domingo, 28 de agosto de 2011

ESCOLA É ATACADA POR VÂNDALOS

         Na madrugada do último sábado, 27, um grupo de vândalos atacaou a nossa Escola com requintes de maldade e depredação ao patrimônio público.
         Não sabemos o número de exato de deliquentes que aterrorizaram a Rua Prefeito José Pereira naquela noite e escolheram a nossa Terezinha Carolino como alvo de seus atos de vandalismo. Os agressores arrancaram e quebraram o orelhão que fica em frente a Escola e atiraram pedras de paralelepípedos na placa frontal que nomeia a instituição, deixando-a perfurada e quebrando as suas lâmpadas.
         De acordo com vizinhos, gritos de baderna foram ouvidos naquela madrugada, bem como ouviu-se o barulho das pedras quebrando as lâmpadas, mas ninguém identificou quem eram os meliantes.
         O diretor Oton Mário acredita que o ataque não teve nenhuma motivação aparente e nem foi feito por aluno ou ex-aluno da Escola. "Penso que essa foi mais uma das bárbaries que os viciados em drogas de nossa Cidade deixam como consequência de seus vícios. A deliquência deles não tem limites. Enquanto não for desenvolvido um programa sério de combate às drogas em nosso Município, ações como essa continuarão a se repetir", desabafou o diretor.
          Todos na Escola lamentam a depredeção e esperam ações efetivas do poder público para coibir atos infracionais como este. Para o colégio ficou só a contabilização dos prejuízos e a incubência de reparar os danos sofridos.



       

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ALUNOS PARTICIPAM DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

          A aplicação das provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ocorreu também em nossa Escola nesta quarta-feira, 17 de agosto. Ao todo, dos 631 alunos matriculados compareceram ao certame cerca de 550 alunos. Parte foi avaliada pela manhã e o restante no período da tarde e da noite.
        A OBMEP já está na 7ª edição. Participam do evento professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais.
        A Olimpíada tem o intuito de estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
Está dividida em duas fases: a primeira é uma prova objetiva com 20 questões, aplicada em cada escola inscrita, com a correção feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabarito elaborados pela OBMEP.
       A segunda fase é uma prova discursiva contendo de seis a oito questões, aplicada em centros de aplicação indicados pela OBMEP. Participam dessa fase apenas 5% dos alunos, em cada nível, com melhor pontuação na 1ª fase. “A Olimpíada busca propiciar aos alunos o estudo da Matemática, a interação com outras instituições de ensino, professores, alunos e também com a sociedade científica, por isso é importante a participação da comunidade escolar” disse o coordenador da OBMEP em nossa escola, Professor Emanuel Dantas.
        A premiação será efetuada com medalhas, troféus, bolsas de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Certificados de Menção Honrosa e computadores portáteis com programas para o ensino da matemática (professores e escolas).
        A OBMEP é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).







sábado, 13 de agosto de 2011

TURMA CONCLUINTE DA EJA FAZ SUA COLAÇÃO DE GRAU

        A equipe gestora de nossa escola acaba de realizar um grande sonho: ver a primeira turma de EJA – Ensino Médio – formada. De acordo como diretor Oton Mário, ver essas turmas de alunos colando grau é um emoção ímpar, pois esse é resultado de uma sementinha plantada há um ano e meio atrás, logo no início de sua gestão.
        Neste último 12, a turma do 3º EJA “A” realizou a sua solenidade de colocação de grau no Restaurante Refúgio e Requinte, contando com a presença de 19 formandos, suas famílias e convidados. Participaram também do evento, a madrinha da turma, Geovânia Gomes, a equipe gestora, a coordenadora da EJA, Solange Galdino, e todos os professores daquele segmento.
         A turma decidiu homenagear em especial dois professores: o Professor Massilon Grigório de Souza recebeu a honraria de nominar a turma e a Professora Jacilda Martins foi destaca como professora homenageada pelos formandos.
         O cerimonial foi aberto pelo aluno Edjanilson Pereira e seguiu com o pronunciamento dos convidados de honra, abrindo-se pelo gestor Oton Mário e finalizando com a aluna Maria Florentino. Ao levar sua fala aos formandos, o Professor homenageado, Massilon Grigório, estava visivelmente emocionado e, num discurso, recheado de belas metáforas, arrepiou a todos e foi aplaudido de pé..
        Em agradecimento, a professora homenageada, Jacilda Martins, presenteou a turma com uma mensagem em slides e bem-formandos para cada um e destacou também a emoção que sentia por aquele momento.
        A turma, por sua vez, homenageou a todos os professores com uma linda mensagem projetada e o diretor, em nome de toda a equipe e docentes, trouxe a turma uma mensagem que foi lida pela vice-diretora Vitória Macedo. “Foi um dia história para a nossa escola. Criar a EJA foi nossa principal bandeira de gestão. Enfrentamos críticas, mas esse momento é o resultado de nossa ousadia e de nossa persistência”, desabafou o gestor Oton Mário.
       Ao final, após a entrega individual dos certificados, o gestor parabenizou a todos formando pela força de vontade e pela garra que tiveram durante todo o curso.
        Como celebração da noite, um jantar foi servido a todos os presentes.













.

ESCOLA REALIZA ALMOÇO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS

            Mais uma vez o Dia dos Pais foi comemorado em grande estilo, como sempre, com uma grande feijoada reunindo pais de alunos de todos os turnos.
           Como decidimos trabalhar o feriado do dia 11 normalmente e jogar o feriado do Dia do Estudante para a sexta-feira, aproveitamos esse dia para realizar a Festa em comemoração ao Dia dos Pais.
           Para a nossa alegria e satisfação, os pais compareceram em massa lotando todo o espaço do auditório e interagindo com as apresentações preparadas pelos professores e alunos.
Entre as apresentações, os pais puderam ver seus filhos declamando poemas, lendo mensagens e cantando. O ponto alto da festa foi a estreia do Coral Mirim “Canários do Terezinha”, formando por alunos do 6º ano “A” e acompanhado pelo alunos e músicos do 3º B (noite) Alex e Alisson, e a leitura e distribuição do cordel do Professor e Poeta Flávio Dantas, que todos os anos é presença marcante e cativa no evento.
            Logo após as apresentações foi servido um almoço a todos os pais presentes, seguido do sorteio de brindes doados pelos próprios professores. Aproveitando a oportunidade, o Professor Luciano Gororoba realizou o sorteio de um celular dos alunos do 9º ano (manhã) que deveria ter sido sorteado na Festa Junina.
            De acordo com a professora Vitória, este foi mais um dia de glória em sua gestão, pois é sempre bom fazer algo em prol desse segmento da comunidade escolar. “Trazer os pais para escola é sempre maravilhoso. Trazê-los para prestar-lhes uma justa homenagem é melhor ainda”, acrescentou emocionada.
            Para os pais presentes foi um final de manhã muito feliz emocionante. É muito bom saber que a escola lembra da gente e ver minha filha cantando ali naquele coral em confesso que me engasguei”, disse o senhor Francisco Costa, pai de aluna do 6º ano “A”.













GRÊMIO ESTUDANTIL TEM NOVA DIRETORIA

               No último dia 11, Dia do Estudante, mas uma vez a nossa escola trouxe lições de cidadania e democracia para os nossos estudantes. Nesse dia aconteceu em todos os turnos a Eleição para Renovação do Grêmio Estudantil.
              Apesar de uma ampla divulgação do processo eleitoral, apenas uma chapa registrou candidatura junto à comissão eleitoral, que organizou monitorou todo a eleição.
                A chapa única de nome “Força Jovem”, encabeçada pelo aluno do 1º B, Maxsuevy Castro, não teve dificuldades para vencer, pois para isso bastava os votos dos próprios candidatos.
                A eleição aconteceu durante todo o dia, oportunizando aos alunos de todos os turnos exercerem a sua cidadania dizendo sim ou não à chapa candidata. Ao final, dos 631 alunos aptos a votar, compareceram à sessão eleitoral 423 eleitores. Desse total, 275 disseram “sim” à chapa candidata; 139 votaram nulo e 09 votaram em branco




               

ESCOLA RECEBE CERTAME DA PREFEITURA MUNICIPAL E FICA NO PREJUÍZO

                  No último dia 07 de agosto a nossa Escola recebeu a presença de 249 advogados de todas as regiões do Brasil que vieram fazer a prova do Concurso Público de nossa Cidade para o cargo de procurador municipal, comcorrendo todos a apenas uma vaga.
                  A comissão organizadora requisitou a escola uma semana antes e, no sábado, estivemos juntamente a  nossa equipe de ASGs e alunos voluntários  fazendo uma limpeza geral na instituição e arrumando-a para deixá-la pronta para receber os concursandos dignamente.
                  No domingo, pela manhã, entregamos a chave à equipe organizadora e fomos impedidos de entar na escola, dada ao esquema de segurança adotado para o certame. No final do dia voltamos à escola para pegar as chaves e qual não foi nossa surpresa ao encontrarmos os nossos quadros brancos inscritos com lápis piloto indicando o horário e término das provas. Uma lástima, pois a tinta do lápis piloto não larga de jeito nenhum e os nossos quadros foram completamente danificados.
                 Sobre protesto da comunidade escolar, procolamos junto à Prefeitura Municipal um documento exigindo total ressarcimento e reversão ao prejuízos causados a nossa instituição.



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ESCOLA DESENVOLVE PROJETO DE COMBATE A DENGUE

        Desde o início do 1º bimestre, a Escola Estadual Professora Terezinha Carolino vinha desenvolvendo um Projeto Escolar em na intenção de promover ações e conscientização no combate a dengue em nossa cidade. Entitulado por “Brincando, interagindo e combatendo a dengue” e idealizado e promovido pela professora de Biologia, Jacilda Martins o objetivo central do Projeto era conscientizar os alunos sobre o perigo de uma epidemia de dengue e os cuidados que se deve ter para que o mosquitos não se proleferem.
        O Projeto foi desenvolvido em todas as turmas o Ensino Médio e ganhou também a adesão das Professoras Sheila Sonilma, de Ciências, Erisandra, de Artes e Eliane, Layze e Jaçanan, de Português, que produziram com os seus alunos folders e cartazes temáticos alusivos ao tema central do Projeto, além de peças de teatro, maquetes e paródias
         Para a culminância final do Projeto, os professores envolvidos idealizaram um dia temático onde foram expostos todos os trabalhos desenvolvidos, encenação de uma peça de teatro, palestras com profissionais de saúde, concurso do mosquito em maquete e escolha da Garota Caçadora de Aedes Aegypt.
         A culminância do projeto aconteceu no último dia 27 de julho e contou com a presença dos alunos de todas turmas envolvidas, além de profissionais da escola. A vencedora do concurso Garota Caçadora de Aedes Aegypt foi a aluna Márcia, do 3º ano “A” da tarde. Em segundo lugar ficou Marizângela, do 2º “B” e em terceiro, Géssica, do 3º ano “B” da noite.
        O grupo campeão na escolha do mosquito feito em maquete foi o pessoal do 2º “A” da tarde. “Me sinto realizada, acho que cumprimos o nosso papel enquanto formadores de opinião e transmissores de saberes”, destacou a professora idealizadora do projeto, Jacilda Martins.