domingo, 27 de março de 2011

ESCOLA REALIZA PROJETO CONTRA O BULLYING

            Desde o ano início do ano letivo a nossa Escola vem desenvolvendo um sério projeto para combater as práticas de bullying dentro e fora da Escola. De acordo com o diretor da Escola, o projeto foi propositalmente pensado para esse primeiro mês de aulas, pois o intuito seria combater mesmo o bullying na instituição desde as primeiras semanas e deixar os alunos a par de que a comunidade escolar está de olho e pronta para punir agressões verbais e físicas gratuitas, sobretudo práticas contra os alunos novatos.
           O projeto foi desenvolvido durante todo o mês de março pelos professores de Língua Portuguesa: Aparecida, Luciano, Jaçanan, Eliane e Layze, acompanhado das equipes gestora e pedagógica da Escola e com a ajuda dos professores de Artes. Quem também deu um contribuição super valiosa foi o Poeta e Professor Flávio Dantas, de Geografia e Artes, que assessorou os alunos do 6º ano "A" na elaboração de um cordel sobre o assunto.Como suporte pedagógico, os professores utilizaram um cartilha produzida pelo MEC e enviada à Escola que trata do assunto.
Dentre as diversas atividades desenvolvidas em sala pelos alunos, podemos destacar a elaboraçãoide cartazes temáticos, paródias, confecção de cordel, peças de teatro, documentários em vídeo e palestras.
              A culminância do projeto que recebeu o título de "Bullying, aqui, nunca mais" aconteceu em dois momentos: o primeiro nesta sexta-feira, dia 18/03 com os alunos do Fundamental no turno da manhã; e o segundo, nesta sexta-feira, 25/03 com os alunos do Ensino Médio dos turnos vespertino e noturno. Nos dois momentos a culminância do projeto atingiu os seus objetivos e mobilizou alunos e professores na exposição dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula. "Estou muito satisfeito com o resultado do Projeto. Acredito que o recado foi dado e que nossos alunos entenderam que o bullying é uma prática nefasta que deve ser abolido em nossas escolas", disse confiante o diretor. Ao final da culminância, todos os alunos receberam uma cartilha com uma história em quadrinhos tratando do assunto.