melhoria do Ensino Médio para todo o continente, representando sua comunidade escolar.
                        Quanto à EE Profª Terezinha Carolino de Souza (Jaçanã/RN), ela também foi selecionada para a 2ª Etapa do Prêmio Gestão Escolar 2012, que premia as instituições educacionais que desenvolvem os melhores projetos de ensino em todo o Brasil.
             
            

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ISMAEL ROMÃO E NOTÍCIA NO SITE DE SEEC

Notícia retirada do site da Secretaria Estadual de Educação, publicada no dia 30 de julho

Alunos da rede estadual vão representar o RN no Parlamento Juvenil do Mercosul

Márlio Forte
Klleyson, Anna e Ismael, com a professora Vera Reis
Klleyson, Anna e Ismael, com a professora Vera Reis
  A partir da próxima quarta-feira (1º), três alunos da rede estadual de ensino vão representar o Rio Grande do Norte, em Brasília, na etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul. Eles foram selecionados na primeira etapa regional pela produção de cordéis com o tema "O Ensino Médio que Queremos", com foco na inclusão digital.
Anna Karolina Azevedo, da Escola Estadual José Fernandes Machado (Natal), Ismael Romão dos Santos, da Escola Estadual Terezinha Carolino de Souza (Jaçanã) e Klleyson Freitas dos Santos, da Escola Estadual Professora Iracema Brandão Araújo (Acari), são os representantes potiguares que vão apresentar seus trabalhos na capital federal, entre os dias 1º e 3 de agosto. No congresso, eles participarão de seleção para representar o Brasil na etapa continental, na Colômbia.
Os jovens vão à Brasília acompanhados da professora Vera Reis, coordenadora do Parlamento Juvenil no Rio Grande do Norte e técnica da Subcoordenadoria do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação. Para o estudante do segundo ano de Ensino Médio, Ismael Romão, realizar esse trabalho não trouxe grandes dificuldades, já que ele mantém a prática de escrever desde cedo. "Gosto muito de escrever e fazer cordel, ainda mais com o tema sobre a inclusão digital, que acabou facilitando as coisas", disse.
O Parlamento Juvenil do Mercosul é um projeto de participação de estudantes que teve origem no Uruguai e é apoiado por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela. Ele se propõe a contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, oferecendo-lhes ferramentas para que participem ativamente dos grupos e comunidades de que fazem parte.
Os parlamentares juvenis têm mandato de dois anos e durante esse período participam de diversas ações de integração e formulação de propostas para melhoria do ensino médio. Podem participar estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio, matriculados em escolas da rede pública de ensino, e que tenham entre 14 e 17 anos.
Além disso, os alunos devem estar interessados ou engajados em projetos sociais desenvolvidos no âmbito escolar ou da comunidade e nos temas relativos à sua participação cidadã. Para o perfil desejado é preciso ser capaz de levar a voz do grupo o qual representa, ter ideias inovadoras e ter participação nas discussões. É necessário também saber se comunicar e interessar-se pela temática.