sábado, 26 de maio de 2012

ALUNOS REALIZAM PROVA DA OLIMPÍADA DE FÍSICA


Professor Mssilon coordena o processo

         A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do ensino médio e aos estudantes do último ano do ensino fundamental. Em 2012 a OBF está sendo realizada pela décima quarta vez consecutiva para os alunos do Ensino Médio e pela sexta vez para os estudantes do nono ano do Ensino Fundamental.
        Por meio da OBF, a Sociedade Brasileira de Física, em colaboração com os vários Institutos e Departamentos de Física de Universidades Estaduais, Federais e CEFETs elaborou um projeto que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, neste nível, nosso ensino com o de outros países.
            Desde a edição de 2009 que os nossos alunos participam da OBF e para a edição deste ano mais uma vez não poderíamos ficar de fora.
         Em nossa Escola o concurso é coordenado pelo Professor Massilon Grigório, que, sendo o titular da disciplina de Física em nossa instituição, é responsável por todo o processo que envolve a OBF que vai desde a inscrição da Escola, passando seleção dos alunos que vão participar até a correção da prova e a divulgação dos resultados.
Professor Miruca aplicando a OBF
           Como é professor de todas as turmas do Ensino Médio, e isso lhe dá uma sobrecarga de trabalho muito grande, o Professor Massilon conta também com a parceria da professora de Ciências do 9º ano, Sheila Sonilma, que se encarrega de trabalhar alguns conteúdos específicos da prova com os alunos do ensino fundamental.
            Neste ano a prova contou a participação de alunos de todas as séries envolvidas, inclusive os do 3º período da EJA. De acordo com a aluna Dallyne Fátima , do 1º “B”, a prova não estava tão difícil. “Deu para fazer bem. Muito do que já estudamos estava contemplado na prova”, disse confiante.
             A OBF 2012 ocorreu em nossa Escola nesta último sábado, 19, e contou com a colaboração dos Professores Marcus, Júnior, Miruca e Fátima, além do Professor Massilon que estava pessoalmente coordenando os trabalhos.





sexta-feira, 25 de maio de 2012

ESCOLA PERDE UMA DE SUAS FUNCIONÁRIAS

Eluana com a sua filha Beatriz
             Hoje é um dia muito triste para todos nós que fazemos a Terezinha Carolino. Logo pela manhã fomos informados do falecimento da nossa funcionária Eluana Alves Teixeira. Ela era nossa única servidora efetiva e concursada na função de apoio administrativo e trabalhava em nossa instituição no turno noturno, desempenhando a função de merendeira.
           Nossa querida Eluana há três meses estava de licença médica, pois ainda no início de março havia passado por um delicada cirurgia de vesícula. De acordo com parentes seus, a merendeira já tinha tido alta e se recuperava em casa, mas devido a não ter tido o repouso necessário, teve complicações no pós-cirurgia e precisou retornar ao hospital. Ainda internada o seu estado de saúde se agravou e, nesta madrugada do dia 25, ela não resistiu e veio a óbito.
           A notícia chocou e entristeceu a todos que integram a nossa Escola. A vice-diretora Vitória Macedo, que estava de expediente na Escola e que é tia de Eluana, ficou em estado de choque e foi prestar assistência aos demais familiares. Em sinal de respeito, o diretor liberou as aulas nesse dia e pediu que todos os alunos fossem ao seu sepultamento fardados como forma de homenagear a servidora. Um bandeira preta foi colocada em frente à Escola em sinal de luto.
           No auge dos seus 35 anos Luanita (como por nós era chamada carinhosamente) deixou duas filhas pequenas: Bia, de 14 anos, e Ana Júlia de 3.. Quem conviveu com ela sabe o quanto era batalhadora e o quanto se desdobrava para criar suas filhas, tanto que, além de funcionária da Terezinha Carolino, ela também era servidora da Prefeitura Municipal de Coronel Ezequiel.
             E a vida é assim. Eluana nos deixa, mas deixa também o seu legado e a marca de uma profissional que encantava a todos com a sua energia e o seu otimismo.

Escola está de luto

domingo, 20 de maio de 2012

MEMÓRIAS DE UMA AÇÃO FRACASSADA

Organizadores de Suposto Evento Contra à Pedofilia nos fazem andar à toa

No dia 14 de maio recebemos em mãos de uma das conselheiras do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente um convite para participarmos de um grande evento em alusão ao Dia 18 de Maio (Dia de Combate à Violência, ao Abuso e á Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes). "Será um grande evento  no Centro da Cidade, que terá início às 8h e contará com uma vasta programação. Tudo o que vocês têm que fazer é trabalhar o tema com os alunos, produzirem cartazes e faixas e conduzi-los, em passeata, para a concentração que acontecerá em frente ao Mercado Público no dia 18", disse-nos a conselheira.
Já ressabiados com o fracasso que foi o evento no ano passado, acreditamos que neste ano seria diferente e concordamos. Assim sendo, reunimos a nossa equipe pedagógica e os nossos professores e traçamos metas e ações para trabalharmos a temática com o objetivo de atender a solicitação que havíamos recebido e para marcarmos a nossa participação no evento, afinal não queríamos ficar de fora.
Durante toda a semana trabalhamos exaustivamente o tema com as turmas no turno matutino (alvos em potencial). Assim, tiramos cópias de textos para os professores, o Professor Luciano Gororoba conseguiu cartilhas sobre o assunto em Cuité e socializou com colegas e alunos, produzimos cartazes e faixas e estávamos prontos para participar do tal evento no dia 18 de maio.
No dia marcado, fomos á Escola, tivemos o primeiro horário e logo em seguida organizamos os alunos em frente à escola de onde saímos em passeata rumo ao centro da cidade (ver matéria nesse blog). A frente o aluno Mateus Atanel, do 9º ano, empunhava a nossa bandeira e logo atrás os demais alunos expunham faixas e cartazes, seguidos pelos seus professores.
Chegamos ao local marcado às 8h05 e lá não havia nada. Pensamos ser cedo e decidimos esperar mais um pouco. Às 8h30 ainda não havia nada e nem ninguém. Sequer alguém para nos receber ou um som ligado, nada. Decidimos seguir até a Escola Manoel Fernandes para saber de alguma coisa. Lá eles nos disseram que não iriam participar, pois relembravam do vexame que passaram no ano passado. Achamos aquilo estranho e, mais estranho ainda era não ter ali nenhuma outra escola, nem mesmo as municipais, só estávamos nós. Resolvemos dar a volta pela Igreja Matriz e ficamos em frente ao Mercado Público mais uma vez. Já se aproximando das 9h, debaixo de um escaldante sol, nos desesperamos e fomos até à sede do Conselho Tutelar para buscarmos alguma explicação. Mortas de vergonha e, sem entender o que estava acontecendo, as conselheiras não conseguiram justificar o que tinha ocorrido e nos pediram mil desculpas. “Não fomos nós que organizamos o evento. Não sabemos o que está havendo”, nos disseram elas.
Extremamente decepcionados e indignados com o descaso, decidimos retornar à nossa Escola , colocamos novamente os alunos em passeata e seguimos em frente. Sol a pino, calor escaldante, fadiga, cansaço e ninguém da suposta organização do evento estava "nem aí" para nós. Seguíamos rumo a nossa Terezinha Carolino. Quando chegamos na Rua João Pereira, encontramos um grupo da EMACC que vinha para o suposto evento. Como já nos viram indo embora, acharam que estavam atrasados e que o evento já tinha acabado. Deram a volta pelo centro e, como também não viram nada por lá, retornaram a sua escola.
Nós seguimos o nosso caminho indignados pelo descaso dessas autoridades que se dizem comprometidas com alguma coisa em nossa cidade. Só não perdemos o nosso tempo porque demos o recado a nossa comunidade, marchamos contra a pedofilia e fizemos todos verem que em nossa escola o trabalho é sério. O pior é que essas mesmas autoridades vão pegar as nossas fotos e vão enviar para o Ministério do Trabalho e da Assistência Social anexado a um belo relatório contando maravilhas, como se  o evento tivesse acontecido. É aquela velha maquiagem: vão dizer que o evento aconteceu, mas na verdade tudo não passou de uma enrolação. E os diretores de escola, babacas, com as suas escolas nas ruas dando nome a quem não faz nada ou espera que os outros façam. Aliás, a maquiagem já começou. Está postado no blog de Bruno uma matéria linda sobre o evento. E houve o evento? Se houve foi depois das 10h e com pouquíssima representação porque ao que sabemos as escolas que foram já tinham ido embora.
E os responsáveis pelo tal evento onde estavam? Não sabemos nem quem eram, ou onde estavam ou porque nos fizeram de palhaços. Fato é que nós fomos, nós estávamos lá. Cumprimos  com o que nos cabia. Já eles... Uma sequer justificativa ou um pedido de desculpas nos foi dado. Mas é assim mesmo e, como a Manoel Fernandes fez, da próxima vez (se é que vai ter próxima vez) a gente não participa mais.
O pior é que as “autoridades” vão discordar do que dissemos aqui e se fazerem de vítimas após lerem esse texto. A verdade é que o descaso é grande e nós já estamos cansados disso. Mas fazer o quê? Esse é mais um indício da desarticulação e da falta de organização nas esferas do Poder Municipal.         

ESCOLA SAI ÀS RUAS CONTRA À PEDOFILIA


O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00 como do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração sexual. A motivação para criação de uma data, como mais um elemento de reforço ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, foi criar capacidade de mobilização dos diferentes setores da sociedade e dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente. 
           Foi exatamente por isso que nossa Escola saiu às ruas nesse último dia 18 dizendo não à pedofilia e pedindo o fim da violência, do abuso e da exploração sexual contra as nossas crianças e adolescentes.
               Como no ano passado, os nossos professores, durante toda a semana que antecede o dia 18, fizeram um amplo trabalho de conscientização e preparação dos alunos para o enfrentamento da violência e para alertar os nossos estudantes de que é preciso combater práticas de violência e abusos contra menores, sempre e sempre. 
               Os professores do turno matutino trabalham a temática em suas aulas durante toda a semana, pedindo que os alunos debatessem sobre o tema e criassem cartazes para serem levados à Marcha que aconteceria no dia 18 de maio. Um dos professores mais empolgados foi o Professor Luciano Gororoba, de Língua Portuguesa. que, além de trabalhar o assunto em todas as turmas, conseguiu exemplares de cartilhas temáticas na sua cidade de origem e distribuiu entre os seus alunos.
                 No dia 18 pela manhã, viemos á Escola, tivemos o primeiro horário e em seguida organizamos os alunos em frente a nossa instituição de onde, às 7h50 saímos em passeata até o centro da cidade para mostrar a nossa comunidade o trabalho que desenvolvemos aqui e o nosso grito contra a exploração infanto-juvenil.  Em nossa caminhada, muitos cartazes, faixas e palavras de ordem pedindo o fim da impunidade e punição aos agressores.

Concentração em frente á Escola

Alunas exibem cartazes que produziram

Diretora Vitória e Professor Gilberto acompanham tudo

Parada no Centro da Cidade

Alunos caminham com seus cartazes

Aguardando o evento no Centro da Cidade


PROJETO CONTRA O BULLYING TEM SUA CULMINÂNCIA

         Elaborado sobre o tema: "Bullying, em nossa escola não!, o Projeto Escolar contra a prática do bullying em nossa Escola foi desenvolvido pelo segundo ano consecutivo em nossa instituição. Neste ano o projeto foi restrito às turmas novatas que acabaram de chegar na escola, como os 6ºs anos do Fundamental e as 1ª séries do Médio."Optamos em trabalhar com as turmas novatas porque trabalhamos exaustivamente o tema no passado com todas as turmas e os nossos alunos veteranos já conhecem o projeto e a sua importância. Os novatos é quem tinham que conhecê-lo e juntarem-se a nós no combate a esse terrível mal que se infiltrou em nossas escolas", contou o diretor.
              O Projeto é desenvolvido sempre no início do ano e, ainda no Encontro Pedagógico, os professores de Língua Portuguesa são orientados a desenvolvê-lo em suas turmas. De todos os Professores de Língua Portuguesa a que tem mais se envolvido no Projeto é a Professora Aparecida Pontes, que leciona a disciplina nos 6º anos, assim como também a Professora Jaçanan Telles, que leciona Ensino Religioso.
              Na última quarta-feira, 16/05, a Professora Aparecida Pontes conclamou os demais colegas do turno matutino e levou, após o intervalo, todos os alunos daquele turno para o pátio da escola onde realizou a apresentação de todas as ações que ela desenvolveu, em suas turmas, em combate ao bullying.
            Inicialmente os alunos se acomodaram sentados no chão do pátio ou nas paredes do jardim e puderem ler, projetada em slides, uma apresentação sobre o bullying. Em seguida alunos dos 6º anos A e B pudem ler poesias e cordéis que construíram sobre o tema, além de apresentarem uma coreografia com a música "Bate Cabelo". 
           A culminância do projeto desenvolvido pela Professora Aparecida Pontes, teve ainda a apresentação de vídeos que ela produziu com os alunos das turmas envolvidas e, ao final, um momento apoteótico em que todos os alunos e profissionais que assistiam ao evento foram convidados a darem as mãos, fazerem um grande círculo e cantarem juntos a música "Marcas do que se foi", o que foi de fato um momento emocionante e ápice daquela culminância. "Estou muito feliz em ter desenvolvido o trabalho com essas duas turmas. Fiz o que me cabia enquanto profissional. Uma semente foi plantada e acho que dará bons frutos", declarou a professora Aparecida.
              A Escola ainda aguarda os resultados do Projeto desenvolvidos pelas Professoras de Língua Portuguesa do Ensino Médio, Jaçanan Telles e Layze Danyelle.

Alunas leem suas poesias

Leitura de poesias e cordéis

Pâmela e Yasmin: as apresentadoras

Alunos assistem  a tudo sentados no chão

Alunas dançam Bate Cabelo

Alunas se aquecem para dançar

Final: todos cantam Marcas do que se foi

sábado, 12 de maio de 2012

EQUIPE DO SENAR LANÇA CURSO NA ESCOLA

          Nesta última quinta-feira, 10, uma equipe do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) esteve em nossa Escola para fazer a divulgação de um curso que eles pretendem oferecer aos nossos alunos do Ensino Médio por meio do Pronatec.
           O curso a ser ministrado já em junho será de Fruticultura, uma vez que grande parte de nossos alunos são filhos de agricultores ou trabalham na zona rural e carecem de conhecimento técnicos nessa área.. Inicialmente o curso terá uma única turma formada por 15 alunos oriundos dos 2º e 3º anos. As aulas teóricas do curso acontecerão na própria escola, no turno da manhã e terá duração de cerca de três meses. Já as aulas práticas deverão acontecer em sítios e cooperativas agrícolas da região.
           Em data ainda não definida, mas estimada para os próximos dias, os alunos interessados deverão entrar no site do Pronatec, efetuar a sua inscrição e aguardar o resultado dos selecionados. O único critério exigido é que o candidato esteja cursando o 2 º ou 3º ano e possua CPF. A seleção será feita por sorteio realizado pelo próprio Pronatec.

Alunos ouvem informações sobre o curso
Técnica do SENAR expõe sobre o curso

ALUNOS PARTICIPAM DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

             Neste último dia 11 de maio, 195 alunos -sendo 135 do Ensino Fundamental e 60 do Ensino Médio - realizaram as provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - edição 2012.  A OBA é organizada anualmente  pela Sociedade  Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Eletrobras Furnas.
           Em nossa escola o certame é coordenado pela Professora Sheila Sonilma que se responsabiliza por todo o processo, desde a inscrição da escola, passando pela seleção dos alunos até a aplicação das provas e postagem dos resultados no site da OBA. "Não é um trabalho fácil, mas isso faz parte do meu compromisso com a educação. Oportunizar que os meus alunos participem dessa Olimpíada me realiza enquanto profissional. Estou muito feliz em poder participar em mais um ano", contou ela emocionada.
            Além da professora Sheila, este ano a OBA em nossa escola contou também com a participação do Professor Kelven Dantas que trabalhou os conteúdos com os alunos do Ensino Fundamental e, junto com a professora Sheila, desenvolveu a Mostra de Foguetes, que é um evento paralelo à preparação para a OBA.
         De acordo com os institutos organizadores dessa olimpíada, todos os alunos participantes receberão certificado de participação e os vencedores receberão medalhas de honra ao mérito.

Professora Sheila: coordenadora local da OBA


Professor Kelven aplicando a prova com seus alunos
Alunos do Ensino Médio realizando a OBA
Aluno do Ensino Fundamental fazendo a OBA
PRIMEIRA MOSTRA DE FOGUETES

           A Primeira Mostra de Foguetes foi um evento à parte realizado antes das provas da OBA. Na verdade  a confecção dos foguetes e a sua exposição funcionava como uma espécie de preparação para a prova, uma vez que no processo de construção e simulação de lançamento dos foguetes os alunos podiam aprender conteúdos relacionados diretamente com a OBA.
         Nessa etapa, somente os alunos do Ensino Fundamental participaram. Durante duas semanas os professores Kelven e Sheila trabalharam a elaboração dos foguetes com os estudantes. Nessa fase, os alunos teriam que confeccionar um foguete de papel (orientados pelos seus professores) e, no dia da mostra realizar a simulação de lançamento deste.
          A Mostra aconteceu no dia 26 de abril e levou para pátio interno alunos de todas as turmas do turno matutino. Nesse processo os alunos ficavam em um ponto demarcado pelos professores e teriam que lançar o foguete à distância máxima que conseguissem. Os participantes teriam a opção de fazer o lançamento soprando o foguete com a boca ou através da pressão de um garrafa peti em que os aluno colocavam o foguete na ponta dela e pulavam na garrafa favorecendo assim a expulsão do foguete através da pressão do ar. Houve casos de alunos que conseguiram lançar seus foguetes a mais de 4m de distância.
       Mais que uma aula de física e astronomia, essa Mostra de Foguetes representou para os alunos aulas mais dinâmicas, momentos de lazer, diversão e aprendizado sistemático com base em abordagens concretas, tendo a participação também da estagiária de Biologia, Daíse Barbosa.

Professora Sheila orienta os alunos
Esley (7º A) faz o lançamento do seu foguete
Esley (7º A) faz a galera rir com a sua queda no lançamento
Sheila mede a distância atingida pelo aluno Lucas (7º A)
Alunos do 9º ano fizeram seus lançamentos
Alunos participam ativamente da Mostra de Foguetes




ESCOLA COMEMORA O DIA DAS MÃES EM GRANDE ESTILO

           Antecipando o Dia das Mães que acontece neste próximo domingo, dia 13, a nossa comunidade escolar  antecipou a festa e nesta sexta-feira (11) realizou um grande almoço para homenagear as mães dos nossos alunos.
           Pela primeira vez a escola inovou na comemoração da data deixando de servir o tradicional café da manhã para servir um luxuoso almoço. A direção da escola estima que mais de trezentas mais se fizeram presentes ao evento, dados confirmados pelas assinaturas de presença  no Livro de Eebtos da Escola.
          A festa teve início às 11h20 com o diretor Oton Mário saundando a todas as mães presentes seguindo-se da vice-diretora, Vitória Macedo, que assumiu os trabalhos dando sequência à programação.           
           Durante todo o almoço as mães foram homenageadas de diferentes formas. A professora Aparecida apresentou um livro de poesias elaboradas pelos alunos dos 6º anos A e B, a professora Jaçanan apresentou um coletânea de fotos em slides trazidas pelos próprios alunos em que apareciam com suas mães, alunas dos 7º ano recitaram poesias e a Professora Sheila leu poemas de reflexão.
          Muitas das mães se emocionaram com as homenagens e não eram poucas as que deiavam lágrimas escorrerem pelo rosto. Após as apresentãção o almoço foi servido ao som de música ambiente que tocava na rádio da escola. Ao fim do almoço, a direção da instituição deu início a o sorteio de brindes que haviam sido doados pelos funcionários. Ao todo mais de cem presentes foram sorteados  entre as mães que aliestavam. "Gostaríamos que todas saíssem daqui com uma lembrancinha, mas como elas são muitas, diante da nossa falta de recursos, isso fica inviável. Mas a gente fez o que estava ao nosso alcance", declarou satisfeita a vive-diretora.
           Além de todos os funcionários e professores, os alunos do grêmio estudantil também fizeram a diferença na orgnização do evento. Foi deles a idéia de confeccionar uma lembrancinha em forma de imã de geladeira para entregar a cada uma das mães.
Vice-diretora Vitória discursa às mães
Aluna Yasmin (6º A) homenageia sua mãe: Marta
Mães enfrentam a fila do almoço
Dezenas de mães se servem e almoçam conosco
Alunas declamam poesias às mães
Mães lotam todo o pátio interno



ESCOLA SE INSCREVE NO PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR 2012

                 

  Como nunca fica fora de nada, pela segunda vez a nossa Escola realiza sua inscrição no Prêmio de Gestão - edição 2012. O concurso é organizado pelo Conselho Nacional de Secretário de Educação e empresas parceiras e tem o objetivo de favorecer a melhoria contínua do trabalho das escolas, por da revisão e do aprimoramento de seus processos de gestão escolar.
                  De acordo com o nosso diretor, Oton Mário, mais que a oportunidade de concorrer a uma premiação importante, o concurso é uma possibilidade de a comunidade escolar conhecer mais a fundo sobre a instituição que juntos controem e uma chance de melhorar as políticas de gestão que desenvolve.
                 O principal requisito para participação no Prêmio é a definição de um grupo de coordenação de suas etapas que partem de um diagnóstico que avalia a gestão escolar sobre cinco diferentes aspectos: gestão de pessoas, gestão participativa, gestão de resultados e gestão de pedagógica, além da elaboração de um plano de melhorias educacionais a ser desenvolvido pela escola.
                 O nosso Conselho Escolar está a frente dos trabalhos e tem conclamado toda a comunidade escolar á participação efetiva no processo de inscrição da escola no prêmio. A presidência do Conselho já  definiu o grupo de trabalho  que já se reuniu diversas vezes e está em processo de criação do Plano de Melhorias

CONSELHO DO CAIXA ESCOLAR SE REÚNE PARA DEFINIR APLICAÇÃO DA PRIMEIRA PARCELA DO PAGUE

              Na primeira semana de abril, o Conselho do Caixa Escolar de nossa instituição de reuniu para discutir sobre a aplicação das duas parcelas do Programa de Autogereciamento da Unidade Escolar - PAGUE que foram enviadas á Escola. De acordo com o diretor, a instituição recebeu a primeira parcela do programa que veio no valor de R$ 3.195,00 e uma parcela complementar para a realização de serviços e reparos na estrutura do prédio no valor de R$ 2.500,00.
              Com o PAGUE a escola pode realizar qualquer tipo de compra e serviços, a exceção de merenda escolar e bens duráveis como equipmento e eletrodomésticos.
Em assembleia, os conselheiros presentes deliberaram que a parcela complementar deveria ser utilizada para pagar a obra do piso de entrada que foi realizada ainda em fevereiro que ainda estava em débito com os fornecedores dos produtos e o pedreiro, além da obra do palco construído na sala 1 em decorrência do rebaixamento do piso ocorrido em janeiro último.
             Em relação à primeira parcela, o Caixa Escolar decidiu que os recursos deveriam ser aplicados na compra de material esportivo (bolas e redes), material de expediente e material de limpeza. Tudo foi documentado em ata e o diretor e a tesoureira se propuseram a ir até a cidade Natal realizar o processo de pesquisa de preços e realização das compras.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

PROFESSORA APARECIDA LEVA ALUNOS À CÂMARA MUNICIPAL

                Na última segunda-feira, dia 30 de abril, a Professora Aparecida Pontes conduziu seus alunos até a Câmara Municipal de Vereadores, onde estava acontecendo uma sessão daquele parlamento. A ação idealizada pela professora faz parte de uma das etapas do Projeto "Parlamento Municipal: Conhecer para Participar", cujo objetivo principal é  levar o aluno, futuro jovem eleitor, a conhecer o parlamento de nossa cidade in loco, oportunizando-o a conhecer a forma como os nossos legisladores atuam e que importância têm os seus cargos para os destinos de nossa cidade.
                 O Projeto desenvolvido pela professora Aparecida envolveu alunos dos 2º anos A e B do Ensino Médio e contou com seis etapas, onde os alunos puderem aprender mais sobre os processos legislativos, conhecer os vereadores, entrevistá-los, aprender mais sobre como eles atuam, conhecer um Projeto de Lei e simular a apreciação de uma lei pelos parlamentares.
              De acordo com a professora, a visita à Câmara Municipal foi feita com grande expectativa.  Lá os alunos assistiram à plenária e observaram passo a passo cada detalhe. A professora foi convidada a falar na plenária e apresentou o projeto a todos os presentes. Aproveitando o momento, ela reforçou, perante seus alunos, a importância da participação, não só deles, mas de todos os jovens nos processo eleitorais antese depois das eleições de modo que se para vivenciar de perto a prática da democracia parlamentar, ".Atividades como essa mostram o quanto o projeto foi exitoso. Este é ,sem dúvidas o caminho certo para formar o nosso futuro eleitor que fará sua escolha a partir das ações e trabalhos desenvolvidos por cada candidato",  contou ela orgulhosa.    
                    A professoras elaborou um relatório sobre o projeto desenvolvido e  inscreveu sua experiência no Programa "Missão Pedagógica no Parlamento". Toda a escola está torcendo para que seu relato seja selecionado e nossa querida docente possa ir a Brasília expor o seu trabalho.



CONSELHEIROS DO CONSELHO ESCOLAR PARTICIPAM DE FORMAÇÃO EM SANTA CRUZ

           No último dia 27 de abril, conselheiros do Conselho Escolar de nossa Escola participaram de um importante curso de formação na cidade de Santa Cruz. De nossa instituição, ao todo se fizeram presentes na formação cinco representantes, sendo um de cada segmento. Representando os alunos foi Álisson Costa; representando os funcionários, foi a vice-diretora Vitória; representando os pais de alunos, foi Vanilsa Silva; representando os professores, foi Gilberto Martiniano e, representando o próprio Conselho foi a presidenta Iraneide Medeiros.
            O encontro ocorreu durante todo o dia e, além de tópicos sobre legislação de conselhos escolares, os participantes puderam vivenciar na prática a resolução de situações problemas. Além disso, eles puderam aprender mais sobre como podem melhorar a sua atuação frente ao nosso Conselho.
            Os nossos representantes contaram que a formação foi muito importante se diz\em muito orgulhosos por terem podido participar de um curso tão bom.