quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

NOVAMENTE BATEMOS RECORDE EM APROVAÇÃO

                   Há algumas semanas o blogueiro Bruno Fernandes nos combrava a lista dos alunos aprovados nos Intitutos Federais e nas Universidades públicas de nossa região advindos da nossa Escola Terezinha Carolino.  A lista finalmente já pode ser disponibilizada e não a divulgamos antes porque muitos dos alunos aprovadas ainda não haviam procurado a escola para pegar a documentação necessária ou as informações sobre possíveis aprovados eram desencontradas.
                   A direção da Escola acredita que esta lista seja ainda maior, pois muitos alunos passam nos certames e não comunicam a escola para posterior divulgação. Interessante é perceber que a instituição,  mesmo tendo passado por um bom período de greve, conseguiu reverter a situação a tempo de os professores ministrarem os conteúdos de suas disciplinas e garantir mais uma vez um grande número de alunos aprovados, sobretudo para o IFRN (Santa Cruz) e para a UFCG (Cuité).
                  De todos os alunos aprovados, a grande vitoriosa da vez foi a aluna Elizabet Ellen Silva Araújo que foi a 1ª colocada para o Curso de Refrigeração e Climatização do IFRN - Campus Santa Cruz -  ao lado de  Bruno Medeiros que ficou com a  7ª colocação geral de todos os aprovados para esse campus.
                  A Escola aproveita o espaço para parabenizar a todos os alunos e alunas aprovados(as), pois o sucesso de vocês representa a consolidação de um projeto de educação que vem dando bons resultados.
                  Confira a lista dos alunos aprovados:

ALUNOS APROVADOS PARA O INSTITUTOS FEDERAIS

Elizabet Ellen Silva Araújo - Refrigeração – IFRN
Daiane Mandú Araújo da Silva – Refrigeração – IFRN
Guilherme de Oliveira Santos – Refrigeração – IFRN
Bruna Jayane Silva Medeiros – Edificações – IFPB
Pedro Victor Costa de Medeiros – Refrigeração – IFRN
Gustavo Oliveira Costa – Informática – IFRN
Ana Mychelle Bezerra de Souza – Informática – IFRN
Ana Luyza Silva Barros – Refrigeração – IFRN
Alexsandra Tomé dos Santos – Refrigeração – IFRN
Bruno Fernandes Medeiros – Informática – IFRN

ALUNOS APROVADOS PARA A UNIVERSIDADE


Aline Penha dos Santos - Química – UFCG
Túlio Estevam de Lima Gonçalves – Economia – UFCG
Túlio Estevam de Lima Gonçalves – Agronomia - UFPB
Késlia Mayara de Lima Santos – Química – UFCG
Gesaildo Martins de Oliveira Júnior – Matemática – UFCG, Marketin - UNP e Filosofia - UFRN
Nágila Kelly Macedo - Biologia – UFCG
Natália da Silva Nascimento – Química – UFCG
Verônica dos Santos Monteiro – Letras – UFCG e Administração - UNP
Felipe Tiago Vieira da Silva – Química – UFCG
Jefferson Maxwell de Farias Silva – Matemática – UFCG
José Jardson da Silva – Matemática – UFCG
Janaína Araújo da Silva – Biologia – UFCG
Maria Elizaneide da Silva - Química - UFCG
Angela Maria da Silva - Biologia - UFCG
Michele Santos de Souza - Química - UFCG
Gustavo Henrique de Oliveira - Ciência e Tecnologia - UFERSA e Farmácia UFCG
Andson da Costa Soares - Biologia - UFCG
José Leonardo da Silva - Biologia - UFCG
Gizelle Rejane da Silva - Matemática - UFCG
Josefa Gildenize da Silva - Biologia - UFCG
Amanda Fernandes de Araújo - Farmácia - UFCG e Ciência e Tecnologia - UFERSA


E OS PROFESSORES
Williamerson Félix de Araújo – Matemática – UFCG, Espanhol - UEPB e Agronomia - UFERSA
Erisandra Maria Pereira Soares – Biologia – UFCG

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

BLOG DE JAÇANÃ DÁ DESTAQUE AO ACAMPAMENTO DE PAIS

        A repercusão sobre o acampamento que os pais de alunos e alunos fizeram fora e dentro da nossa Escola no último domingo para conseguir uma vaga foi tanta, que o blogueiro Bruno Fernandes - dono do blog Jaçanã e Região em Foco - esteve na instituição para conferir a movimentação. No seu blog, Bruno postou a seguinte matéria:

PAIS DE ALUNOS E ALUNOS DORMEM DENTRO DA ESCOLA TEREZINHA PARA GARANTIR MATRÍCULA NA INSTITUIÇÃO

Retirado do blog "Jaçanã e Região em Foco", no dia 10/01/2012

       Neste domingo dezenas de crianças, adolescentes e pais acamparam dentro da Escola Terezinha Carolino para garantir uma das vagas que eram oferecidas. O acampamento dentro da escola só foi possível porque o diretor da instituição, Oton Mário, se sensibilizou com o grande número de pessoas que estavam em frente a instituição passando frio e perigo para conseguir estudar na escola e veio abrir as portas da escola.
       O diretor entregou as chaves dos portões da escola a dois voluntários, ambos que estavam em busca de vagas para seus filhos: Marcileia e Risomar que ficaram responsáveis por fechar e abrir os portões para apenas aqueles que iam dormir lá para conseguir fazer a matricula no dia seguinte.
      Para por ordem, a ex-professora Eunice Costa, que também tentava guardar uma vaga para o seu neto, resolveu fazer uma lista por ordem de chegada, assim dispensado aqueles que chegavam depois do número total de vagas previstas. Os potões foram fechados as 23h30, após Eunice fazer a chamada para conferir se ninguém saiu.
       O Blog Jaçanã e Região em Foco conferiu de perto e registrou algumas fotos que estão abaixo. No outro dia amanheceu chovendo. Imagine se as pessoas tivessem acampados do lado de fora? As matriculas duraram o dia todo sobrando poucas vagas para o dia seguinte.
       Segundo a direção, a grande maioria desses pais eram de alunos novatos principalmente do 6º ano do Fundamental 2 e do 1º ano do Ensino Médio que estão passando por essas dificuldades para que seus filhos(a) estudem em umaescola comprometida com o aprendizado do aluno e que é modelo para a região com altas aprovações em diversos cursos nos institutos Federais como IFPB e IFRN, e nas universidades como UFRN, UFCG, UERN, UEPB e entre outras instituições conceituadas. A direção garantiu que futuramente irá divulgar o resultado dos alunos que passaram nas universidades e institutos Federais neste último ano letivo.


Blogueiro Bruno ao lado de algumas mães

Eunice fazendo a chamada para ver se todos(a) estão para poder fecha o portão

Bate papo entre amigos para passar o tempo

Improviso para dormir

                                                    Hora do lanche em plena madrugada

domingo, 8 de janeiro de 2012

PAIS ACAMPAM EM FRENTE Á ESCOLA PARA CONSEGUIR VAGA

           Parece até história de escola de cidade grande, mas desde às 11h da manhã desde domingo, 08/01, dezenas de pais e mães estão acampados em frente a Escola Terezinha Carolino na tentativa de guardar uma vaga para que seu filho possa estudar nessa instituição.
          As matrículas só terão início às 7h da manhã desta segunda, 09/01, mas os pais dizem que não vão arredar o pé da porta da Escola e prometem varar à noite para garantir a vaga. "Já vim com tudo. Aqui tenho água, café e uma colchonete. Se for preciso durmo aqui na calçada, mas consigo uma vaga para meu filho estudar aqui", declarou a senhora Vilma.
          Para por ordem na fila, a ex-professora Eunice Costa, que também tenta guardar uma vaga para o seu neto, resolveu fazer uma lista por ordem de chegada, assim dipensado aqueles que chegarem depois do número total de vagas previstas.
          De acordo com o diretor, Oton Mário, este ano as vagas estão ainda mais reduzidas, pois a aprovação foi muito grande e a maioria dos alunos veteranos continuam na escola. "A procura por nossa Escola é muito grande e nós não temos estrutura física para atender a toda a demanda de pessoas que nos procuram, principalmente no ensino fundamental. O problema é que os pais não querem por seus filhos noutra escola", explicou o diretor. De fato há uma rejeição muito grande por parte dos pais em relação a colocar os seus filhos nas escolas municipais. "Se eu não conseguir uma vaga aqui, minha filha vai ficar sem estudar, pois na EMACC eu não coloco de jeito nenhum", desabafou a senhora Rita Gomes.
         De acordo com a senhora Eunice Costa, que está organizando a fila de chegada, ao meio dia todas as possíveis vagas já tinham sido esgotadas. A situação é muito difícil, mas, de acordo com a equipe gestora nada poderá ser feito para sanar o problema. "Disponibilizamos o máximo de  vagas que podíamos, considerando 40 alunos em cada sala. As vagas que temos ficam para quem chegar primeiro. Lamentamos, mas não há outra saída", afirmou o diretor que foi chamado na escola para dar explicações aos pais e para conter um princípio de tumulto que acontecia no local.

DAS VAGAS DISPONÍVEIS

            O problema para conseguir vagas é no que se refere ao Ensino Fundamental (pela manhã) e para o Ensino Médio (à tarde). De acordo com a direção, as vagas disponibilizadas são as seguintes:
Para o turno da manhã:
6º ano: 33 vagas
7º ano: 13 vagas
8º ano: 10 vagas
9º ano: 10 vagas
Para o turno da tarde:
1º ano: 60 vagas
2º ano: não há vagas
3º ano: 20 vagas
Para o turno da noite não há problemas, há vagas suficientes, inclusive para o segmento de EJA - Ensino Médio.

Pessoas se aglomeram em frente à Escola
Um lista é organizada por ordem de chegada
Pais e alunos aguardam em frente à Escola

Motos, cadeiras, tudo vale. Pais pretendem varar a noite